TRT promove Formação Continuada na Faculdade CESUSC

29 de setembro de 2017

TRT promove Formação Continuada na Faculdade CESUSC

Pela segunda vez consecutiva, o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-12), por meio da Escola Judicial (EJUD), realizou o 3º Módulo de Formação Continuada na Faculdade CESUSC. A capacitação, que encerrou hoje (dia 29), teve como tema “Aspectos da Litigiosidade no Judiciário Trabalhista a partir do Direito Comparado” e reuniu referências nacionais e internacionais da Justiça do Trabalho.

O tema, em caráter transversal a todas as atividades desenvolvidas pela EJUD12 em 2017, tem o intuito de promover a discussão e de conhecer causas, consequências, outras experiências e boas práticas, bem como construir alternativas coletivas ou pessoais, que permitam minorar esse grave problema no cotidiano da Justiça Trabalhista.

Entre os conferencistas estavam o Ministro do TST e Conselheiro do CNJ, Aloysio Corrêa da Veiga, o Juiz da Câmara Social do Tribunal Superior de Justiça de Castilla-La Mancha, Jesús Ramón Rentero Jover, o Juiz Distrital Federal de Maryland, George Jarrod Hazel, o Desembargador do TJ/SC, Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço, a Juíza do Tribunal de Apelação de Quebec, Julie Dutil, a Cientista Política e Diretora de Pesquisa do CNJ, Maria Tereza Tereza Aina Sadek, o Ministro do TST, Cláudio Mascarenhas Brandão, a Juíza do Trabalho do Tribunal de Apelação de Roma, Tiziana Orrù e o Jornalista Heródoto Barbeiro.

Para a Desembargadora Vice-Presidente e Diretora da Escola Judicial do TRT/SC, Mari Eleda Migliorini, a Formação Continuada é importante para atualização e troca de experiências dos juízes, magistrados e desembargadores. “Em todos os países, a demanda brasileira nos processos trabalhistas é a maior. Sabemos que cada Ministro tem cerca de 12 mil processos por ano. Santa Catarina, inclusive, teve um aumento de 98% nos processos em relação ao ano passado. É uma demanda gigantesca e buscamos alternativas para contribuir com a redução de processos”, explica.

Uma das soluções encontradas pela Justiça do Trabalho é a conciliação/mediação de conflitos. “A Justiça do Trabalho foi pioneira na implantação das mediações. Temos investido fortemente na questão de cursos e abordagens de Mediação e Constelação Sistêmica/Direito Sistêmico. Além disso, estamos implantando Centros de Conciliação em todo o País. A cidade de Florianópolis já tem um Centro e agora vamos expandir para o interior do Estado. Acreditamos que as conversas de mediação podem resolver grande parte dessa demanda”, completa.