Confira as possibilidades de atuação de quem faz o curso Produção Multimídia

21 de novembro de 2017

Quais são os seus planos para o futuro? Optar por um curso “mais tradicional” ou por um “mais atual”? As opções que o mercado de trabalho oferece são muitas e, por isso, é natural sentir-se um tanto indeciso. Para facilitar a escolha de uma carreira é fundamental conhecer as alternativas em que você tem mais interesse. Uma das mais recentes e mais promissoras é a de Produção Multimídia, curso oferecido pela Faculdade Cesusc, de Florianópolis.

O profissional que atua nessa área tem uma ampla gama de atividades para desenvolver no mercado. As principais funções envolvem a captação, a edição, a pós-produção, o tratamento e a animação de conteúdos digitais para uma diversas aplicações. É importante você saber que a atuação do profissional dessa área não se restringe às mídias sociais ou ao marketing digital – ele pode atuar em diversas iniciativas, tanto do setor público quanto do privado.

Conheça a diversidade de áreas de atuação de quem faz Produção Multimídia

Os principais campos de atuação do profissional multimídia são as empresas que utilizam fortemente produtos e serviços de mídias digitais e suas tecnologias, como, por exemplo, produtoras de vídeo e empresas de comunicação. Mas o número e os segmentos de empresas que utilizam esse tipo de tecnologia e de produto vêm aumentando a cada ano. Além disso, cada vez mais companhias adotam produtos para todos os meios.

Dessa forma, outro campo promissor para esse profissional são as empresas “pontocom”, do segmento de Tecnologia de Informação. Nessa área, o profissional que fizer Produção Multimídia poderá atuar tanto na criação de websites quanto na produção, alimentação e desenvolvimento de conteúdos dirigidos para públicos específicos.

Quem se interessa por essa área também poderá atuar na criação e gerenciamento de ambientes digitais de comunicação, contribuindo para a elaboração e desenvolvimento de mídias digitais, linguagens e suportes para esses ambientes.

Por tudo isso, o tecnólogo em Produção Multimídia encontra um campo vasto de trabalho em outros segmentos de atuação, podendo trabalhar no desenvolvimento de interfaces para educação a distância, produção de softwares e conteúdos para dispositivos móveis.

A atuação em equipes de desenvolvimento de jogos eletrônicos é outra possibilidade para o formando de Produção Multimídia. Nessa área, o profissional pode contribuir com a concepção e o design dessas iniciativas.

O que você vai estudar no curso de Produção Multimídia

O curso de Produção Multimídia da Faculdade Cesusc, de Florianópolis, tem dois anos e meio de duração e é oferecido no período noturno. Algumas das suas principais características são a matriz curricular extremamente flexível, a teoria aliada à prática e a forte sintonia do curso com o mercado.

A matriz curricular extremamente flexível também permite que o aluno possa adequar suas necessidades ao mercado de trabalho, cursando as disciplinas que forem mais propícias à sua trajetória profissional e sem a exigência de pré-requisitos (a exigência de cursar e ser aprovado em determinada matéria antes de poder fazer a seguinte).

Nessa graduação da Faculdade Cesusc, a teoria é combinada com a prática. Um dos principais projetos desenvolvidos ao longo dos cinco semestres de curso é o Multidisciplinar Integrador, no qual os estudantes podem compreender o processo completo de uma produção multimídia.

A integração entre teoria e prática é ainda facilitada pela experiência dos professores, que têm conhecimento acadêmico e vivência de mercado. Entre outros diferenciais, o curso tem parceria com o projeto Link Lab, da Acate (Associação Catarinense de Empresas Tecnologia), um programa que busca aproximar e conectar startups e grandes empresas.