Alunos de psicologia da Faculdade Cesusc são destaque em Congresso

18 de outubro de 2018

Alunos de psicologia da Faculdade Cesusc são destaque em Congresso

Os alunos de psicologia da Faculdade Cesusc estiveram presentes no Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão, realizado de 30 de agosto a 2 de setembro em Florianópolis. Durante a roda de conversa com o tema “Construir-se psicólogo e os novos possíveis para o processo de formação”, os alunos Carlos Alexandre Rodrigues e Ana Carolina Maurício puderam apresentar o trabalho acadêmico “Da reforma psiquiátrica às possibilidades de construção de uma autonomia  funcional em saúde mental”, que contou com uma oficina com a Associação dos Usuários do CAPS II de Florianópolis.

De acordo com os estudantes da Cesusc, o trabalho representou uma experiência vivencial muito marcante e que, por isso, merecia o registro científico para que outros profissionais observassem e, principalmente, dialogassem com as possibilidades reais que existem em psicologia e saúde mental. “A apresentação, dentro de um eixo temático, reuniu outras abordagens de intervenções que nos possibilitou refletir sobre o nosso próprio trabalho, seja na responsabilidade social de atuação profissional, seja pelos possíveis agenciamentos e novos dispositivos de prevenção, promoção e reabilitação em saúde mental. Recebemos um feedback bastante positivo da apresentação deste trabalho, de onde surgiram indagações oportunas, tanto da perspectivas teórica metodológica, quanto das ações propostas que servirão como inspirações para outras ações que conversem com as possibilidades de uma autonomia funcional em saúde mental”.

Carlos Alexandre ressalta, ainda, que a participação no congresso foi bastante proveitosa, diante das possibilidades de contatos com outros estudantes em formação no Estado, bem como profissionais de diferentes áreas da psicologia. “Foi um congresso extenso, devido a diversidade de temas que abarcam a psicologia enquanto ciência e profissão. Senti-me bastante motivado, sobretudo, da oportunidade de levar as contribuições de uma práxis que vivenciamos ao longo do percurso na Cesusc”, afirmou.