Marketing

  • Mensalidade
    A partir de R$ 669,92*
  • Duração
    2,5 Anos
  • Modalidade
    Presencial
  • Horário das Aulas
    Período Noturno

Graduação em Marketing da Cesusc

O curso utiliza estratégias de ensino e aprendizagem que buscam desenvolver profissionais éticos e socialmente responsáveis capazes de estabelecer diagnósticos para a área de marketing, propor soluções para problemas e trabalhar em equipe.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Inglês em todo o curso

Para ajudar os profissionais formados pelo curso a serem ainda mais competitivos no mercado, a graduação em Marketing têm a língua inglesa em sua matriz curricular. O idioma perpassa todos os semestres do curso.

Sintonizado com o mercado

Os docentes do curso têm experiência no mercado e estão atentos às suas principais tendências. A formação equilibra conhecimentos teóricos e a prática para preparar os alunos para analisar o cenário atual e propor soluções eficazes para os problemas de seus futuros clientes.

Formação multidisciplinar

Com grade curricular dinâmica e multidisciplinar, o curso apresenta conteúdos atualizados que incluem, entre outras tendências, o marketing digital. O estudante também poderá obter certificações parciais ao longo da sua formação.

Carreira

O profissional que atua nesta área desenvolve estudos de perfil do consumidor, elabora estratégias de comunicação e ajuda a definir o posicionamento mercadológico da empresa ou organização para a qual ele atua.

Mercado de trabalho

Como aconteceu com diversos setores da economia, a área de Marketing também passou por uma revolução com a disseminação da internet. Este profissional têm sido cada vez mais demandado por agências especializadas e por organizações públicas e privadas. A cada ano esta função é apontada como uma das mais promissoras do mercado.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Marketing estratégico

O profissional de Marketing pode atuar com este foco, cuidando das atividades que são desenvolvidas antes da produção de um produto, serviço ou campanha. Desta forma, ele trabalha com estudo de mercado, estratégias de venda, concepção do produto, e etc.

Marketing operacional

Este tipo de marketing é desenvolvido após o produto e/ou o serviço ter sido definido e elaborado. O profissional da área passa então a atuar na elaboração de campanhas, estratégias de vendas, entre outras práticas que vão ajudar o produto/serviço no mercado.

Endomarketing

Outra frente de atuação do profissional desta área é desenvolver o endomarketing de empresas e organizações. Para isso, ele cuida de ações internas que visam melhorar a compreensão dos valores e objetivos da empresa por seus colaboradores.

Marketing de relacionamento e digital

Esta é uma das áreas mais promissoras do mercado atualmente. Nela, o profissional vai cuidar da relação entre a empresa ou organização e seus clientes, parceiros e fornecedores. Com as novas tecnologias, o marketing digital passou a dominar este cenário.

Marketing setorial

O profissional de marketing pode segmentar a sua carreira em diferentes frentes, podendo atuar com marketing político, marketing esportivo e marketing cultural, por exemplo. Em cada uma destas frentes o profissional terá que buscar os resultados esperados por cada perfil de cliente.

Neuromarketing e consultoria

Dois campos de atuação que estão em alta. Com o neuromarketing o profissional vai estudar as reações que acontecem no cérebro dos consumidores quando eles são expostos a imagens que podem sugerir uma compra. O profissional também pode trabalhar com consultoria e se especializar em uma determinada área para propor para ela soluções.


MENSALIDADE 2018 1ª fase (20 créditos)
6x de R$ 669,92* desconto de 20%

* O valor da mensalidade do Curso de Marketing é de R$ 837,40. O Desconto Promocional de 20% será concedido apenas para alunos novos, assim entendidos os ingressantes na primeira fase do curso através de vestibular e processo seletivo realizado no ano 2017/2018 e será aplicado inclusive nos semestres seguintes, desde que o aluno conclua o curso no período regular, sem trancamento, e/ou nos termos da Portaria DIR nº 735/2017.

(1) O valor da semestralidade é dividido em 6 parcelas (mensalidade) e pode variar conforme o período de inscrição, a quantidades de créditos, disciplinas e matriz curricular. Na primeira fase a matrícula deve corresponder a no mínimo 20 créditos, sendo que a duração do Curso é de 2,5 anos, divididos em 5 semestres. O Valor do crédito para o Curso de Marketing é de R$ 41,87.

(2) Considerando a data da matrícula a semestralidade poderá ser dividida pelo número de meses que faltam para conclusão do semestre letivo.

Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.
Consulte ainda o item Bolsas e Financiamentos.

Matriz curricular

Portaria Ministerial nº 97 de 01/04/2016, publicado no DOU de 04/04/2016

ementas do curso

Fundamentos de Marketing

Histórico, evolução e tendências de Marketing. Fundamentos, tipos de demanda, funções e orientações do marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação. Composto mercadológico.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: MSc. FABIANO LEHMKUHL GERBER

Modelos de Gestão

Evolução do pensamento administrativo. Fundamentos da Administração: o Administrador, as organizações, ambiente organizacional, processo administrativo, áreas funcionais, processo decisório, cultura organizacional. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: MSc. MONIQUE MALLON

Cultura e Sociedade

Temas Fundamentais de Economia, Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Revolução industrial; Industrialização brasileira; Sociedade moderna segundo pensadores clássicos; Empresas, Estado e Sociedade Civil. Reflexões sobre capitalismo, democracia e autogestão. Aspectos culturais da sociedade atual. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sustentabilidade e educação ambiental.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: Dra. DENISE MARIA NUNES

Empreendedorismo

Fundamentos do Empreendedorismo. Empreendedorismo no Brasil e no mundo. Mitos sobre empreendedorismo. Competências, habilidades e atitudes empreendedoras. Intra- empreendedorismo. Empreendedorismo por necessidade e por oportunidade. Empreendedorismo em contextos específicos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: MSc. FABIANO LEHMKUHL GERBER

Negociação e Conflitos

O que é negociação: processos, objetivos e resultados. Fases do processo de negociação, Variáveis que determinam a eficácia na negociação. Modelo sistêmico do processo negocial. A escalada na negociação. Impasses na negociação. Métodos "Ganha-Ganha", "Perde-Perde", "Ganha-Perde". Obstáculos à resolução de problemas. Técnicas de persuasão. Conflito: conceitos, características, origem e evolução dos conflitos.O conflito nas organizações: principais elementos envolvidos. Fontes de conflitos nas organizações. Estratégias de resolução de conflitos com públicos internos e externos. Competências para evitar e resolver conflitos. Criação de um clima favorável à solução do conflito. Estilos de Comunicação e a Gestão e Prevenção de Conflitos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: Dr. DAVI BAASCH

Comunicação Empresarial

O processo de comunicação. Leitura, análise e produção textual. Estudo e aplicabilidade da norma culta e escrita: concordâncias; regência; Tipologia textual e suas dimensões: relações da semiótica organizacional. Habilidade básica de produção textual: Objetividade, clareza, condição, precisão. Redação técnica Correspondências Comerciais e eletrônicas. Relatórios. Fichamento. Resumo. Resenha. Leitura e análise de texto informativo e argumentativo.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: Dra. KÁTIA ELIANE MUCK

Matemática para Negócios

Capitalização Simples: juros ordinários, exatos e bancários. Desconto simples. Capitalização Composta. Tipos de Taxas: equivalente, efetiva e nominal. Desconto Composto. Anuidades ou Séries de Pagamentos. Depreciação. Inflação e Correção Monetária. Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos. Análise de Investimentos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: MSc. REJANE COSTA

Inglês I

Inglês como língua estrangeira e comunicação. Estratégias introdutórias de compreensão leitora em língua inglesa como língua estrangeira. Estudo das estruturas básicas da língua inglesa. Leitura e compreensão de textos autênticos, gerais e específicos da área. Conhecimento prévio, de gêneros textuais e tipologias textuais. Funções retóricas do texto, organização textual e geração de inferências.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: MSc. SABRINA SILVEIRA DE SOUZA JORGE

Gestão do Composto Promocional

Relações Públicas, Propaganda, Publicidade, Promoção de Vendas, venda pessoal, marketing direto, exposições e ventos, patrocínios, merchandising. Novas formas de comunicar-se com o mercado.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: Dra. MARIA CRISTINA ALVES ZAMBON

Desenvolvimento e Gestão de Produtos

Estratégias do produto; Ciclo de vida do produto; Linha de produto; Marcas; Embalagens e rótulos; Serviços; Usuário dos Produtos. Relacionamento com o usuário do produto. Os processos de desenvolvimento de novos produtos; Por que novos produtos fracassam.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Distribuição e Logística

Logística aplicada ao varejo. Logística e cadeia de suprimentos: conceitos, funções e custos associados Localização de unidades. Modelos quantitativos em programação linear mista. Sistemas de manufatura. Decisões de planejamento agregado da produção em modelos de localização. Roteamento de entregas. Administração de suprimento de materiais e serviços. Técnicas de compras, desenvolvimento de fornecedores, gestão de estoque e armazenagens. Planejamento e operacionalização de processos logísticos integrados.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: MSc. FERNANDO RAMOS LENGLER

Gestão de Preço Mercadológico

Definição de Preço e seus elementos de gestão; Análise de custos para decisões de precificação; Relação Preço e Composto Mercadológico; Estratégias de Preços e seus objetivos; Relação demanda e preços; Análise do consumidor e as decisões de preços; Fatores que influenciam os preços; Táticas e políticas de preços mais utilizadas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Docente: Dra. JULIANA TATIANE VITAL

Gestão de Serviços

Os serviços na economia. Classificação e conceito de serviços. Diferenças essenciais entre bens e serviços. O encontro de serviços. O composto mercadológico de serviços.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: MSc. FELIPE DE TOLEDO MARINO

Inglês II

Leitura, compreensão e interpretação textual em língua inglesa de textos autênticos da área de negócios em nível básico. Estratégias de leitura de textos de inglês para negócios. Vocabulário, aspectos gramaticais e sintáticos inerentes ao inglês para negócios em nível básico. Questões linguístico-culturais na aprendizagem de inglês para negócios em situações de negociação, resolução de conflitos e de trocas interculturais.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: MSc. SABRINA SILVEIRA DE SOUZA JORGE

Pesquisa de Marketing

Conceitos fundamentais de estudos de mercado, principais metodologias (quantitativas e qualitativas), estratégias para obtenção de informação (internas, externas, primárias e secundárias), etapas da pesquisa, tipos de pesquisas, elaboração do briefing, elaboração de estudos completos (quantitativo e qualitativo), métodos para coleta de dados e trabalho de campo; análise e desenho de relatório. A pesquisa de mercado pela internet. Estudo de casos aplicados.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Liderança e Trabalho em Equipe

Teorias da Liderança; Estilos de liderança; Liderança, Poder e Influência nas Organizações; Liderança e Confiança; Grupos e equipes de trabalho nas organizações; Tipos de grupos e equipes; Estágios de desenvolvimento de grupos; Características dos grupos de trabalho eficazes; Equipes de alta performance; Intervenções com grupos de trabalho nas organizações.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Análise Estratégica de Mercado

Análise estratégica ambiental interna e externa. Elaboração e análise de Cenários. Análise da concorrência. Conceitos de oferta e procura e equilíbrio de mercado; Elasticidade; Estruturas de Mercado.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento de Novos Negócios

Criatividade e inovação. Etapas e desenvolvimento de plano de negócios.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Planejamento Estratégico de Marketing

Planejamento de Marketing: conceitos; Análise mercadológica (Pesquisa de Mercado, Segmentação, Priorização, Posicionamento); Definição de objetivos e estratégias mercadológicas (Produto, preço, comunicação e logística); Avaliação quantitativa e/ou qualitativa dos Produtos e Serviços; Estudo de segmentação do mercado alvo; Dimensionamento do mercado; Avaliação dos pontos fortes e ameaças dos Produtos e Serviços em relação ao mercado; Análise da concorrência - identificação e comparação.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Direito do Consumidor

Direitos do Consumidor: Conceitos básicos de Consumidor e Fornecedor. Responsabilidades. O Marketing Mix sob a ótica do Código de Defesa do Consumidor. Produto (Bens e Serviços). Publicidade Enganosa e abusiva. Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Ética nos Negócios e nas Vendas.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Docente: Dra. CHRISTIANE H. KALB

Inglês III

Leitura, compreensão e interpretação textual em língua inglesa de textos autênticos da área de negócios em nível pré-intermediário. Vocabulário, aspectos gramaticais e sintáticos inerentes ao inglês para negócios em nível pré-intermediário. Prática da compreensão e expressão oral em inglês para negócios. Aspectos fonético-fonológicos da língua inglesa aplicados à comunicação no mundo dos negócios.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Qualidade em Serviços

Conceito e qualidade e histórico. O modelo das dimensões da qualidade e dos GAPS de prestação de serviço.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão e Identidade de Marca

Conceitos de gestão de marcas. Identidade, personalidade e promessa de marca. Importância das marcas; Conceito de brand equity; Brand equity baseado no cliente; Posicionamento e valores de marca; Elementos de marca; programas de marketing para construção do brand equity; Ações secundárias para construção do brand equity; Arquitetura de marcas; Novos produtos e extensão de marcas

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Comportamento do Consumidor

Comportamento do consumidor em marketing. Influências internas e externas no comportamento do consumidor. Processo de decisão do consumidor final e organizacional.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Estratégia e Competitividade

Origem, significados e pressupostos fundamentais da gestão estratégica .Competitividade e vantagem competitiva. Processo de formação e implementação de estratégias. BSC – Balanced Scorecard.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Comunicação Integrada de Marketing

Objetivos da comunicação de marketing. Planejamento da comunicação integrada de marketing: orçamento, áreas de abrangência de campanhas, pesquisa de comunicação, planejamento, avaliação, controle e execução.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Marketing de Relacionamento

Contextualização do marketing de relacionamento: origem, influências e evolução. Conceitos e elementos do marketing de relacionamento. A prática do marketing de relacionamento como uma nova forma de se fazer negócios e seu impacto na competitividade das empresas. O valor do cliente ao longo do tempo (customer equity ou lifetime value). A relação entre o marketing de relacionamento e a atração, satisfação, retenção e lealdade de clientes. Gerenciamento das Reclamações, críticas e sugestões dos clientes. O marketing de relacionamento como fonte de vantagem competitiva. Endomarketing.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Ética, Resposabilidade Social e Sustentabilidade

Ética no mundo contemporâneo. Ética nos Negócios. Estado, Mercado e Sociedade. Terceiro Setor. Responsabilidade Social Corporativa. Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Inglês IV

Leitura, compreensão e interpretação textual em língua inglesa de textos autênticos da área de negócios em nível intermediário. Vocabulário, aspectos gramaticais e sintáticos inerentes ao inglês para negócios em nível intermediário. Prática da compreensão e expressão oral em inglês para negócios, com ênfase em contextos variados de uso. Inglês aplicado ao mundo corporativo e ao marketing.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Marketing Digital

Conceito de marketing digital, mídias digitais e mídias sociais. Estratégias de marketing digital no enfoque da Internet e da TV interativa como canal de marketing direto, de permissão e viral e no uso de ferramentas colaborativas para construção de conteúdo em comunidades virtuais empresariais e o papel de dispositivos de integração entre pessoas, e entre pessoas e empresas, como blogs, wiki, entre outros Mídias digitais como ferramenta de marketing. Ferramentas de TI aplicadas ao marketing digital.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Marketing Social e Ambiental

Marketing Social. Marketing de Causas Sociais. Campanhas e Projetos Sociais. Marketing Ambiental. Marketing Verde.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Tópicos Avançados em Marketing

Marketing aplicado ao varejo e ao atacado; Marketing Político; Marketing de Imagem Pessoal e Profissional; Marketing Educacional; Marketing Esportivo; Marketing Digital e outras tendências.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão da Confiança nos Negócios

Noções de confiança nos negócios. Credibilidade: Integridade, intenções, capacitações e resultados. Construção da confiança e produtos, serviços e relacionamentos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Marketing de Varejo e Atacado

Evolução e formatos do atacado e varejo. Especificidades da gestão de atacado e varejo. Análise dos mercados de atacado e varejo. O varejo, suas principais formas e classificação, Estratégias varejista e atacadista.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Inovação e Criatividade

Fundamentos da Inovação e Criatividade. Técnicas e exercícios que potencializam a criatividade e inovação em produtos e serviços. O processo de gestão criativo e de inovação na empresa. Características da pessoa criativa e inovadora. Como estimular a inovação e a criatividade na empresa.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Inglês V

Compreensão leitora em língua inglesa de textos autênticos da área de negócios em nível pós-intermediário. Vocabulário, aspectos gramaticais e sintáticos inerentes ao inglês para negócios em nível pós-intermediário. Prática da compreensão e expressão de gêneros orais em inglês, tais como entrevistas, apresentações e conferências. Produção textual de gêneros escritos pertencentes ao mundo corporativo.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Linguagem Brasileira de Sinais

Aspectos da Língua de Sinais e sua importância: cultura e história. Identidade surda. Introdução aos aspectos linguísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia, sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a língua Portuguesa.

Carga Horária: 40

Créditos: 2


coordenação

MSc. FABIANO LEHMKUHL GERBER

Docente na Faculdade desde 09/02/2015

Currículo lattes

corpo docente

Disciplina: Negociação e Conflitos
Docente na Faculdade desde 18/07/2016

CURRÍCULO LATES

Disciplina: Cultura e Sociedade
Docente na Faculdade desde 21/07/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplina: Empreendedorismo; Fundamentos de Marketing
Docente na Faculdade desde 09/02/2015

CURRÍCULO LATES

Disciplina: Gestão de Serviço
Docente na Faculdade desde 01/02/2017

CURRÍCULO LATES

Disciplina: Distribuição e Logística
Docente na Faculdade desde 16/07/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplina: Gestão de Preço Mercadológico
Docente na Faculdade desde 18/07/2016

CURRÍCULO LATES

Disciplina: Comunicação Empresarial
Docente na Faculdade desde

CURRÍCULO LATES

Disciplina: Desenvolvimento e Gestão de Produtos; Gestão do Composto Promocional
Docente na Faculdade desde 01/02/2017

CURRÍCULO LATES

Disciplina: Modelos de Gestão
Docente na Faculdade desde 18/02/2008

CURRÍCULO LATES

Disciplina: Matemática para Negócios
Docente na Faculdade desde 11/02/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplina: Inglês I, II e III
Docente na Faculdade desde

CURRÍCULO LATES

Quer dar uma virada na sua carreira? Conheça o curso de Marketing

01 de Agosto de 2017

Quer dar uma virada na sua carreira? Conheça o curso de Marketing

Quer dar um “up” na sua carreira? O curso de Marketing da Faculdade Cesusc, de Florianópolis, pode ser a sua porta de entrada para esse mercado em franco crescimento. Com a retomada da economia brasileira,…

leia mais

Alunos de Marketing realizarão a primeira edição do evento Cesusc Social

01 de Agosto de 2017

Alunos de Marketing realizarão a primeira edição do evento Cesusc Social

Alunos de Marketing realizarão a primeira edição do evento #CesuscSocial Na próxima terça-feira (dia 14), a partir das 20 horas, será realizado no Campus da Faculdade Cesusc, a primeira edição do evento #CesuscSocial. O evento…

leia mais

Professores da Cesusc são empossados no Conselho Regional de Administração

01 de Agosto de 2017

Professores da Cesusc são empossados no Conselho Regional de Administração

Professores da Cesusc são empossados no Conselho Regional de Administração Nessa segunda-feira (dia 6) dois Professores da Faculdade Cesusc foram empossados pela Câmera de Formação Profissional do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA)…

leia mais

Professores de ADS e MKT realizam projeto para integração e aprendizado

01 de Agosto de 2017

Professores de ADS e MKT realizam projeto para integração e aprendizado

Professores dos Cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Marketing realizam projeto para integração e aprendizado dos alunos O Projeto de Extensão, dos Cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Marketing da…

leia mais

Alunos de Marketing recebem palestra sobre sobre novas tecnologias e inovações

01 de Agosto de 2017

Alunos de Marketing recebem palestra sobre sobre novas tecnologias e inovações

Alunos de Marketing recebem palestra sobre sobre novas tecnologias e inovações Na última segunda-feira (dia 9), a 3ª fase do Curso de Marketing, recebeu o pesquisador e escritor Taivan Muller. A atividade ocorreu na disciplina…

leia mais

Faculdade Cesusc promove 3ª Jornada de Integração e Iniciação Científica

Faculdade Cesusc promove 3ª Jornada de Integração e Iniciação Científica A Faculdade Cesusc convida toda a comunidade acadêmica e externa para participar e/ou assistir a 3ª Jornada de Integração e Iniciação Científica (JIIC) que acontecerá de 06…

leia mais