Faculdade CESUSC e Projeto Route promovem palestra sobre sustentabilidade

  • Data de publicação
    25 de abril de 2017
  • Discussão
    Nenhum comentário

Faculdade CESUSC e Projeto Route promovem palestra sobre sustentabilidade e poluição das praias

A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade CESUSC e o Projeto Route promovem um encontro no próximo dia 3 de maio, às 19 horas, no auditório da Faculdade, para debater a questão dos resíduos, um dos grandes desafios da sociedade moderna no século XXI. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema Acadêmico ou pelo link: cesu.sc/ProjetoRoute

Na ocasião, será realizada uma palestra com os cofundadores do Projeto Route, Simão Filippe e Márcio Gerba. A temática do encontro baseia-se na Constituição Federal de 1988, que determina que é dever do Poder Público e da coletividade – a chamada responsabilidade compartilhada – proteger o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. “A partir desse comando constitucional, verifica-se que a ideia de meio ambiente como legado é a que deve ser perpetuada entre nós. Todos nós temos não somente direito a usufruir de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, mas também a obrigação de cuidar desse bem difuso para aqueles que estão por vir. Nesse contexto, o meio ambiente deixou de ser visto como coisa de ninguém, passando a categoria de bem comum do povo, nos termos do artigo 225 da Constituição Federal. Nosso objetivo maior é proporcionar um alerta para a questão dos resíduos e nosso papel, como cidadãos, na defesa do meio ambiente”, explica a Professora do curso de Direito Maria Leonor Cavalcanti Codonho. A Professora ainda complementa que “ao conferirmos a destinação adequada dos resíduos sólidos proporcionarmos a prevenção de danos ambientais, atuando na lógica preventiva e precaucional, a mais desejada em termos de proteção do meio ambiente”.

O evento é organizado pelos Professores: Fernando Lengler, Maria Leonor Cavalcanti Codonho e Isabela Medeiros (Comissão Científica), além de Adriana Cabral (Secretaria ESAJ) e dos Acadêmicos Alfeu Abreu, Aline Mattana, Andrea Cardoso, Lucas da Costa, Luisa da Silva e Rafael Cardoso (Comissão Executiva).

A atividade é gratuita e aberto ao público. Inscrições pelo link: cesu.sc/ProjetoRoute

Projeto Route
Fundado em 2011, em Florianópolis, o projeto promove conscientização acerca dos resíduos, mas também atua na prática com mutirões de limpeza em diversas praias de Santa Catarina. Ao todo, a entidade desenvolve 11 projetos em diferentes áreas.