O que você vai estudar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Cesusc

20 de fevereiro de 2018

As oportunidades para mão de obra qualificada no segmento de Tecnologia da Informação são grandes. O segmento deve ser um dos que mais vai demandar mão de obra em 2018, devido à falta de pessoal especializado, conforme aponta uma reportagem publicada no jornal carioca “O Globo”.

De acordo com a notícia, as empresas estão ampliando suas redes e precisam de pessoal especializado para cuidar delas. As vagas serão disponibilizadas em empresas de todos os portes, portanto esse é o momento ideal para você investir no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Cesusc.

Segmento com vagas abertas na Grande Florianópolis

Santa Catarina abriga diversos polos de desenvolvimento de tecnologia e que precisam de pessoas qualificadas. Somente na Grande Florianópolis, um dos principais polos de TI do estado, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) estima que as empresas terão dificuldades para preencher 4 mil vagas até 2020.

Uma outra pesquisa, feita pela consultoria IT4CIO e divulgada pelo site Convergência Digital, mostra que algumas das áreas relacionadas com o segmento de tecnologia que mais irão contratar em 2018 são as relacionadas à automação de TI, computação em nuvem, BI (Business Intelligence), segurança da informação, inteligência artificial e IoT (Internet das Coisas).

Saiba mais sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

É para esse cenário promissor que o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Cesusc, de Florianópolis, quer preparar os seus alunos. Essa graduação, assim como as outras oferecidas pela nossa instituição de ensino, está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado (para participar, clique aqui).

A graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem três anos de duração, divididos em seis períodos, e é oferecida no período noturno. Tendo sido avaliada com conceito de curso 4 – em uma escala que vai de 0 a 5 – pelo Ministério da Educação, está qualificada como um dos cinco melhores cursos de Santa Catarina. A matriz curricular, por sua vez, foi concebida com o apoio da Acate.

Entre os diferenciais do curso estão as parcerias com a Dell Computadores, que desenvolveu o laboratório da graduação, e com plataformas como a Microsoft DreamSpark.

Outra vantagem da graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está no corpo docente do curso, que alinha a experiência acadêmica com a vivência profissional, garantindo um aprendizado que está de acordo com as demandas de mercado. O aluno também poderá obter certificações parciais, por módulos de interesse, facilitando a sua inserção no mercado de trabalho.

Para isso, são dadas disciplinas complementares, como Comunicação Empresarial (1° semestre), Estratégias e Modelos de Negócios (1° semestre), Comportamento Organizacional (2° semestre), Empreendedorismo e Sustentabilidade (3° semestre), Marketing Digital e Redes Sociais (4° semestre), Desenvolvimento de Negócios (5° semestre) e Liderança e Gestão de Equipes (6° semestre).

O aprendizado ao longo do curso é consolidado a partir do 2° semestre, na disciplina Projeto Multidisciplinar Integrador, que se estende por cinco semestres do curso. Um dos principais requisitos do universo da tecnologia da informação, o domínio do idioma inglês, também recebe atenção especial na grade curricular do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: são 80 horas distribuídas em duas disciplinas, uma no 1° semestre (Inglês Instrumental) e outra no 6° semestre (Inglês Business).