De volta à universidade: quanto tempo dura a Faculdade de Administração

15 de fevereiro de 2018

Um dos cursos que mais se renova é o de Administração. As múltiplas abordagens apresentadas ao longo da graduação dão uma ampla visão do funcionamento de uma empresa ao aluno e possibilitam que este, ao final da Faculdade, vislumbre amplas oportunidades de trabalho nos setores privado e público e em entidades do terceiro setor. Inclusive, ele estará capacitado a criar a sua própria empresa, se esse for o seu desejo. Mas você sabe quanto tempo dura a Faculdade de Administração?

Quem opta por essa formação da Faculdade Cesusc termina o curso em quatro anos se fizer todas as disciplinas obrigatórias em todas as fases. No total, o curso tem 8 fases e 20 disciplinas optativas que podem ser agregadas à grade curricular do aluno conforme os seus interesses e aptidões na área de Administração. Confira, a seguir, mais sobre esse curso da Faculdade Cesusc e sobre o mercado de trabalho para o administrador.

Graduação com muitas possibilidades de atuação e em alta

O campo de atuação do administrador é imenso: ele pode trabalhar em áreas muito variadas, como a financeira, a logística, a de recursos humanos, a de projetos ou a de marketing, para dar alguns exemplos. Com o reaquecimento da economia, o cenário é bastante promissor para quem escolheu fazer a faculdade de Administração com o reaquecimento da economia. Em 2015, último dado disponível, eram mais de 4,5 milhões de empresas ativas no Brasil, segundo o IBGE.

Apenas em 2017, em Santa Catarina, segundo a Junta Comercial (Jucesc), foram constituídas 20,7 mil empresas – 5% a mais do que no ano de 2016. E diante das perspectivas de crescimento da economia brasileira, a expectativa das instituições financeiras na terceira semana de janeiro era de 2,7% de crescimento do PIB para 2018 e de 2,99% para 2019, segundo o Banco Central. Ou seja: o mercado vai precisar de mais administradores.

Saiba mais sobre o curso de Administração da Faculdade Cesusc

A faculdade de Administração Cesusc, de Florianópolis, tem duração de quatro anos (oito períodos) e é oferecido no período noturno. Ele é um dos melhores do Estado e está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado (clique aqui para participar). Na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), feito pelo Ministério da Educação, ele obteve o conceito 4 – sendo o conceito 5 o mais alto da avaliação.

Um dos destaques e grande diferencial do curso de Administração da Faculdade Cesusc é que ele enfatiza a gestão de negócios e o empreendedorismo. Ao longo da graduação, são apresentados estudos de caso e bons exemplos para ambientar o estudante ao dia a dia de uma empresa. O aluno tem ainda a oportunidade de conhecer a realidade da profissão por meio de encontros com empresários, visitas técnicas a empresas da Grande Florianópolis e participando de eventos ao longo do curso.

Outra característica da faculdade de Administração Cesusc é a sua multidisciplinaridade. O estudante não fica restrito ao universo da gestão e do empreendedorismo, recebendo bons conhecimentos de Economia, Matemática, Estatística, Direito, Comunicação, Ética e Filosofia.

No primeiro semestre do curso, o aluno é apresentado ao mundo da Administração através de disciplinas como Empreendedorismo, Fundamentos de Marketing, Comportamento Organizacional, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Fundamentos para Gestão, Matemática para Negócios e Cenários Econômicos.

No segundo período, é a vez de o acadêmico estudar disciplinas como: Comportamento do Consumidor, Planejamento de Carreira e Coaching, Teoria e Análise das Organizações, Comunicação Empresarial, Ética e Filosofia, Matemática Financeira e Gestão da Inovação e Criatividade

O número de disciplinas na terceira fase é menor, mas elas são amplamente relevantes: Gestão Contábil, Design Thinking, Gestão de Pessoas, Pesquisa de Marketing e Estatística Aplicada aos Negócios.

Depois, na quarta etapa do curso de Administração, o aluno cursa Arquiteturas Organizacionais, Cultura e Sociedade, Direito Empresarial, Gestão Estratégica de Marketing, Gestão de Operações e Processos (1ª parte), Finanças Corporativas e de Valor (1ª parte) e Projeto Integrado Multidisciplinar (1ª parte).

Ao começar a segunda metade do curso, no quinto semestre, o estudante terá as seguintes disciplinas: Plataformas Web e Mídias Sociais, Estratégia Empresarial, Liderança e Gestão de Equipes, Gestão de Operações e Processos (2ª parte), Finanças Corporativas e de Valor (2ª parte) e Bases para o Trabalho Acadêmico.

Já no sexto período é a vez de mergulhar em matérias como Desenvolvimento de Novos Negócios, Jogos Empresariais, Gestão de Serviços, Gestão de Suprimentos e Logística, Gestão de Vendas, Controladoria e Custos e a 1ª parte do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Na penúltima fase do curso de Administração – a sétima – o aluno fará uma imersão em disciplinas como Negócios Internacionais, Inteligência em Tecnologia da Informação, Gestão de Investimentos, Desenvolvimento de Pessoas, Direito do Trabalho, Cenários Econômicos (2ª parte), a 2ª parte do trabalho de conclusão de curso (TCC) e uma disciplina optativa, que pode ser escolhida em um leque composto por 20 matérias.

No oitavo e último semestre é a vez das disciplinas de Gerenciamento de Projetos, Consultoria Empresarial, Gestão do Conhecimento, Governança Corporativa, Gestão do Relacionamento, Tendências em Gestão, Direito Tributário, Projeto Integrado Multidisciplinar (2ª parte) e de escolher mais uma matéria optativa.

Ficou interessado(a) em nosso curso de Administração? Então venha estudar com a gente! Estamos com o Processo Seletivo Simplificado aberto.