Administração

ENADE CONCEITO 4
  • Mensalidade
    A partir de R$ 849,92*
  • Duração
    4 Anos I 8 Períodos
  • Modalidade
    Presencial
  • Horário das Aulas
    Período Noturno

Administração com ênfase em Gestão de Negócios e Empreendedorismo.
O Curso de Administração da Faculdade Cesusc utiliza estudos de caso e bons exemplos na área preparando profissionais capacitados para ajudar empresas e equipes a crescer.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

ENTRE AS MELHORES DO PAÍS

Com conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC), a Administração da Cesusc está entre os melhores cursos do País.

EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

A Matriz Curricular do Curso passa por constante atualização e apresenta disciplinas inovadoras e atentas às demandas mais recentes do mercado de trabalho.

SINTONIZADO COM O MERCADO

Os alunos do Curso conhecem a realidade da profissão por meio de encontros com empresários, visitas técnicas em empresas da região e participando de diversos eventos ao longo do ano.

CARREIRA

O profissional de Administração tem um campo amplo de atuação. Você pode tanto trabalhar em funções estratégicas em empresas de pequeno, médio e grande porte quanto empreender em seu próprio negócio.

MERCADO DE TRABALHO

Compreende todas as áreas da economia, desde o setor privado até o setor público. Você pode atuar tanto em empresas quanto nas três esferas de governo ou em ONGs. De acordo com o Conselho Federal de Administração, um profissional recém-formado pode receber salário de R$ 2,7 mil e um profissional com dois anos de atividade receber R$ 6,5 mil.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

DEPARTAMENTO FINANCEIRO

Trabalha com controle do orçamento, fluxo de caixa, entre outras ações para que o negócio seja sustentável a longo prazo.

GESTÃO DE LOGÍSTICA

Cuida da gestão de compras das matérias-primas e dos insumos e administra o estoque conforme as vendas ocorrem.

GESTÃO DE PESSOAS

Gerencia o relacionamento da empresa com os seus funcionários adotando políticas para melhorar do clima organizacional.

GESTÃO DE PROJETOS

Auxilia o projeto estratégico da empresa, atuando na definição dos escopos e das estratégias que influenciarão o negócio.

GESTÃO DE MARKETING

Atua na gestão de projetos de marketing, cuidando de estratégias que visam a consolidação da marca e a interlocução com os clientes.

GESTÃO EMPRESARIAL

Planeja, aloca e gere recursos, promove ações e iniciativas, valores e estratégias para consolidar os objetivos de uma organização.


MENSALIDADE 2018 1ª fase (20 créditos)
6x de R$ 849,92* desconto de 20%

* O valor da mensalidade do Curso de Administração é de R$ 1.062,40. O Desconto Promocional de 20% será concedido apenas para alunos novos, assim entendidos os ingressantes na primeira fase do curso através de vestibular e processo seletivo realizado no ano 2017/2018 e será aplicado inclusive nos semestres seguintes, desde que o aluno conclua o curso no período regular, sem trancamento, e/ou nos termos da Portaria DIR nº 735/2017.

(1) O valor da semestralidade é dividido em 6 parcelas (mensalidade) e pode variar conforme o período de inscrição, a quantidades de créditos, disciplinas e matriz curricular. Na primeira fase a matrícula deve corresponder a no mínimo 20 créditos, sendo que a duração do Curso é de 4 anos, divididos em 8 semestres. O Valor do crédito para o Curso de Administração é de R$ 53,12.

(2) Considerando a data da matrícula a semestralidade poderá ser dividida pelo número de meses que faltam para conclusão do semestre letivo.

Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.
Consulte ainda o item Bolsas e Financiamentos.

Matriz curricular

Portaria Ministerial nº 267, de 03/04/2017, publicado no DOU de 04/04/2017

ementas do curso

Comportamento Organizacional

Conceito de Psicologia. Psicologia como ciência. Adaptação do homem ao trabalho. O estudo da personalidade. Aspectos motivacionais no trabalho. O relacionamento humano na empresa. Comunicação interpessoal. Comportamento humano, ajustamento e produtividade. Tópicos especiais de relações humanas. O grupo humano, as organizações e o trabalho. A Psicologia do trabalho humano. Aspectos psicológicos das atividades industriais e comerciais. Aspectos psicológicos dos acidentes de trabalho. Aspectos psicológicos de chefia. Técnica de entrevista. Avaliação Psicológica.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: Dr. DAVI BAASCH

Cenários Econômicos I

Introdução à Microeconomia; Teoria Elementar da Oferta e da Demanda; Equilíbrio de mercado; Elasticidade; Teoria da Firma (custos, receita, produção; Lei dos Rendimentos Decrescentes); Teoria do Consumidor (Teoria da Utilidade e da Escolha); Estruturas de Mercado.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: MSc. MONIQUE WAGNER DE SOUZA

Empreendedorismo

Fundamentos do Empreendedorismo. Empreendedorismo no Brasil e no mundo. Competências, habilidades e atitudes empreendedoras. Intraempreendedorismo. Empreendedorismo por necessidade e por oportunidade. Educação Ambiental. Empreendedorismo em contextos específicos. Empreendedorismo social e contextualização dos Direitos Humanos. Inovação e criatividade. Ferramentas que auxiliam o empreendedor.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: MSc. GUILHERME REITZ

Fundamentos de Gestão

Fundamentos da Administração: o Administrador, as organizações, ambiente organizacional, processo administrativo, áreas funcionais, processo decisório, cultura organizacional. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: MSc. MONIQUE MALLON

Fundamentos de Marketing

Marketing: Conceitos e Configurações. Segmentação e Análise Qualitativa e Quantitativa dos Consumidores. Contextualização dos Direitos Humanos aplicados a temas mercadológicos. Sociodiversidade, Cultura Afro-Brasileira e Indígena aplicadas à Análise de Segmentos. Tipos de Demanda, sob a luz da Microeconomia. Composto mercadológico.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: MSc. KELLY CRISTINA DE OLIVEIRA COSTA

Matemática para Negócios

Teoria dos Conjuntos; Conjuntos Numéricos; Sistemas e Matrizes; Funções do 1º e 2º grau; Aplicação da função do 1º grau.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: MSc. REJANE COSTA

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Contexto histórico do surgimento da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Ética e Responsabilidade Social no mundo contemporâneo. Abordagem das Relações Étnico-Raciais e da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena aplicadas ao contexto social. Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Humanos. Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental. Estado, Mercado e Sociedade. Governo e Terceiro Setor.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: Dra. PAOLA BEATRIZ MAY REBOLLAR

Comportamento do Consumidor

Comportamento do consumidor em marketing. Influências internas e externas no comportamento do consumidor. Processo de decisão do consumidor final e organizacional.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: MSc. FABIANO LEHMKUHL GERBER

Comunicação Empresarial

A comunicação nas organizações: elementos, tipos, situações, funções, níveis, importância. Comunicação integrada: Comunicação interna, Comunicação mercadológica e Comunicação institucional. Texto escrito, oratória e informática (Word, Excel, Power point e Prezi) aplicada à administração.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: MSc. MONIQUE NIEDERLE DE ABREU

Ética e Filosofia

Evolução do pensamento filosófico. A importância da filosofia para o Ser Humano e para a Administração. Relação da filosofia com a vida em sociedade e nas organizações. Abordagem das Relações Étnico-Raciais e da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena aplicadas ao contexto social e ético. O conhecimento e as diferentes formas de agir. Ética nas organizações. Ética profissional.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: Dra. PAOLA BEATRIZ MAY REBOLLAR

Gestão da Inovação e Criatividade

Fundamentos da Inovação e Criatividade. Técnicas e exercícios que potencializam a criatividade e inovação em produtos e serviços. O processo de gestão criativo e de inovação na empresa. Características da pessoa criativa e inovadora. Como estimular a inovação e a criatividade na empresa.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: MSc. ROSILANE PONTES BERNARD

Matemática Financeira

Juros Simples e Desconto; Juros Compostos e Desconto; Taxa Equivalente; Taxa Efetiva; Equivalência de Capitais; Análise de Investimentos; Séries de Pagamentos; Sistemas de Amortizações de Empréstimos e Financiamentos; Tir e Vpl.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: MSc. REJANE COSTA

Planejamento de Carreira e Coaching

Desenvolvimento do autoconhecimento, de competências pessoais e interpessoais. Planejamento da Carreira Profissional. Definição de Coaching; Fundamentos e Pilares do Coaching; Benefícios Múltiplos do Coaching. Ética e Valores.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: Dr. DAVI BAASCH

Teoria e Análise das Organizações

As Escolas do Pensamento Administrativo: Escola Clássica, Relações Humanas e Abordagem Comportamental, Estruturalismo e Burocracia, Teoria Sistêmica e Contingencial. Perspectivas teóricas contemporâneas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: MSc. MONIQUE MALLON

Gestão Contábil

Introdução aos Conceitos de Contabilidade, O Patrimônio, Capital, Fatos Contábeis, Escrituração Contábil, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Introdução a Análise das Demonstrações Financeiras: Análise Horizontal, Vertical, Liquidez, Rentabilidade, Atividade e Lucratividade.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Design Thinking

O que é Design Thinking. O processo do Design Thinking. Identificação e análise do problema. Contextualização dos Direitos Humanos pela metodologia do Design Thinking. Coleta de informações e desenvolvimento de empatia. Criatividade, geração e cocriação de soluções. Prototipagem e teste de soluções. Ferramentas do Design Thinking.

Gestão de Pessoas

Origem e desenvolvimento da administração de recursos humanos. A área de recursos humanos: funções, objetivos, políticas. Recrutamento e seleção de pessoal. Integração organizacional. Administração de cargos e sistemas de remuneração. Avaliação de Desempenho.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Pesquisa de Marketing

Conceitos fundamentais de estudos de mercado, principais metodologias (quantitativas e qualitativas), estratégias para obtenção de informação (internas, externas, primárias e secundárias), etapas da pesquisa, tipos de pesquisas, elaboração do briefing, elaboração de estudos completos (quantitativo e qualitativo), métodos para coleta de dados e trabalho de campo; análise e desenho de relatório. A pesquisa de mercado pela internet. Estudo de casos aplicados.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Estatística Aplicada aos Negócios

Introdução à Estatística: usos incorretos da estatística. Noções de Probabilidade. Populações e Amostras. Tipos de Amostragens. Fases do método estatístico para pesquisas em Administração/Negócios. Construção e análise de gráficos para aplicações na Administração e em Negócios. Distribuição de frequências e medidas de posição centrais e dispersão. Análise de correlação. Pesquisas estatísticas aplicadas a Administração, Negócios e Marketing.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Arquiteturas Organizacionais

Introdução à Organização, Sistemas e Métodos. Estrutura organizacional: arquitetura, estrutura e configuração. Departamentalização. Delegação, descentralização e centralização. Métodos organizacionais: Layout. Fluxogramas. Organogramas e hierarquia organizacional. Formulários e manualização.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Cultura e Sociedade

Temas Fundamentais de Economia, Sociologia, Ciência Política e Antropologia: Modernidade, globalização, individualização, reflexividade, cultura, etnocentrismo, papéis sociais, tipos de sociedade e mudança social. Governo e Política: Estado, política, governo, poder, tipos de regime político (monarquia, democracia e autoritarismo), cidadania, movimentos sociais, inclusão social e o papel da tecnologia. Aspectos culturais da sociedade atual: Sociodiversidade (raça, etnicidade, migração, homofobia, desigualdade, preconceito); História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Educação em Direitos Humanos. Reflexões sobre capitalismo, democracia e autogestão: Empresas, Estado e Sociedade Civil; Capitalismo (origem do sistema, relações de trabalho e relações de consumo ao longo do processo histórico); Empresas e Organizações: relações de poder, cultura organizacional, terceiro setor, terceirização e Sustentabilidade e Educação Ambiental.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Direito Empresarial

Direito de Empresa. Noção de Empresa. Empresário. Sociedades. Estabelecimento Empresarial. Títulos de Crédito.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: Esp. MARINA POLLI PEREIRA

Gestão Estratégica de Marketing

Micro e Macroambiente de Marketing. Análise do consumidor e mercado. Análise da concorrência. Posicionamento competitivo. Ciclo de Vida do Produto e Matriz BCG. Previsão de demanda. Decisões estratégicas da oferta (produto/serviço). Decisões estratégicas de distribuição e entrega. Decisões estratégicas de preço. Decisões estratégicas de comunicação. Plano de Marketing.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Operações e Processos I

Gerência de Produção e Operações. Produtividade, competitividade e Estratégia das operações. Previsões de Venda. Projeto de Sistemas de produção: Seleção de layouts e instalações; Planejamento e Análise de Localizações. Operações e Controle dos Sistemas de Produção: Gestão de estoques; Planejamento das Necessidades de Materiais.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Finanças Corporativas e Valor I

Significado e objetivo da administração financeira. Decisões financeiras. Risco e retorno. Administração do capital de giro. Fontes de recursos de longo prazo. Estrutura de capital. Análise das demonstrações financeiras.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Oportunidades de negócios no contexto empreendedor. Estruturação de novos negócios. Plano de Negócios. Prática de planejamento em marketing, finanças, processos e pessoas. Formalização de negócios.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Plataformas Web e Mídias Sociais

História da Internet. Cibercultura. Características da comunicação na web: interatividade, multimidialidade e hipertextualidade. Princípios de criação de sites. Publicidade na web e redes sociais na Internet.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Estratégia Empresarial

Conceitos de estratégia; Conceitos da Administração estratégica (Vantagem Competitiva, Stakeholders, Riscos e Retorno); Análise de Cenários; Ambiente Externo (Geral, Setor e Concorrência); Ambiente Interno; Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas; Missão, Visão e Valores; Objetivos, Metas e Ações; Controle e Execução da Estratégia. Balanced Scorecard.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Liderança e Desenvolvimento de Pessoas

O papel do líder. Desenvolvimento de lideranças. Estratégias de desenvolvimento de lideranças. Treinamento e desenvolvimento. Qualidade de Vida no Trabalho. Clima organizacional. Gestão por Competências.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão de Operações e Processos II

Sistemas Just-In-Time. Gestão voltada para Análise e Solução de Problemas (Ciclo PDCA; Uso de Ferramentas da Qualidade dentro do Ciclo PDCA). Sistemas da Qualidade.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Finanças Corporativas e Valor II

Custo de capital e criação de valor. Alavancagem operacional e financeira. Planejamento financeiro e orçamentário.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Bases para o Trabalho Acadêmico

Noções básicas de Ciência, Conhecimento, Educação e Método. Pesquisa Bibliográfica: fontes de informação impressas e Bases de Dados. Processo de leitura. Normas da ABNT: Resumo, Citação, Referência e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. Trabalhos acadêmicos: tipologia, elaboração e apresentação. Perfil Organizacional: Descrição da Organização, Concorrência e Ambiente Competitivo. Diagnóstico Organizacional: Prêmio de Competitividade da Micro e Pequena Empresa - MPE Brasil, Avaliação da Organização eAnálise da Organização.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento de Novos Negócios

Características no ambiente de negócios. Criação de novos negócios. Inovação e desenvolvimento de novos produtos. CANVAS. Plano de Negócios. Estratégia de posicionamento do produto Abordagens para elaboração das estratégias de marketing. Desenvolvendo novos mercados. Estabelecimento da estratégia. Criando um ambiente favorável às inovações.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Jogos Empresariais

Vivência prática da gestão empresarial por meio da aplicação de técnica computadorizada para tomada de decisão gerencial, envolvendo as áreas de marketing, gestão de pessoas, finanças, materiais, contabilidade e administração estratégica. Esta disciplina pressupõe uma forte relação com conhecimentos desenvolvidos nas seguintes disciplinas: Administração Financeira, Contabilidade Gerencial, Administração Mercadológica, Administração de suprimentos e logística.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão de Serviços

Serviços na economia. Conceito, classificação e características. Encontro de Serviços e Momentos da Verdade. Gestão da Experiência em Serviços. Processo e design do serviço. Evidências físicas e cenário. Interações humanas. Qualidade em Serviços. Gestão da Capacidade x Demanda.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Suprimentos e Logística

Logística e o Gerenciamento da cadeia de suprimento. Evolução Histórica. Gestão da cadeia de suprimentos como um novo modelo competitivo e gerencial. Suprimentos e fornecedores. Abastecimento. Recebimento e Armazenagem. Modelos, parcerias e integração de processos na SCM - Supply Chain Management. Iniciativa e prática na SCM. Medição de desempenho, logística e tecnologia de informação e comunicação na SCM.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Vendas

Técnicas de vendas em diferentes tipos de negócios. Qualidade na processualidade das vendas. A importância e processualidade do planejamento de vendas. A integração entre o plano de marketing e o planejamento das vendas. Metodologia para planejamento de vendas. Oportunidades de mercado e previsão de vendas. Projetos em vendas e promoção de vendas.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Controladoria e Custos

Conceitos, papel, estrutura e funções da Controladoria. O Controller. Conceitos, classificações e nomenclaturas de custos; departamentalização e centro de custos; definição de bases de rateio e metodologia de aplicação de custos indiretos; custos de materiais diretos; custos de mão de obra; Efeitos dos Tributos sobre custos e preços, formação de preços.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Trabalho de Conclusão de Curso I

Perfil Organizacional. Descrição da Organização. Concorrência e Ambiente Competitivo. Aspectos Relevantes. Histórico pela Busca da Excelência. Organograma. Diagnóstico Organizacional. Prêmio de Competitividade da Micro e Pequena Empresa – MPE Brasil. Avaliação da Organização. Análise da Organização. Proposta de Projeto de Pesquisa.

Carga Horária: 100

Créditos: 4

Docente: MSc. MONIQUE MALLON

Negócios Internacionais

Estrutura do Comércio Exterior brasileiro: instituições intervenientes; Mercado internacional: regras, marketing e política comercial; Internacionalização da empresa e do produto; Principais operações comerciais, formas contratuais; Administração de exportações; Administração de importações; Práticas cambiais e principais modalidades de pagamentos internacionais; Operações de câmbio e pagamentos internacionais; Conceitos e práticas de transportes internacionais; Contratação de seguros no comércio exterior.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: MSc. GUSTAVO GOMEZ BUBLITZ

Inteligência em Tecnologia da Informação

Visão Geral da Tecnologia da Informação (TI), Tipos de Sistemas de Informação, Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação, Alinhamento de Estratégias de TI e do Negócio, Gerenciamento de Processos de Negócios. Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI), Arquitetura Corporativa, Modelos de Gestão de TI. Lei Sarbannes-Oxley e o Tratado de Basiléia. Modelos de Governança de TI, Indicadores e Métricas para Gestão de TI, Monitoramento e Avaliação de Resultados de TI, Business Intelligence, Inteligência Artificial em TI.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Investimentos

Análise de Investimentos. Sistema Financeiro Nacional. Ativos financeiros. Investimento no mercado de capitais.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento de Pessoas

Treinamento e desenvolvimento. Qualidade de Vida no Trabalho. Clima organizacional. Gestão por Competências.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Direito do Trabalho

Noções gerais do direito do trabalho. Fontes do direito do trabalho e sua aplicabilidade. Normas constitucionais e infraconstitucionais do direito do trabalho. Diagnóstico trabalhista. Gestão preventiva.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Cenários Econômicos II

Introdução aos fundamentos e Políticas Macroeconômicas; Contabilidade Social (Contas nacionais; PIB e PNB; Renda Nacional; Demanda e Oferta Agregadas; Inflação; Emprego); Instrumentos da Política Macroeconômica (Políticas Fiscal, Monetária, Cambial e de Rendas); Desenvolvimento Econômico.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Disciplina Optativa I

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Trabalho de Conclusão de Curso II

Elaboração do projeto de pesquisa. Elementos pré-textuais. Introdução do Projeto de Pesquisa. Contextualização do Tema e Problema de Pesquisa. Objetivo Geral e Específicos. Justificativa. Estrutura do Documento. Caracterização do local de Estudo. Revisão Teórica. Procedimentos Metodológicos. Cronograma. Elementos. Pós-textuais.

Carga Horária: 100

Créditos: 4

Docente: MSc. MONIQUE MALLON

Gerenciamento de Projetos

Conceitos Básicos do Gerenciamento de Projetos. O Contexto da Gestão de Projetos: Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Gerenciamento de Stakeholders; O PMI – Project Management Institute. Os Processos de Gestão de Projetos: Conceitos de Processos de Gerenciamento de Projetos; Processos e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento: Gestão da Integração; Início de um Projeto; Gestão do Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Comunicação; Gestão de Riscos. Métodos Ágeis.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: MSC. RICARDO TIAGO DEEKE

Gestão do Conhecimento

Sociedade do conhecimento. Dado, informação e conhecimento. Modelo de 5 fases de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. Processos de gestão do conhecimento. Diagnóstico/avaliação de gestão do conhecimento nas empresas. Práticas relativas à gestão do conhecimento.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Governança Corporativa

Linhas temáticas que formam a teoria que suporta os principais códigos de Boas Práticas de Governança ao redor do mundo, ressaltando perspectivas futuras para a área no contexto do ambiente de negócios brasileiro. Relação destas teorias com os diferentes setores administrativos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão do Relacionamento

A importância do stakeholder: histórico e evolução do pensamento. Mapeamento e priorização de stakeholders. Gestão de stakeholders e estratégia empresarial. Redes, dinâmica de sistemas e gestão da complexidade. Públicos estratégicos: processos de identificação e mecanismos de diálogo. Gestão de externalidades e identidade organizacional.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Tendências em Gestão

Tópicos emergentes, atualidades e tendências em Administração.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Direito Tributário

Legislação Tributária. Sistema Tributário Nacional. Gestão Tributária nas Empresas e Planejamento Tributário. Tributo: Conceito, Espécies, Classificações. Norma Jurídica Tributária. Hipótese de Incidência

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Disciplina Optativa II

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projeto Integrado Multidisciplinar II

Diagnóstico organizacional. Práticas em consultoria empresarial e gerenciamento de projeto. Técnicas para apresentação de relatórios gerenciais.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Administração Pública

Formação da burocracia moderna; impacto na formação social brasileira; Os principais Modelos de administração pública. Administração Pública e Coprodução dos serviços públicos. Conceitos de accountability e a democracia. Governo Eletrônico e Transparência. Novas tecnologias gerenciais e organizacionais.

Carga Horária: 40

Desafios Para a Sustentabilidade

Sustentabilidade corporativa e Desenvolvimento Sustentável. Responsabilidade Socioambiental e Gestão ambiental. Ferramentas de gestão ambiental. Implementação de programas de Responsabilidade Socioambiental. Instrumentos de auditoria e divulgação de resultados de ações sustentáveis.

Carga Horária: 40

Direito do Consumidor

Conceito e princípios do Direito do Consumidor. Legislação brasileira específica. Os direitos do consumidor e sua proteção. A defesa do consumidor em juízo.

Carga Horária: 40

Empreendedorismo Social

Empreendedorismo Social e Negócios Sociais. Inovação Social. Análise de Demandas Sociais. Proposição de soluções e prototipagem.

Carga Horária: 40

Ergonomia e Organização do Trabalho

Ergonomia; Princípios ergonômicos para a definição da organização do trabalho. Projeto e Organização do trabalho. Acidentes de trabalho: conceitos, causas e custos. Métodos de prevenção individual e coletiva. O desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento organizacional. Os diferentes aspectos de organização do trabalho.

Carga Horária: 40

Finanças Pessoais

Nossa relação com o dinheiro. Orçamento pessoal e familiar. Crédito e endividamento. Consumo planejado e consciente. Poupança e investimento. Prevenção e proteção. Consumindo serviços financeiros.

Carga Horária: 40

Gestão de Eventos

Eventos: histórico e conceitos – tipologia de eventos – planejamento de eventos – marketing de eventos – cerimonial, protocolo e etiqueta empresarial

Carga Horária: 40

Gestão de Organizações do Terceiro Setor

Conceitos de Terceiro Setor, Economia Social e Economia Solidária. Natureza e ação socioeconômica de organizações não governamentais, fundações, institutos, cooperativas, associações comunitárias, organizações da sociedade civil de caráter público (OSCIP) e de entidades filantrópicas. Formas de gestão das Organizações do Terceiro Setor: Autogestão, Cogestão, Gestão Participativa e Heterogestão. Particularidades da gestão em organizações do terceiro setor: a interface entre as dimensões social, econômica e política. Relações de Poder e Organizações Sociais. Planejamento em OSC’s. Captação de Recursos. Marketing Social e comunicação. Redes e novos arranjos institucionais. Voluntariado.

Carga Horária: 40

Gestão de Pequenas Empresas

A pequena empresa. Definição. Critérios de tamanho. Importância e Contribuição Econômica e Social; Estrutura organizacional. Empresas familiares; Gestão Estratégica, Marketing, Recursos Humanos, Produção, Qualidade, Financeira e Sustentável nas Pequenas empresas.

Carga Horária: 40

Libras

Libras e educação especial histórico, contextualização e o papel político-pedagógico da escola. A linguagem e a surdez. Estrutura linguística da Libras. Introdução à gramática de Libras. Comunicação em Libras.

Carga Horária: 40

Marketing de Relacionamento

Satisfação, valor e fidelidade do cliente. Indicadores de relacionamento com cliente. Pressupostos, fundamentos e conceitos do CRM. Os Seis Mercados do Marketing de Relacionamento.

Carga Horária: 40

Marketing Digital

A Internet como estratégia de Marketing. O uso do marketing Eletrônico como estratégia empresarial. As múltiplas funções do ambiente virtual. As ferramentas do Marketing Eletrônico no planejamento de marketing. O consumidor eletrônico.

Carga Horária: 40

Marketing Pessoal

Fundamentos do Marketing Pessoal, valores críticos para o sucesso de marketing pessoal. Etapas para a elaboração de um planejamento estratégico de Marketing Pessoal. Orientações reflexivas sobre Marketing Pessoal.

Carga Horária: 40

Marketing Social e Ambiental

O marketing e a sustentabilidade. A sociedade de consumo e o consumo sustentável. Marketing ecológico e suas características. Marketing social e suas características. Negócios sociais.

Carga Horária: 40

Negociação e Conflitos

Conceitos de Negociação e sua evolução. Negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Características de um bom negociador. Perfil do negociador brasileiro. Passos do processo de negociação. Ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. Processo da negociação ganha-ganha. Processo, planejamento e preparação de negociações. Surgimento de conflitos. Formas de abordar conflitos.

Carga Horária: 40

Pesquisa Operacional

Origem e fundamentos da Pesquisa Operacional. Programação Linear. PERT/COM. Modelagem por simulação.

Carga Horária: 40

Processo Decisório

Processo de tomada de decisão. O modelo racional da tomada de decisão. A ética no processo decisório. Ferramentas de apoio a tomada de decisão. Processo de estruturação de problemas. Processo de seleção de variáveis. Processo de desenvolvimento do modelo de apoio à tomada de decisão. Processo de obtenção de informações. Validação dos resultados.

Carga Horária: 40

Seminários em Administração

Atualidades (cenário econômico, social, político, cultural). Revisão de assuntos principais sobre Teorias da Administração; Estratégia; Gestão de Pessoas; Processos, Produção e Logística; Marketing; Contabilidade e Finanças; Tecnologia da Informação. Orientações gerais sobre provas e concursos. Redação.

Carga Horária: 40

Tendências no Mercado de Trabalho

O administrador e o seu ambiente, áreas de atuação, oportunidades no mercado de trabalho e os cenários instáveis para as empresas; As tendências do mercado de trabalho urbano e rural. Flexibilização do mercado de trabalho e direitos trabalhistas. Cenários futuros para o mercado de trabalho.

Carga Horária: 40

Tópicos Especiais em Administração

Ciclo de desenvolvimento humano. Autoconhecimento e propósito de vida. A autoimagem idealizada. Necessidades reais x necessidades falsas. Práticas para orientar o autoconhecimento e a compreensão do propósito de vida.

Carga Horária: 40


coordenação

MSc. KELLY CRISTINA DE OLIVEIRA COSTA

23/02/2012

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (2004) e Mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso de Graduação Presencial em Administração e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, na modalidade de Educação a Distância da Faculdade CESUSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Vendas.

Currículo lattes

corpo docente

Disciplinas: Pesquisa de Marketing
Docente na Faculdade desde 30/07/2007

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Design Thinking; Gestão de Serviços e Varejo
Docente na Faculdade desde 28/07/2008

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Administração Estratégica; Gestão de Operações e Processos I
Docente na Faculdade desde 18/02/2008

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Comportamento Organizacional; Responsabilidade Social; Tópicos Especiais em Administração; Planejamento de Carreira e Coaching
Docente na Faculdade desde 18/07/2016

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Estatística Aplicada aos Negócios
Docente na Faculdade desde 26/07/2010

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Comportamento do Consumidor; Pesquisa Mercadológica
Docente na Faculdade desde 09/02/2015

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Empreendedorismo
Docente na Faculdade desde 10/07/2017

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Negócios Internacionais; Gestão de Projetos
Docente na Faculdade desde 01/04/2008

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Fundamentos do Marketing
Docente na Faculdade desde 23/02/2012

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Direito Empresarial
Docente na Faculdade desde 14/07/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Comunicação Empresarial
Docente na Faculdade desde 14/02/2013

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I, II e III; Negociação; Fundamentos de Gestão; Teoria e Análise das Organizações; Gestão de Pessoas
Docente na Faculdade desde 18/02/2008

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Cenários Econômicos I
Docente na Faculdade desde 01/02/2017

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Ética e Filosofia; Responsabilidade Social e Sustentável
Docente na Faculdade desde 14/07/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Matemática para Negócios; Matemática Financeira
Docente na Faculdade desde 11/02/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Plano de Negócios
Docente na Faculdade desde 18/08/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Gestão da Inovação e da Criatividade; Simulação Empresarial
Docente na Faculdade desde 23/02/2012

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Sistemas da Informação
Docente na Faculdade desde 04/08/2014

CURRÍCULO LATES

A porta da inovação das empresas. Conheça a profissão que se renova: a Administração

01 de Agosto de 2017

A porta da inovação das empresas. Conheça a profissão que se renova: a Administração

Uma das mais tradicionais profissões e que oferece múltiplas opções de carreira, tanto no setor público quanto no privado, e em organizações sem fins lucrativos, é a do Administrador. O curso de Administração está sempre…

leia mais

Professores da Cesusc são empossados no Conselho Regional de Administração

01 de Agosto de 2017

Professores da Cesusc são empossados no Conselho Regional de Administração

Professores da Cesusc são empossados no Conselho Regional de Administração Nessa segunda-feira (dia 6) dois Professores da Faculdade Cesusc foram empossados pela Câmera de Formação Profissional do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA)…

leia mais

Publicadas as Bancas Examinadoras do Curso de Administração

01 de Agosto de 2017

Publicadas as Bancas Examinadoras do Curso de Administração

O Curso de Administração da Faculdade Cesusc informa à comunidade acadêmica a lista de Bancas Examinadoras do Curso: .: Veja a lista e datas das bancas de Administração (PDF)

leia mais

Faculdade Cesusc promove 3ª Jornada de Integração e Iniciação Científica

Faculdade Cesusc promove 3ª Jornada de Integração e Iniciação Científica A Faculdade Cesusc convida toda a comunidade acadêmica e externa para participar e/ou assistir a 3ª Jornada de Integração e Iniciação Científica (JIIC) que acontecerá de 06…

leia mais