Biblioteca

Base de Dados

FONTES DE INFORMAÇÃO

As fontes de informação digitais disponibilizam o conteúdo de periódicos, portais e base de dados na íntegra, para acesso livre ao usuário.

Ao utilizaros artigos em trabalhos acadêmicos, é indispensável a citação da fonte que foi utilizada.

ELEMENTOS ESSENCIAIS E FORMATO DA CITAÇÃO

Autor(es) do artigo. Título do artigo: subtítulo (se houver). Título da revista (destacado), volume, número, intervalo de páginas, mês e ano de publicação, endereço eletrônico e data de acesso. O alinhamento é à esquerda e o espaçamento simples.

Exemplo:
WAGNER, Adriana. Configuração familiar e o bem-estar psicológico dos adolescentes. Psicologia: reflexão e crítica, v. 12, n. 1, p. 147-156, fev. 1999. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2007.

RELAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO DIVIDIDA POR ÁREA

GERAL

Sistemas de Publicações Faculdade CESUSC – Objetiva disponibilizar a produção acadêmica dos alunos dos cursos de graduação do CESUSC.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – Objetiva integrar, em um só portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar em todo o mundo, via Internet, o catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (USP) – É uma iniciativa inovadora da USP com o intuito de disponibilizar mundialmente, pela Internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. Trata-se de um esforço de contribuição para a sociedade do conhecimento.

Portal Domínio Público – Lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Portal Scielo – Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos de diversas áreas do conhecimento.


ADMINISTRAÇÃO

Banco de Teses e Dissertações da Escola de Administração da UFRGS – Disponibiliza o texto completo.

Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – Disponibiliza diversas informações a artigos no site.


DIREITO

Acórdãos do Supremo Tribunal da Justiça de Portugal – Base de dados do STJ de Portugal, direto da página do Ministério da Justiça.

Argumentandum – Notícias jurídicas: direito do trabalho, direito civil, direito penal, processo civil, processo penal e processo do trabalho.

Argumentum Jurídico – Portal Jurídico na Internet que disponibiliza canais de concursos, condomínios, consumidor, contrato, códigos, cursos jurídicos, direito ambiental, direito ambiental, direito tributário, latim forense, provas de concursos, súmulas, entre outros.

A Biblioteca Digital Jurídica (BDJur) – A biblioteca disponibiliza diversos tipos de documentos jurídicos em texto completo.

Biblioteca do Conselho da Justiça Federal (CJF) – A biblioteca do Conselho da Justiça Federal disponibiliza, através desta base de dados, o seu acervo de livros, artigos de periódicos, vídeos e outros documentos. Oferece mecanismo interno de busca.

Datajus – O Datajus é um site idealizado por José Tadeu Lisboa de Lima, advogado alagoano que atua há 12 anos com a Datalex, empresa alagoana que presta assessoria na leitura dos diários oficiais (clipping), com o objetivo de difundir e democratizar o conhecimento jurídico, visando facilitar a disseminação e o aprofundamento nessa ciência tão nobre, que tanto influência o dia-a-dia da vida de cada cidadão.

Direito.adv.br – Portal que disponibiliza informações jurídicas, Leis, jurisprudência, artigos e links relacionados à área do Direito.

Internetlegal – Site que reúne artigos, ensaios e estudos sobre Direito e Tecnologia da Informação.

Jurídico.com.br – Reúne informações sobre jurisprudência, ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), armas de fogo, associações de advogados, associações comerciais, bancos na internet, câmara dos deputados, chat jurídico, certidões, cursos on-line, Corregedoria da Justiça do Paraná, Códigos Cívil e Penal, Detran, Departamento Nacional de Registro do Comércio, Direito Bancário, Direito Oficial da União, Diário da Justiça, Diários Oficiais, Estatuto da Advocacia e da OAB, links ligados à área jurídica, entre outros.

Jurisprudência Unificada – Possibilita a consulta unificada às bases de dados oficiais de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal; do Superior Tribunal de Justiça; dos cinco Tribunais Regionais Federais e da Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais.

Mundolegal – Revista virtual, com notícias judiciais, doutrina, informações sobre eventos e canais de legislação, jurisprudência, dicionário jurídico, cálculos, profissionais, tribunais, cartórios e outros assuntos relacionados.

Portal do Direito – Oferece conteúdos relacionados com a área jurídica, como notícias, legislação e artigos variados.

Seqüência: Estudos jurídicos e políticos

Weblaw (em inglês) – Apresenta seus serviços, seminários e treinamento, modelos de contratos, notícias e artigos.


PSICOLOGIA

BIREME - Biblioteca Virtual em Saúde – A BIREME tem como objetivo a promoção da cooperação técnica em informação científico-técnica em saúde, com os países e entre os países da América Latina e do Caribe. Disponível em:

BVS-Psi - Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia – A Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi) tem como objetivo garantir o acesso à informação de forma rápida e precisa, através da seleção, organização e disseminação da informação neste espaço virtual especializado, assegurando ao psicólogo e pesquisador da Psicologia o acesso eficiente, online e eqüitativo aos produtos e serviços de qualidade disponibilizados na Internet e especialmente desenvolvidos para a sua qualificação profissional.

PEPSIC – Reúne uma coleção de revistas científicas em Psicologia e áreas afins. Tem como meta ampliar o acesso à produção científica em Psicologia e áreas afins através da publicação de periódicos em formato eletrônico e sua disponibilização gratuita na Internet.

POL - Psicologia online – Site do Conselho Federal de Psicologia.

Memorandum: Memória e História em Psicologia  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "A Faculdade CESUSC trabalha hoje, para fazer dos estudantes futuros profissionais diferenciados no Mercado de Trabalho."

    Rôsmari Lisboa Lopes, Aluna do Curso de Psicologia
    Rôsmari Lisboa Lopes
  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "A Faculdade é ótima, e esse foi um dos motivos que me levou a escolher a Cesusc para minha formação e realização do meu sonho."

    Mágda Lopes, Aluna do Curso de Design de Interiores
    Mágda Lopes
  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "O currículo e a estrutura da Faculdade são excelentes. Os conteúdos são muito interessantes, com foco total no Mercado de Trabalho."

    Iann Zampieri, Aluno do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    Iann Zampieri
Agência Hive