Biblioteca

A Biblioteca Cruz e Sousa tem como missão contribuir para a produção e inovação do conhecimento, mediando acesso à informação necessária ao processo de aprendizagem, sendo base para o ensino, pesquisa e extensão voltada às demandas da sociedade.

Ciente de seu cunho social promove ações de incentivo à leitura e implementa vários projetos socioambientais.

Seu acervo está em constante crescimento, com enfoque especial nos conteúdos digitais. São mais de 25 mil itens no acervo físico, entre livros, revistas, vídeos, jogos e produção acadêmica. No acervo digital estão disponíveis 20 mil e-books em português e mais de 3 mil periódicos eletrônicos das maiores publicadoras do mundo científico.

ATENÇÃO!
Horário de atendimento:

De segunda à sexta das 8h às 22h

E-mail: [email protected]

Telefone: (48) 3239-2640

GUIA DO USUÁRIO BIBLIOTECA

CONSULTE AS OBRAS EXISTENTES NA BIBLIOTECA DA FACULDADE CESUSC

CONSULTAR OBRAS

FAÇA RESERVAS E RENOVAÇÕES ONLINE USANDO SUA MATRÍCULA E SENHA DA BIBLIOTECA

RESERVAR OU RENOVAR

Na Biblioteca cada tipo de material encontra-se em ambientes distintos, conforme layout disponível.

Acervo geral: livros técnicos e legislação comentada;
Monografias: Trabalhos de conclusão de curso de Graduação e Pós-Graduação da Instituição;
Referência: dicionários, e enciclopédias;
Legislação: estatutos e códigos, e todo tipo de legislação integral;
DVD: técnicos e de lazer;
Literatura: literatura brasileira e estrangeira;
Periódicos: revistas e jornais.
Para obter uma listagem dos periódicos que atendem a um curso utilize o terminal web SophiA.
Na busca rápida selecione “Assunto” e na caixa de busca insira a área geral de conhecimento desejada seguida do termo “periódicos”.

Exemplo:

Arquitetura periódicos
Contabilidade periódicos
Design periódicos
Direito periódicos
Informática periódicos
Gestão periódicos
Inovação periódicos
Marketing periódicos
Psicologia periódicos
Utilize o filtro por tipo de material para selecionar os periódicos impressos  ou os periódicos eletrônicos (eJournals).

RELAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO DIVIDIDA POR ÁREA

 

Portal de periódicos Ebsco: A EBSCO é o principal agregador de bases de dados do mundo. As bases assinadas pela Cesusc são: Academic Search Elite, Business Source Elite, Fonte  Acadêmica, Legal Source e Regional Business News. Ao todo são mais de 3 mil títulos de periódicos e 70 mil documentos.

BV Pearson: Coleção de e-books das editoras Pearson, Contexto, InterSaberes, Casa do Psicólogo, Papirus, Cia. das Letras, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Blucher, Atheneu e outras. Mais de 8 mil livros disponíveis em português. Acesso através do Unimestre ou pelo catálogo da Biblioteca.

Minha Biblioteca: Coleção de e-books das editoras Atlas, Saraiva, Grupo GEN (Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica Forense, Método, LTC, E.P.U. e Forense Universitária) e Grupo A (Bookman, Artmed, McGraw-Hill, Penso). Mais de 10 mil livros disponíveis em português. Acesso através do Unimestre ou pelo catálogo da Biblioteca.

Biblioteca de Links: Lista selecionada de sites e fontes de pesquisa com informação científica de acesso livre.
https://tagpacker.com/user/biblioteca.cesusc

RELAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO DIVIDIDA POR ÁREA

O regulamento da Biblioteca da Faculdade Cesusc estabelece parâmetros de funcionamento, serviços, procedimentos e dá outras disposições. Consulte o regulamento na íntegra no arquivo abaixo.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

O presente documento estabelece parâmetros que norteiam o desenvolvimento de coleções, seleção/aquisição e desbastamento de documentos para composição do acervo da Biblioteca da Faculdade.

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

TUTORIAIS PARA USO DA BIBLIOTECA

Troca de senha:
Renovação:
Reserva:
Pesquisa Geral:
 Como acessar as bibliotecas virtuais:
 
MINHA BIBLIOTECA (e-books)
Como pesquisar:

Como pesquisar dentro do livro:

BV PEARSON (e-books)

Como pesquisar


Marcar páginas

Destaques no texto

Busca dentro do livro

Portal de Periódicos EBSCO

TUTORIAIS PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO (ABNT)

Acesse o Manual completo aqui

Normas ABNT – 1 – Margens e Sumário – Monografia

Normas ABNT – 2 – Artigo Científico

Normas ABNT – 3 – Citação + Referências

Normas ABNT – 4 – Paginação

O site no link acima apresenta orientações sobre como formatar trabalhos acadêmicos a partir das normas ABNT.

Todos Trabalhos de Conclusão de Curso são encaminhados à Biblioteca, porém só estão disponibilizados os arquivos com autorização expressa do autor para publicação. 

É bem importante que o estudante autorize a publicação. Além de divulgar o seu trabalho contribui para o crescimento acadêmico dos demais estudantes e o desenvolvimento da ciência. 

Caso o seu trabalho não esteja público no catálogo da biblioteca envie o formulário abaixo devidamente assinado.

Autorização para publicação de produção científica

As multas por atraso na devolução dos materiais emprestados são computadas na forma de pontos, que são acumulados da seguinte forma: um ponto a cada dia de atraso na devolução de cada obra, descontando-se sábados, domingos e feriados.

Cada 5 pontos correspondem a R$1,00. É possível acumular até 10 pontos sem prejuízo dos serviços de circulação. A partir do 11 º ponto os serviços de empréstimo, renovação e reserva ficarão suspensos até regularização.

As multas podem ser pagas em dinheiro, diretamente no balcão da Biblioteca.

 Mas também poderão ser convertidas em pena alternativa:

Troca por livros: novos ou usados, desde que em ótimo estado de conservação e cuja temática seja de interesse da Biblioteca

Troca por itens para doação: os itens arrecadados são repassados a entidades carentes. São várias campanhas ao longo do ano. Confira abaixo a campanha ativa no momento.

 

CONVERSOR DE PONTOS EM DINHEIRO

Caso prefira compensar a pena em dinheiro, use o conversor de pontos. Basta arrastar para os lados até a quantia de pontos desejados e o valor em reais será atualizado automaticamente.

PONTOS ACUMULADOS
VALORES EM REAIS

A Biblioteca da Faculdade CESUSC possui diversos projetos voltados às comunidades acadêmica e externa.

Os mesmos buscam atender alguns dos principais valores e princípios do CESUSC, como por exemplo o de Responsabilidade social e a sustentabilidade, pois os projetos desenvolvidos concretizam a interdependência existente entre os diversos componentes sociais envoltos nas comunidades interna e externa ao campus efetivada por meio do incentivo a leitura e a informação, fomento a cultura e a expressão artística, além de estimular um caráter cooperativo, colaborativo e social com diversas campanhas.

O Projeto Livros Livres foi criado pela Biblioteca para proporcionar a continuidade de acesso ao acervo aos alunos egressos da Faculdade.

Por meio do programa, estes se tornam usuários na categoria denominada ‘sócios’ da Biblioteca, com acesso para empréstimo domiciliar a livros do acervo geral, de literatura, DVD’s, referências, monografias e periódicos. Com isso, pretende-se estimular a prática da pesquisa e fomentação de produção do conhecimento sem restringir condições para que isso aconteça, além de possibilitar ao egresso uma continuidade de vínculo com o universo da Faculdade, sendo assim, tem-se mais uma maneira de conduzir a cidadania e responsabilidade social por meio do fomento e produção de conhecimento. Para realizar o cadastro, os usuários devem comprovar o término do curso de graduação ou pós-graduação na Faculdade.

A responsabilidade pela condição de empréstimo e devolução é acordada no momento da matrícula com o próprio usuário. Dados como e-mail e telefone são obrigatórios e um novo número (matricula) é atribuído para acesso a conta, considerando o ano letivo acrescido de mais três números que correspondentes a sequencia de cadastro, exemplo: 201001.

OBJETIVOS
– oportunizar, aos egressos da faculdade, acesso a estrutura da biblioteca;
– fomentar a produção técnico-científica.

O espaço tem a expectativa de ampliar a “Biblioteca” para além dos livros e leitura e oportunizar aos seus usuários e visitantes um espaço com apreciação cultural e artística em suas diversas manifestações visuais. Além disso, pretende-se estimular a prática da pesquisa e fomentação de produção do conhecimento ao considerar a temática exposta, sendo esta mais uma maneira de conduzir a cidadania e responsabilidade social através do lúdico dentro de espaço considerado acadêmico.

A ideia básica do programa é fomentar os segmentos de disseminação da cultura – produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão, abrangendo as seguintes temáticas para exposição: arte popular, artes visuais, dança, letras, música, patrimônio cultural e teatro. Além disso, pretende-se criar um espaço para o lançamento e divulgação de livros à comunidade.

Principais Objetivos

.: Criar um espaço alternativo para expor todos os tipos de obras de arte;
.: Promover a cultura do uso da Biblioteca;
.: Oportunizar maior acesso dos acadêmicos e comunidade externa aos bens culturais;
.: Proporcionar momentos culturais;
.: Resgatar valores de responsabilidade coletiva e apreciação de obras de arte de diversos tipos;
.: Incentivar a pesquisa da diversidade cultural e dos processos de criação.

 

O Epopeia Literária no Terminal de Ônibus de Santo Antônio de Lisboa consiste na alocação de um quiosque de autoatendimento, aberto 24 horas no Terminal situado ao lado da Faculdade. O usuário retira a obra que desejar e devolve assim que terminar a leitura. São feitas algumas recomendações como levar um livro por vez, não ficar muito tempo com o livro em casa, manter o quiosque organizado, entre outras.

A iniciativa teve início no dia 31 de outubro de 2007, com ampla divulgação na mídia e com o apoio da Secretaria de Transportes da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Para que seja sustentável, o Projeto conta com a parceria de todos.

Caso você tenha livros que não estão sendo utilizados e podem ser doados, basta levar a Faculdade CESUSC, aos cuidados da Biblioteca.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail [email protected].

O Projeto “Literatura Mais Vendidas” consiste na aquisição das obras consideradas mais vendidas na atualidade seguindo a relação dos títulos propostos por revistas de circulação geral, livrarias e sites de cultura e literatura.

Os livros são adquiridos mensalmente através do Programa Penas Alternativas e tem como principal objetivo estimular a leitura de obras que não sejam estritamente técnicas, através da exposição destes e da atualização constante do acervo.