Florianópolis receberá novamente em 2019 o Jessup – maior competição de Direito Internacional do Mundo

26 de fevereiro de 2018

Mark, equipe da USP e Riccardo Savone (Foto: Zilian Costa e Silva)

Encerrou no último sábado (dia 24), o Jessup, maior competição de Direito Internacional do mundo, que reuniu na Faculdade Cesusc cerca de 90 acadêmicos de todo país e 40 profissionais renomados que participaram como juízes da competição. A equipe vencedora dessa edição é da USP, de São Paulo, e os integrantes receberam o troféu da amizade Canadá- Brasil das mãos do Embaixador do Canadá no Brasil, Rick Savone. No encerramento, também foi anunciado o local da etapa brasileira do Jessup 2019, e a Faculdade Cesusc será novamente a sede da competição.

“Um dos meus maiores objetivos como docente é divulgar a extrema qualidade da Escola de Direito Internacional de Santa Catarina e o Jessup é uma excepcional vitrine para isso. Aos poucos, vamos conquistando o espaço. Nessa edição, participaram a UFSC e a Unochapecó, além da Faculdade Cesusc, mas esperamos que outras instituições do Estado participem. Eventos assim, têm grande importância no nosso calendário porque mostram o Brasil mundo afora, e nossa qualidade no ensino do Direito. Mas não é só para fora que galgamos mais visibilidade e reconhecimento, nossos próprios alunos sentem-se motivados a participar de grupos de estudos e pesquisas e entendem o impacto de participar da competição para a carreira”, explicou o professor Paulo Potiara de Alcantara Veloso.

Lucas Lima, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos juízes da competição, destacou o alto nível dos participantes e a escolha da capital catarinense como sede do evento. “Ficamos todos positivamente impressionados pelo primor e o rigor das equipes na preparação de seus memoriais e nas respectivas plaidoiries (termo utilizado para explanações). Em não raras ocasiões, os times verdadeiramente flertaram com as defesas realizadas na Corte da Haia. Além disso, eu salientaria a importância desse evento ser em Florianópolis. Reforça-se o papel da cidade como centro de excelência no estudo e debate do Direito Internacional”, declarou.

Para o consultor da Embaixada Canadense no Brasil e o responsável pela rodada brasileira do Jessup, Mark Luz, a edição brasileira do Jessup foi um grande sucesso. “Tivemos mais universidades participantes na competição – 15 ao todo, sendo que cinco delas participaram pela primeira vez. Os juízes, voluntários, vieram de todo o Brasil e de países como Canadá, Portugal, Argentina, Bulgária, Reino Unido, França e Polônia. Estou confiante de que a competição em 2019 será outro recorde para o Brasil”, completou.