Biblioteca

Base de Dados

FONTES DE INFORMAÇÃO

As fontes de informação digitais disponibilizam o conteúdo de periódicos, portais e base de dados na íntegra, para acesso livre ao usuário.

Ao utilizaros artigos em trabalhos acadêmicos, é indispensável a citação da fonte que foi utilizada.

ELEMENTOS ESSENCIAIS E FORMATO DA CITAÇÃO

Autor(es) do artigo. Título do artigo: subtítulo (se houver). Título da revista (destacado), volume, número, intervalo de páginas, mês e ano de publicação, endereço eletrônico e data de acesso. O alinhamento é à esquerda e o espaçamento simples.

Exemplo:
WAGNER, Adriana. Configuração familiar e o bem-estar psicológico dos adolescentes. Psicologia: reflexão e crítica, v. 12, n. 1, p. 147-156, fev. 1999. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2007.

RELAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO DIVIDIDA POR ÁREA

GERAL

Sistemas de Publicações Faculdade CESUSC – Objetiva disponibilizar a produção acadêmica dos alunos dos cursos de graduação do CESUSC.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – Objetiva integrar, em um só portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar em todo o mundo, via Internet, o catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (USP) – É uma iniciativa inovadora da USP com o intuito de disponibilizar mundialmente, pela Internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. Trata-se de um esforço de contribuição para a sociedade do conhecimento.

Portal Domínio Público – Lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Portal Scielo – Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos de diversas áreas do conhecimento.


ADMINISTRAÇÃO

Banco de Teses e Dissertações da Escola de Administração da UFRGS – Disponibiliza o texto completo.

Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – Disponibiliza diversas informações a artigos no site.


DIREITO

Acórdãos do Supremo Tribunal da Justiça de Portugal – Base de dados do STJ de Portugal, direto da página do Ministério da Justiça.

Argumentandum – Notícias jurídicas: direito do trabalho, direito civil, direito penal, processo civil, processo penal e processo do trabalho.

Argumentum Jurídico – Portal Jurídico na Internet que disponibiliza canais de concursos, condomínios, consumidor, contrato, códigos, cursos jurídicos, direito ambiental, direito ambiental, direito tributário, latim forense, provas de concursos, súmulas, entre outros.

A Biblioteca Digital Jurídica (BDJur) – A biblioteca disponibiliza diversos tipos de documentos jurídicos em texto completo.

Biblioteca do Conselho da Justiça Federal (CJF) – A biblioteca do Conselho da Justiça Federal disponibiliza, através desta base de dados, o seu acervo de livros, artigos de periódicos, vídeos e outros documentos. Oferece mecanismo interno de busca.

Datajus – O Datajus é um site idealizado por José Tadeu Lisboa de Lima, advogado alagoano que atua há 12 anos com a Datalex, empresa alagoana que presta assessoria na leitura dos diários oficiais (clipping), com o objetivo de difundir e democratizar o conhecimento jurídico, visando facilitar a disseminação e o aprofundamento nessa ciência tão nobre, que tanto influência o dia-a-dia da vida de cada cidadão.

Direito.adv.br – Portal que disponibiliza informações jurídicas, Leis, jurisprudência, artigos e links relacionados à área do Direito.

Internetlegal – Site que reúne artigos, ensaios e estudos sobre Direito e Tecnologia da Informação.

Jurídico.com.br – Reúne informações sobre jurisprudência, ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), armas de fogo, associações de advogados, associações comerciais, bancos na internet, câmara dos deputados, chat jurídico, certidões, cursos on-line, Corregedoria da Justiça do Paraná, Códigos Cívil e Penal, Detran, Departamento Nacional de Registro do Comércio, Direito Bancário, Direito Oficial da União, Diário da Justiça, Diários Oficiais, Estatuto da Advocacia e da OAB, links ligados à área jurídica, entre outros.

Jurisprudência Unificada – Possibilita a consulta unificada às bases de dados oficiais de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal; do Superior Tribunal de Justiça; dos cinco Tribunais Regionais Federais e da Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais.

Mundolegal – Revista virtual, com notícias judiciais, doutrina, informações sobre eventos e canais de legislação, jurisprudência, dicionário jurídico, cálculos, profissionais, tribunais, cartórios e outros assuntos relacionados.

Portal do Direito – Oferece conteúdos relacionados com a área jurídica, como notícias, legislação e artigos variados.

Seqüência: Estudos jurídicos e políticos

Weblaw (em inglês) – Apresenta seus serviços, seminários e treinamento, modelos de contratos, notícias e artigos.


PSICOLOGIA

BIREME - Biblioteca Virtual em Saúde – A BIREME tem como objetivo a promoção da cooperação técnica em informação científico-técnica em saúde, com os países e entre os países da América Latina e do Caribe. Disponível em:

BVS-Psi - Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia – A Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi) tem como objetivo garantir o acesso à informação de forma rápida e precisa, através da seleção, organização e disseminação da informação neste espaço virtual especializado, assegurando ao psicólogo e pesquisador da Psicologia o acesso eficiente, online e eqüitativo aos produtos e serviços de qualidade disponibilizados na Internet e especialmente desenvolvidos para a sua qualificação profissional.

PEPSIC – Reúne uma coleção de revistas científicas em Psicologia e áreas afins. Tem como meta ampliar o acesso à produção científica em Psicologia e áreas afins através da publicação de periódicos em formato eletrônico e sua disponibilização gratuita na Internet.

POL - Psicologia online – Site do Conselho Federal de Psicologia.

Memorandum: Memória e História em Psicologia  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "Excelentes profissionais e ótima estrutura. No Curso a teoria e a prática caminham juntos, dando um boa base para o Mercado de Trabalho."

    Matheus da Silva Santos, Aluno do Curso de Administração
    Matheus da Silva Santos
  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "Ótima estrutura aliada a um excelente corpo docente, que proporciona aos alunos uma boa convivência e desempenho do aprendizado."

    Debora Zamban, Aluna do Curso de Direito e Aluna da Pós-Graduação
    Debora Zamban
  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "Do CESUSC levo as boas aulas, as boas vivências, os amigos da sala, as gincanas, os Professores e tudo que eu preciso para ser um administrador."

    Filipe Mesquita, Egresso do Curso de Administração
    Filipe Mesquita
Agência Hive