Acadêmica da CESUSC é destaque no Concurso de Negócios Inovadores do SEBRAE/SC

  • Data de publicação
    14 de setembro de 2017
  • Discussão
    Nenhum comentário

Acadêmica da CESUSC é destaque no Concurso de Negócios Inovadores do SEBRAE/SC

A acadêmica, Carolina Costa, da 2ª fase do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade CESUSC foi classificada no Concurso de Negócios Inovadores 2017, do SEBRAE/SC. A estudante ficou entre as 25 finalistas do concurso que teve mais de 1 mil participantes em todo o Estado. O projeto teve orientação do Professor Ibsem Dias.

Chamado “Rede Consciente”, o projeto foi desenvolvido há pouco mais de um ano. “A Rede Consciente é uma plataforma criada para desintermediar e conectar produtores familiares e agroecológicos (orgânicos) e pequenas empresas e pessoas que querem comprar seus produtos, possibilitando um comércio justo, trazendo eficiência e crescimento para o mercado consciente. Assim, produtores planejam melhor sua produção, pois tem mais contato com o cliente final, reduzindo perdas e aumentando a margem e as empresas e pessoas tem acesso a preços melhores de produtos que geram impacto positivo para pessoas, animais e meio ambiente”, explica.

Segundo a aluna, o sistema de produção global atual é insustentável e as relações de troca entre os mercados muitas vezes prejudica os pequenos negócios, apesar de 96% do mercado brasileiro ser constituído de pequenas e médias empresas e serem responsáveis por 52% dos empregos.

Ao se inscrever no concurso, Carolina buscava validar o processo de desenvolvimento da empresa e buscar investidores nos EUA (premiação). Mesmo não vencendo, Carolina acredita que sua startup está no caminho certo e que vai longe. “O mercado nos EUA tem uma abertura maior para investimento em estágios iniciais de startups, principalmente se a ideia for inovadora. Além disso, o mercado que atuamos, de agroecologia e empresas de impacto, está mais desenvolvido por lá. Enquanto nosso mercado de alimentação orgânica no país é por volta de R$ 4 bilhões, lá chega a $ 50 bilhões. Ser reconhecido como um dos melhores negócios inovadores de Santa Catarina, um estado muito rico em startups e tecnologia, mostra que estamos no caminho certo e nos incentiva a seguir nosso plano”, completa.

Em breve, no link feiravirtual.redeconsciente.eco.br empresas e pessoas poderão começar a fazer suas compras com produtores incríveis da região, conhecer sua história e entrar em contato direto.

Carolina Costa
Formada em Economia pela PUC-SP. decidiu cursar ADS na Faculdade CESUSC para desenvolver o braço de tecnologia da empresa. Tem mais de cinco anos de experiência no mercado de tecnologia e gestão B2B, em empresas como a SAP e Oracle, além de projetos e empresas ligadas ao Terceiro Setor. Mudou-se para Florianópolis em novembro do ano passado por conta do ecossistema de tecnologia e empreendedorismo.