Biblioteca

Conheça a Biblioteca

A Biblioteca da Faculdade CESUSC leva o nome de Biblioteca Cruz e Sousa em homenagem a um dos precursores do simbolismo no País, o poeta nascido em Florianópolis João da Cruz e Sousa.

A Biblioteca está em constante crescimento, atualmente disponibiliza cerca de 45,5 mil obras de diversos autores, incluindo acervo técnico, literatura e DVDs, disponibiliza ainda um acervo de periódicos com cerca de 8 mil exemplares e oferece acesso a bibliotecas virtuais com aproximadamente 12 mil obras.

Está aberta para consulta para a comunidade acadêmica e local de segunda a sexta-feira e das 7h30 às 22h30 e nos sábados das 9h às 13h.

Ciente de seu cunho social a Biblioteca incentiva a leitura e a responsabilidade socioambiental na implementação dos mais diversos projetos. Veja o link de Projetos.

Confira mais informações sobre cadastros e demais assuntos de interesse dos usuários da Biblioteca da Faculdade, acessando o Guia do Usuário.
.: Guia do Usuário Biblioteca (PDF)

ACERVO

O crescimento do acervo da Biblioteca do CESUSC é gerenciado por uma Política de Desenvolvimento de Coleções, responsável por estabelecer parâmetros que norteiam o desenvolvimento de coleções e seleção / aquisição de obras.

Na atividade tratamento técnico das obras, para sua devida recuperação e descrição, a Biblioteca utiliza o software Sophia. Para esta atividade são utilizados instrumentos que obedecem padrões internacionais como o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), a Web Dewey - Classificação Decimal de Dewey eletrônica e Tabela Cutter-Sanborn.

A numeração que fica impressa na etiqueta de lombada do livro é estabelecida pela Classificação Decimal Dewey - CDD e a Tabela de Cutter-Sanborn.

A numeração estipulada pela CDD divide o conhecimento humano em 10 grandes classes:

000 - Obras Gerais (Metodologia Científica, Pesquisa, Comunicação/Jornalismo, Computação, Bibliografias, Enciclopédias).
100 - Filosofia (Metafísica, Conhecimento, Parapsicologia, Psicologia, Lógica, Ética).
200 – Religião.
300 - Ciências Sociais (Sociologia, Demografia, Política, Economia, Direito, Serviço Social, Educação, Comércio, Transportes, Folclore),
400 - Filologia e Linguística.
500 - Ciências Exatas (Matemática, Estatística, Astronomia, Física, Química, Mineralogia, Geologia, Biologia, Botânica, Zoologia).
600 - Ciências Aplicadas (Medicina, Enfermagem, Agricultura, Engenharias, Contabilidade, Administração, Tecnologia, Construção).
700 - Artes (Arquitetura, Artes Plásticas, Decoração, Pintura, Desenho, Artes Gráficas, Música, Fotografia e Esportes).
800 - Literatura (Teoria e produção literária).
900 - Biografia, História, Geografia.

INFORMAÇÕES ESTATISTICAS

778 novos usuários foram cadastrados em 2016.
1.333 novos exemplares foram adquiridos para atualização e ampliação do acervo em 2016. Além disso, 84 exemplares indicados pelos alunos foram comprados com a Taxa Biblioteca - Programa Penas Alternativas.

NÚMEROS DE EMPRÉSTIMOS DE MATERIAIS - 2016

MATERIAL 2016
Livros 72.801
Periódicos 4.549
DVD 1.576
Total 78.926

NÚMEROS DE ACESSO AO TERMINAL WEB - 2016

TURNO 2016
Manhã 21.006
Tarde 20.218
Noite 21.060
Total 62.284

 

  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "Conhecimento, qualificação, extensão da casa e da vida! Estímulo, realização, presente e futuro. Tenho orgulho de estudar na Faculdade CESUSC."

    Carolina do Prado Silva, Aluna do Curso de Psicologia
    Carolina do Prado Silva
  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "A Faculdade propicia aos seus alunos a melhor equipe de Professores. Ter no Currículo uma Graduação CESUSC é motivo de satisfação e orgulho!"

    Alexandre Salum Pinto da Luz, Egresso do Curso de Direito e Aluno da Pós-Graduação
    Alexandre Salum Pinto da Luz
  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "Da faculdade para o mercado de trabalho. Das técnicas à execução. Da apreciação da arte à prática delas. Daquilo que era sonho, torna-se real."

    Evelyse Morales, Egresso de Design de Interiores
    Evelyse Morales
Agência Hive