Jessup reunirá Acadêmicos de Direito de todo o País na Faculdade Cesusc

6 de fevereiro de 2018

Jessup reunirá Acadêmicos de Direito de todo o País na Faculdade Cesusc

A Faculdade Cesusc vai sediar a etapa nacional do Jessup, maior competição de Direito Internacional do mundo, promovida pela International Law Students Association, entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2018, no campus da instituição na SC401.

A organização estima que participarão do evento cerca de 90 estudantes, organizados em 15 equipes vindas de Universidades Públicas e Privadas de todo o Brasil. O curso de Direito da Faculdade Cesusc será representado pelos alunos: Lucas Groff, Leonardo Neves, Lara do Vale, Raquel Dias de Oliveira, João Victor Silveira, Julia Heinzen (treinadora) e Rafaela Hörmann (treinadora).

O embaixador do Canadá no Brasil, Rick Savone, vem para a final e vai entregar um troféu especial para o vencedor, doada pelo governo canadense para competição: a “Taça da Amizade Brasil-Canadá”. Recentemente, o consultor da Embaixada Canadense no Brasil e o responsável pela rodada brasileira do Jessup, Mark Luz, e o Embaixador Rick Savone, gravaram um vídeo falando sobre o troféu e a importância do apoio do governo canadense ao ensino superior de Direito no país.

A competição consiste em uma simulação de um julgamento na Corte Internacional de Justiça, na qual as equipes tem como base um caso fictício, que engloba importantes e complexas questões de direito internacional. As chamadas “rodadas” da competição consistem-se em disputas sucessivas em que duas equipes de diferentes faculdades disputam o melhor desempenho na defesa dos interesses de um dos lados de uma demanda que envolve dois países. O julgamento da rodada é feito por um corpo de três juízes, que na prática são pessoas de relevo para a prática e para o ensino do direito internacional.

Segundo o Coordenador Adjunto do Curso de Direito da Faculdade Cesusc, Professor Paulo Potiara de Alcantara Veloso, muitas ações já estão sendo realizadas. “Temos quase 50 juízes confirmados, vindos de várias partes do mundo. Além disso, abrimos cadastramento para voluntários para ajudarem a organização durante o evento. Outra frente de trabalho é o treinamento e os estudos com o grupo de alunos que representará a Cesusc. São muitas horas de dedicação e treinamento para o Jessup, e estamos preparados para a competição”, explica o docente.

A Etapa Nacional do Jessup, maior competição de Direito Internacional do Mundo, promovida pela International Law Students Association ocorrerá entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2018, no campus da Faculdade Cesusc na SC401.

Confira a programação:

WEDNESDAY     21           FEBRUARY                              2018

15h00-16h00     Team Registration/Orientation

16h00-16h45     Judges’ Registration/Orientation (Judges’ Room)

17h00-19h00     Preliminary Round I

THURSDAY       22           FEBRUARY                              2018