Grupo de Estudo e Pesquisa em Constituição e Democracia promove evento de encerramento do semestre

  • Data de publicação
    12 de junho de 2018
  • Discussão
    Nenhum comentário

Grupo de Estudo e Pesquisa em Constituição e Democracia promove evento de encerramento do semestre

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Constituição e Democracia, do curso de Direito da Faculdade Cesusc, realiza no próximo dia 20 de junho, às 17h30, uma palestra de encerramento das atividades do semestre com a Professora e Dra. em Filosofia pela UFRJ Julia Sichieri Moura. O tema será “John Rawls e o liberalismo político: sobre as condições para a justiça em um mundo plural”.

O grupo existe há quatro anos e desde então os encontros vêm acontecendo de forma constante. O objeto de estudo dos participantes são as relações de Constituição e Democracia. “Nós desenvolvemos projetos com duração de um ano e um ano e meio com o objetivo de criar estudos avançados na área do Direito Constitucional. Entre as atividades que realizamos com o grupo estão: produção de monografias, processos seletivos para mestrado e formação para pesquisadores”, explica o professor Samuel Martins, coordenador do grupo.

No último semestre, o grupo estudou, entre outros temas, as configurações da democracia no Brasil contemporâneo, com foco na constituição que completa 30 anos em 2018. Cerca de 10 participantes fazem parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Constituição e Democracia.

Para o professor Leonardo Rossano, também coordenador do grupo, uma das diretrizes do grupo é a busca por um debate interdisciplinar, estabelecendo um diálogo com outros setores do conhecimento acadêmico. “Neste ponto, a participação de professores de outros cursos e outras instituições têm sido fundamental para o aprimoramento dos estudos. O balanço que fazemos até então é muito positivo. O cotidiano não nos possibilita um aprofundamento dos assuntos em sala de aula, mas no grupo isso é possível e o fazemos com densidade e qualidade”, completa.