As tendências em alta para quem faz Design de Interiores

20 de março de 2018

A retomada da atividade econômica no Brasil, com a gradual reação do setor da construção civil e do mercado imobiliário, assim como do comércio, são fatores que devem estimular novas oportunidades de trabalho para o profissional de Design de Interiores. O papel desse profissional é o de trabalhar com desenho de móveis, decoração e paisagismo, gerenciamento, organização de projetos e projetos de sustentabilidade.

A verdade é que, com a economia brasileira voltando a crescer, abrem-se muitas frentes de atuação para o profissional que faz uma graduação em Design de Interiores. Se você se interessa por esta área, saiba que o curso da Faculdade Cesusc tem várias vantagens em relação a outras formações. Por exemplo, a duração do curso, que é de cinco semestres – ou seja, em dois anos e meio você já tem o seu diploma. Além disso, ao longo do curso você tem certificações parciais que permitem um ingresso mais rápido no mercado de trabalho. A instituição também apresenta uma infraestrutura diferenciada e que favorece o aprendizado.

Por que o mercado está favorável para quem se qualifica em Design de Interiores?

Um dos fatores que mais deve contribuir para o reaquecimento do mercado imobiliário e da construção civil é a taxa de juros básica da economia – a taxa Selic – mais baixa. Ela foi reduzida drasticamente em 2017 e, no início de 2018, estava em 6,75% ao ano.

Mas o que isso significa na prática e qual a relação da taxa Selic com o profissional formado no curso de Design de Interiores? Juros menores tendem a estimular financiamentos para a compra de imóveis e outros negócios imobiliários, aponta reportagem da Exame do final de 2017.

É importante salientar, contudo, que o reaquecimento do mercado imobiliário deve ser gradual. E que as maiores oportunidades para o profissional de Design de Interiores deverão aparecer no segmento residencial.

Segundo avaliação e projeção feitas pelo Banco Bradesco, essa área deve ter uma recuperação gradual de lançamentos e de vendas, acompanhando as melhores condições no mercado de trabalho (redução do desemprego e aumento dos salários), melhora no nível de confiança dos consumidores, baixa nos preços dos imóveis e redução nas taxas de juros.

Também é importante observar que a retomada do setor da construção civil e do mercado imobiliário tende a ser mais propícia na região Centro-Sul do país.

Boas oportunidades para quem tem o diploma de Design de Interiores também vão estar nos shopping centers. O Bradesco aponta que a retomada do comércio deverá estimular a receita das administradoras. Muitas empresas varejistas de médio e grande porte estão retomando planos de expansão e isso abre uma boa frente de trabalho para os designers em projetos comerciais, institucionais e de eventos.

Confira os diferenciais da qualificação em Design de Interiores da Faculdade Cesusc

A reação do mercado imobiliário e da construção civil é gradual, mas vai exigir profissionais extremamente qualificados e preparados na área de Design de Interiores. Nesse cenário, o caminho para o sucesso profissional passa pela Faculdade Cesusc.

A graduação em Design de Interiores da Cesusc é, atualmente, uma das melhores nessa área no país. Recebeu nota 5 (a nota máxima) no conceito de curso do Ministério da Educação.

Entre os diferenciais da graduação, os alunos têm acesso a pranchetas individuais,  laboratórios especiais e  um Núcleo de Práticas Profissionais e Pesquisa em Design de Interiores. Os professores são extremamente qualificados e atuantes no mercado de trabalho. Semestralmente, o curso promove a “Vitrine Design de Interiores Cesusc”, que ajuda a apresentar as iniciativas dos alunos ao mercado.

Neste cenário de reaquecimento da construção civil e do mercado imobiliário, algumas disciplinas do curso de Design de Interiores ganham força: é o caso das disciplinas de Projeto Residencial, Projeto Comercial e Projeto de Serviços.

Na disciplina de Projeto Residencial, o estudante desenvolverá o Projeto de Interiores com a temática do espaço residencial e metodologia do projeto aplicada, contemplando áreas externas e entorno. Verá como aplicar a teoria a espaços novos, reforma, remanejamento e revitalização de interiores. Nessa disciplina o aluno também vai elaborar o estudo de problemas conceituais e metodológicos de organização do espaço interno, o organograma e o fluxograma, a especificação de materiais, os detalhamentos, a utilização de escalas apropriadas e terá subsídios para atividades de fiscalização e execução das intervenções.

Outra matéria relevante no curso de Design de Interiores é a de Projeto Comercial. Com ela, o aluno entenderá o Projeto de Interiores com temática comercial, metodologia aplicada e com responsabilidade ambiental. Verá a organização de espaços comerciais e a aplicação das etapas metodológicas de elaboração de projetos. Ele também compreenderá o desenvolvimento de projeto a partir de um perfil preestabelecido, com ênfase na valorização do produto. Verá, ainda, a necessidade de espaços coletivos e privativos, os fluxos e circulações de pessoas e a acessibilidade relacionada ao espaço, mobiliário e equipamentos.

Já na disciplina de Projeto de Serviços, o acadêmico compreenderá o Projeto de Interiores com a temática na prestação de Serviços. Ele também compreenderá a metodologia do projeto aplicada, a relação entre espaço de serviços e o público-alvo.

Ficou interessado(a) em cursar Design de Interiores? Venha para a Faculdade Cesusc e aproveite para ingressar pelo Processo Seletivo Simplificado.