Bolsas e Financiamentos

O Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), mantenedor da Faculdade Cesusc, procura facilitar o acesso de muitos a um Ensino Superior de qualidade, divulgando aos acadêmicos uma série de opções de bolsas de estudos. Conheça todas as opções disponíveis atualmente. Consulte também os convênios mantidos com Empresas e Instituições da região, oferecendo aos filiados descontos nas mensalidades dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, e em alguns casos, inclusive para os dependentes.

Se tiver dúvidas sobre Bolsas e Financiamentos você pode ainda procurar ajuda no Setor Financeiro da Faculdade, responsável pela Coordenação dos programas de bolsas de estudo e financiamentos. O atendimento presencial no setor ocorre das 9h às 15h, e também pelo e-mail conveniosebolsas@cesusc.edu.br, ou ainda pelo telefone (48) 3239-2618.

O Programa Uniedu – Artigo 170 da Constituição Estadual é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, que agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior, tendo como objetivo favorecer a inclusão de jovens no ensino superior com dificuldades de realizar os seus estudos, e que atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação dos programas, com bolsas de estudo, pesquisa e extensão integrais e parciais, para estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação presenciais, nas instituições de ensino superior habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação e cadastradas na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

É regulamentado pela Lei Complementar nº 281/05, da Lei Complementar n. 296/05 e da Lei Complementar n. 420/08, que regulamentam o Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.

OBS: Nossa instituição está cadastrada no Uniedu/ atendendo os seguintes programas: ART.170 –   Bolsa de Estudo e Pesquisa para Graduação.

1. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

a) Esteja regularmente matriculado em Curso de Graduação da Instituição no semestre letivo do processo;
b) Ser residentes em SC e cadastrado no Uniedu;
c) Não tenha Diploma de Curso Superior de Graduação, exceto o de licenciatura curta;
d) Não receber Bolsa de Estudo de entidades públicas ou privadas, ou auxílio educacional da empresa onde trabalha ou qualquer natureza, salvo os financiamentos de mensalidades públicos ou privados.
e) Ter disponibilidade de, no mínimo 20 (vinte) horas semestrais, para participar dos Programas e Projetos Sociais da Faculdade Cesusc, com visão sócio educativa.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

O Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, órgão mantenedor da Faculdade oferece, em quase todos os semestres, Bolsas de Estudo contemplando entre 10% e 30% de desconto nas mensalidades.

O pedido é apreciado pela Mantenedora (órgão deliberativo da Faculdade), no prazo de 30 (trinta) dias, levando em conta a carência do candidato e o *percentual disponível para distribuição.

Esse percentual depende da quantidade de alunos bolsistas formados, trancados e ou transferidos.

Para se candidatar, o aluno precisa estar com a primeira mensalidade paga na integralidade.

Deverá ser protocolado requerimento SOMENTE na primeira semana de aulas, na Central de Relacionamento e Atendimento com seguinte documentações do grupo familiar:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de renda (três últimos contracheques)
  • Carteira profissional e declaração de renda informal registrada em cartório, no caso de Autônomo.
  • Comprovante de Residência
  • Declaração de IR

Comprovante de gastos tipo: aluguel, financiamento e demais documentação que achar necessária para comprovar necessidade de tal benefício.

Para solicitar a manutenção no semestre seguinte, o candidato deverá proceder da mesma forma; comprovando novamente carência através de documentação, porém será avaliada a média do estudante no semestre anterior cursado. A média deverá ser igual e ou acima de 8,0.

 

Todo semestre, a Faculdade Cesusc premia um aluno de cada fase de seus Cursos de Graduação com a Bolsa Desempenho. Tratam-se dos estudantes que alcançam as melhores notas no semestre. Eles recebem desconto de 50% nas mensalidades da fase seguinte.

PDF: PORTARIA DIR Nº 710/2017 * Edital referente notas de 2016-2 e aplicação de 2017-1

De acordo com a Portaria nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009, Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005 e o disposto no inciso II e no parágrafo único do artigo 17 do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005, a Faculdade Cesusc mantém uma Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social (Colaps) com o objetivo de exercer o acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação do Prouni; Interagir com a comunidade acadêmica e com as organizações da sociedade civil, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões para apresentação à Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social (Conap); Emitir, a cada processo seletivo, relatório de acompanhamento do PROUNI; E fornecer informações sobre o Prouni à Comissão Nacional.

PORTARIA Nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009

Portaria nº 632/2016 – rEPRESENTANTES Colaps 2016-2018

Para obter mais informações sobre o processo de participação do Programa Universidade para Todos (PROUNI) você pode baixar o manual de apresentação do Prouni.

PDF: MANUAL DE APRESENTAÇÃO PROUNI

 

PARA SE INSCREVER NO PROUNI

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2018 é preciso:

1

Ter participado do Enem de 2017 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame.

2

Ter obtido nota na redação que não seja zero.

3

Brasileiro não portador de diploma de curso superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
OBS.: A Faculdade CESUSC oferta somente bolsas de 100%.
PODEM PARTICIPAR DO PROUNI
1

Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola.

2

Estudantes com deficiência.

3

Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

A Faculdade Cesusc é conveniada a Fundacred e oportuniza aos seus acadêmicos, devidamente matriculados, o crédito universitário de 50% do valor da mensalidade. Utilizando o CredIES Cesusc você faz mais disciplinas por semestre e adianta a sua formatura. Com o crédito, você paga 50% da mensalidade durante o curso e os outros 50%, após a conclusão, respeitando a grade curricular. Para mais informações leia o regulamento da Crédito Universitário.

Veja a Portaria DIR nº 679/2016 CredIES Cesusc abaixo que regulamenta a oferta de crédito educativo aos alunos da Faculdade Cesusc.

PORTARIA DIR Nº 679/2016 CREDCESUSC

Nos links abaixo você encontra todas as informações que precisa para solicitar o crédito universitário CredIES CESUSC:

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Para obter mais informações sobre o processo de participação do Financiamento Estudantil (FIES) você pode baixar o Manual de Apresentação do FIES.

MANUAL DE APRESENTAÇÃO FIES

QUEM PODE SE CANDIDATAR AO FIES?

Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que:

1 tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos;

2 tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação superior a zero.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), no portal do Fies:

Os estudantes pré-selecionados na chamada única devem concluir a inscrição no SisFies, no portal do Fies:

Conforme Oficio-Circular nº 12/2017/CGPEG/DIPES/SESU/SESU-MEC que trata:
Assunto: FIES – Processo de ocupação das vagas remanescentes do segundo semestre de 2017,  a Faculdade Cesusc disponibiliza 04 (quatro) vagas de FIES para contratação ainda no semestre de 2017-2.
Informamos que o sistema de inscrição está disponível no endereço eletrônico: http://fiesselecao.mec.gov.br.
Mais informações estão na PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017, que dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies referente ao segundo semestre de 2017.

O resultado está disponível! Para visualizar a Lista de pré-selecionados na chamada única acesse:

ACESSE A LISTA DE PRÉ-SELECIONADOS

Foi publicada no Diário Oficial da União DOU nº 129, desta sexta-feira (07) a Portaria Normativa nº 12, de 06 de junho de 2017. Esta dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies referente ao segundo semestre de 2017 e dá outras providências.

Da inscrição dos candidatos:

Art. 8º Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2017 o candidato que, cumulativamente, atenda as seguintes condições:

I – tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;

II – possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Art. 9º As inscrições para participação do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2017 serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico www.fiesselecao.mec.gov.br

ACESSE O SITE DA FIES E FAÇA INSCRIÇÃO

Comunicamos que foi prorrogado para o dia 30 de novembro de 2017 o prazo para realização dos aditamentos de renovação semestral do Fies referentes ao 2º semestre de 2017, conforme PORTARIA Nº 821, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2017.

O primeiro prazo era até 31 de outubro e o FNDE prorrogou para garantir que todos os estudantes tivessem tempo suficiente para realizar o procedimento e garantir a continuidade do seu financiamento. Informamos que dificilmente haverá outra prorrogação.

Portaria nº 821, de 20 de novembro de 2017

_________________________________________________________

Foi expedida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a Circular Eletrônica nº 16/2017 liberando o sistema SISFIES para o aditamento semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) relativos ao segundo semestre de 2017.

PDF: CIRCULAR SOBRE ADITAMENTOS FIES

* A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies – CPSA dará início as solicitações de aditamento no decorrer desta semana dando continuidade na semana que vem.

IMPORTANTE

  • Aluno verificar os valores, principalmente quem fez ajuste e ou ainda está em processo de definição da grade a ser cursada neste semestre. Os estudantes têm até dia 31 de outubro para efetivar a renovação de seus contratos no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
  • No caso de transferência de curso ou instituição ou de pedido de dilatação do financiamento, o prazo termina no dia 30 de setembro.
  • Pedimos que o estudante valide seu aditamento assim que receber o comunicado do Sisfies. O objetivo é evitar problemas no fim do período.
  • Para os aditamentos simplificados, a renovação é formalizada com a validação do estudante no SISFIES e assinatura da DRM na recepção do financeiro.
  • Já no caso do aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, atualização de dados, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa) para finalizar a renovação. Deverá entregar na recepção do financeiro, o Termo Aditivo expedido pelo banco.

O Programa Amigo Indica foi criado para beneficiar, com desconto na mensalidade, o acadêmico que divulga e traz amigos para estudarem na Faculdade CESUSC.

Podem ter descontos alunos de Graduação e Pós-Graduação em conformidade com Portaria que regulamenta o Programa.

No momento o Programa Amigo Indica está em reformulação para melhor atender às necessidades da comunidade acadêmica.