Descubra como o curso de Administração pode preparar você para o sucesso

6 de março de 2018

Quem não quer ser bem-sucedido? Uma das alternativas para conquistar o sucesso profissional é investir no empreendedorismo, ou seja, abrir o seu próprio negócio. Para diminuir os riscos inerentes ao empreendedorismo, o mais indicado é que você esteja bem preparado(a).

Então saiba que a valorização do empreendedorismo e da gestão dos negócios está presente desde o primeiro dia de aula do curso de Administração da Faculdade Cesusc – até porque o objetivo dessa graduação é formar profissionais que sejam protagonistas em sua área de atuação.

O caminho do empreendedorismo para quem faz o curso de Administração

Empreendedorismo é uma das primeiras disciplinas que o aluno irá estudar no curso de Administração da Faculdade Cesusc. Nessa disciplina, o aluno vai entender o que é esse conceito e por que o Brasil é um país de empreendedores.

Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – um levantamento mundial sobre empreendedorismo –, em 2016 o Brasil tinha 48,2 milhões de empreendedores formais ou informais, o que equivale a 36% da população com idade entre 18 e 64 anos.

A caminhada pelo empreendedorismo é iniciada logo no início do curso de Administração da Faculdade Cesusc e segue nos semestres seguintes, com o aperfeiçoamento dos conceitos de Gestão dos Negócios. Na segunda fase, por exemplo, é o momento de o aluno entender o comportamento do consumidor.

Como você já deve saber, o perfil do consumidor está mudando rapidamente, especialmente pela influência das novas tecnologias. Outro fator que conta a favor de quem quer trilhar o caminho do empreendedorismo é a recuperação da economia. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), feita em janeiro de 2018, mostra um crescimento de 9,7% na intenção de consumo da população em relação ao mesmo mês de 2017.

Outro tema relevante para o empreendedorismo e que também faz parte da grade curricular do curso de Administração no segundo semestre é a Gestão da Inovação e Criatividade. Nela, o aluno vai aprender sobre os fundamentos da inovação e da criatividade, o processo de gestão desses dois aspectos, as características da pessoa inovadora e criadora e como estimular esses comportamentos no ambiente corporativo.

Uma das possibilidades de “trilha de sucesso” que o aluno pode encontrar ao longo do curso de Administração é o do empreendedorismo digital. Santa Catarina está cheia de cases de sucesso e Florianópolis é um dos principais polos de Tecnologia da Informação. No Estado, são mais de 600 empresas que atuam na área de TI, segundo a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).

Conhecimentos complementares ao empreendedorismo no curso de Administração

A formação voltada ao empreendedorismo do curso de Administração da Faculdade Cesusc é complementada por conhecimentos em outras áreas, como Economia e Direito. Na disciplina de Economia, o estudante irá entender como se montam os cenários econômicos que ajudarão a balizar as suas decisões empresariais no futuro – esse assunto, aliás, é tema de duas disciplinas, uma no 1º semestre e outra no 7º semestre.

Na disciplina de Direito, serão aprofundados os conhecimentos em Direito Empresarial, que estuda a legislação pertinente ao ambiente de negócios, como tipos de empresas e os diferentes títulos de crédito, no 4º semestre. Na 7ª fase, o aluno conhecerá o Direito do Trabalho. Nessa disciplina, você entenderá a legislação trabalhista e seus efeitos sobre o ambiente de negócios.

Na reta final do curso de Administração, o aluno mergulhará nos conhecimentos do Direito Tributário, disciplina em que serão estudados os diferentes tipos de tributos, a legislação tributária e como esta impacta no dia a dia da empresa.

Esses conhecimentos todos são apenas uma parte do que você poderá aprender no curso de Administração da nossa faculdade. Se você quiser mais informações sobre o curso de Administração, basta acessar a página do curso, e se você já sabe que este é o curso certo para você, o caminho mais rápido para fazer essa formação é entrar pelo Processo Seletivo Simplificado.