Análise e Desenvolvimento de Sistemas

MEC CONCEITO 4
  • Até 25% de desconto
  • Duração
    2 Anos | 4 Períodos
  • Presencial
    Sede SC-401
  • Horário das Aulas
    Período Noturno

LOCAL DO CURSO: SEDE SC-401

O Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas busca atender plenamente às necessidades do mercado de TI, com disciplinas formadoras que garantem o conhecimento mediante o equilíbrio entre teoria e prática, fornecendo uma formação diferenciada e qualitativa por trilhas de conhecimento com foco em tecnologias emergentes do mercado atual.

CONFIRA O PORTFÓLIO DE PROJETOS DO CURSO

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Parcerias de peso

O Projeto do Curso já nasceu com parcerias de referência no Mercado. O laboratório da graduação foi desenvolvido com a Dell Computadores e o Curso conta com parcerias com a Microsoft Imagine e Google for Education.

Sintonia com o mercado

O Corpo Docente do Curso tem tanto experiência acadêmica quanto vivência profissional, o que garante uma formação alinhada com as demandas do mercado.

Formação flexível, disruptiva e inovadora

Com Matriz Curricular flexível, que não apresenta pré-requisitos para os estudantes, o curso permite que cada aluno faça a sua trajetória curricular por meio de trilhas de conhecimentos. O acadêmico também poderá obter certificações parciais por módulos de interesse. Possui os projetos de extensão Aula Aberta e Disrupção & Marcado além da sala de aula. Também desenvolve pesquisa científica através do Grupo de Pesquisa Modelos Analíticos e de Simulação Computacional com as linhas: a) Avaliação de desempenho com o uso de arquiteturas de Business Intelligence; b) Ferramentas para big data; c) Internet das Coisas (IOT).

Carreira

O profissional formado neste Curso atua no desenvolvimento e de soluções para processos de negócios, planejamento e gerenciamento de informações e infraestrutura de computação das organizações.

Mercado de trabalho

Este profissional é um dos mais promissores do mercado.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Análise e desenvolvimento de software

Uma das áreas mais procuradas por empresas de todos os níveis, e que apresenta a maior carência de profissionais especializados, principalmente em DevOps.

Desenvolvimento e manutenção de bancos de dados

O profissional que atuar nesta área irá desenvolver bancos de dados para que programas computacionais funcionem e apresentem as respostas esperadas pela organização. Além de realizar a instalação e a configuração do software criado, atualmente aprimorando-se na área de Data Science.

Administração de redes

O analista de sistemas que atuar nesta frente será responsável por toda a infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) de uma empresa, migrando cada vez mais para cloud.

Gerência em TI

Um profissional preparado para ser gestor de equipes para análise e desenvolvimento de softwares, assim como gerenciar toda a infra de tecnologia das organizações com tecnologias emergentes como IA. Conhecedor e preocupado com a segurança da informação segundo as normas e padrões e legislação como a LGPD.

Suporte técnico

O analista de suporte técnico é o profissional responsável pela infraestrutura de TI de uma empresa ou organização. Ele é quem garante o suporte tecnológico para o tráfego de informações. Cada vez mais especializado em automação com uso de IOT.

Pesquisador e consultor em tecnologias emergentes

Realiza pesquisas científicas e mercadológicas com intuito de ofertar consultorias em tecnologias emergentes como: Data Science, IA, IOT, Machine Learning, AGILE, DataOps, Big data, DevOps, Cloud, RV, RA, Blockchain, Robótica, Edge Computing, Contêineres, mobile, etc.

Sem taxa de matrícula.

A bolsa de 25% é concedida apenas para alunos novos, ou seja, os ingressantes na primeira fase do curso através de processo seletivo realizado no ano 2023/1.

Todos os descontos não são cumulativos e estão condicionados ao pagamento do boleto no prazo.

Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.

PARA INFORMAÇÕES DE VALORES CLIQUE AQUI

Matriz curricular

Portaria Ministerial nº 382, de 27/04/2017, publicado no DOU de 02/05/2017

ementas do curso

Fundamentos e Aplicação do Processo de Desenvolvimento de Software Ágil

Apresentar os fundamentos do processo de desenvolvimento de software seguindo as boas práticas ágeis de desenvolvimento de software com Scrum, Lean, XP para atender as demandas de projetos , realizar com eficiência a entrega do produto final e gerir equipes de desenvolvimento.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Projeto Multidisciplinar Integrador I - Geração de Ideias e Modelagem de Negócios

Desenvolver ideias inovadoras por meio de técnicas de Design Thinking e Storytelling apresentando propostas, argumentos e protóTipos orientados por modelos de negócio, bem como instrumentar os alunos com ferramentas de compartilhamento e desenvolvimento de software, contemplando criação de páginas em HTML/CSS, uso do GIT e VS-Code.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Introdução a Banco e a Ciência De Dados

Introdução a Banco de Dados Relacionais e Não Relacionais. Modelagem Relacional e Dimensional. CRUD em Linguagens de consulta SQL e NoSQL. Otimização e performance de Sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBD). Monitoramento e Avaliação de Resultados por meio de Business Intelligence e Ciência de Dados (Dados estruturados e não estruturados).

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Práticas Interdisciplinar I

Construção, planejamento, realização e avaliação de ações interdisciplinares de extensão na comunidade, vinculadas à formação acadêmica, garantindo a participação ativa dos acadêmicos na organização, execução e aplicação das ações de Extensão junto à comunidade externa.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Análise de Problemas e Lógica Computacional para Sistemas e Aplicativos

Análise de problemas partindo da definição de requisitos para construção de códigos simulando o ciclo de desenvolvimento de software construindo soluções por meio de linguagens para desktop, Web, Mobile, Embarcado e Internet das Coisas. Utilização de ferramentas de apoio ao desenvolvimento : GIT e Sublime.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Fundamentos De Sistemas De Informação (Híbrido)

: Introdução aos sistemas de informação: importância da Tecnologia da Informação para as organizações, sistemas e Tecnologia de Informação, componentes de um sistema, TI e competitividade, sistemas transacionais, funcionais e de suporte gerencial. Sistemas integrados de gestão comercial: necessidade de integração, ERP - sistema integrado de gestão gerenciamento da cadeia de suprimentos e soluções de TI.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Modelagem e Desenvolvimento Interfaces de Sistemas com Critérios Ergonômicos

Apresentação dos princípios e fundamentos de UX Design (Design de Experiência do Usuário), UI Design (Design de Interface do Usuário), IA (Arquitetura da Informação) e IxD (Design de Interação). Demonstração de métodos, técnicas e ferramentas para prototipação e avaliação de interfaces de produtos digitais. Aplicação e avaliação de pesquisas com usuários. Apresentação das principais recomendações de ergonomia, usabilidade e acessibilidade para interfaces. Prática com HTML/CSS/Bootstrap e ferramentas de desenvolvimento: Figma.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Ferramentas para Esteira de Desenvolvimento de Aplicações e Sistemas (Híbrida)

Compreensão aprofundada de como as ferramentas modernas de desenvolvimento de software podem ser usadas para facilitar a colaboração e a integração contínua de aplicações e sistemas com o framework Scrum. Trabalhar desde a introdução aos conceitos básicos do Scrum até a implementação de pipelines de integração e entrega contínuas usando ferramentas de automação, como Git, Jenkins e Docker. Aprender obre ferramentas de gerenciamento de projetos ágeis, como Trello e JIRA, bem como as melhores práticas para o gerenciamento de código fonte, testes automatizados e deploy. Constriur competência e habilidades para trabalhar com sucesso em equipes de desenvolvimento ágil usando as ferramentas mais modernas e eficazes para gerenciar projetos e processos de desenvolvimento de software.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Projeto Multidisciplinar Integrador II - Com Foco em Atividades de Prototipagem de Ideias e Modelagem do Sistema

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Modelagem e Desenvolvimento de Bancos de Dados Relacionais com SQL

Compreensão completa dos conceitos fundamentais de bancos de dados relacionais, bem como as habilidades necessárias para projetar, implementar e gerenciar um banco de dados usando a linguagem SQL.Abrangir desde a modelagem de dados até a implementação de consultas complexas, permitindo a criação e gerenciamento de esquemas de banco de dados, tabelas, restrições e índices. Projetar consultas eficientes, incluindo subconsultas, joins, agregação e expressões condicionais. Construir competências e habilidades para criar, gerenciar e otimizar bancos de dados relacionais usando a linguagem SQL, atendendo às necessidades de negócios do mundo real.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento Front-end |

Programação de Front-end Developer construindo competências e habilidade com o uso de Javascript, HTML 5 (CSS, XPath, Request, esponse), em como o uso de bibliotecas e frameworks populares. Deverá trabalhar os skills que venha atender o Customer Experience (CX) em um desenvolvimento Hands On e de Mobile First para aplicações web front-end modernas, dinâmicas e responsivas. Tal desenvolvimento deve utilizar as tecnologias mais atuais exigências do mercado.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento Back-end |

utilizar de conceitos de API em Linguagem NodeJS fornecendo aos estudantes uma compreensão completa das habilidades necessárias para projetar, implementar e gerenciar uma API RESTful em NodeJS, através de um desenvolvimento Hands On. A ementa cobre desde os conceitos básicos de APIs RESTful até a implementação de rotas e endpoints, manipulação de dados com - especificar -, middleware e autenticação, testes automatizados e integração contínua, bem como estratégias de deploy e gerenciamento da API. A disciplina irá construir habilidades necessárias para criar e gerenciar aplicações back-end escaláveis e seguras usando NodeJS, seguindo as melhores práticas de desenvolvimento de software e garantindo a qualidade e a segurança da API desenvolvida.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Cultura e Sociedade (EAD - Assíncrona)

Temas Fundamentais de Economia, Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Sociedade Moderna segundo Pensadores Clássicos. Direitos Humanos. Aspectos Culturais da Sociedade Atual. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Práticas Interdisciplinar II

Construção, planejamento, realização e avaliação de ações interdisciplinares de extensão na comunidade, vinculadas à formação acadêmica, garantindo a participação ativa dos acadêmicos na organização, execução e aplicação das ações de Extensão junto à comunidade externa.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Projeto Multidisciplinar Integrador III - Codificação da Solução

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Modelagem e Desenvolvimento de Bancos de Dados Não Relacionais – noSQL

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento Front-end II

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento Back-end II

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Ferramentas de Implantação Contínua Devops (EAD - Síncrona)

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Disciplinas Optativas EAD (carrossel e Certificação EXIN) - Assíncronas

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Práticas Interdisciplinar III

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Projeto Multidisciplinar Integrador IV - Codificação e Implantação da Solução em Nuvem

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento Assistido aos Projetos (EAD - Síncrona)

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento com Linguagens de Programação Disruptivas I

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Arquiteturas de Aplicação - Jogos, Serviços, Web, Eventos, Mobile, IOT, IA, BI, Big Data e Metaverso

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento com Linguagens de Programação Disruptivas II

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (EAD - Assíncrona)

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Práticas Interdisciplinar IV

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Fundamentos de Sistemas de Informação

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão de Carreira

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Comunicação Empresarial

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Liderança e Gestão de Equipes

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Comportamento Organizacional

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Negócios Eletrônicos

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Estratégia e Gestão de Projetos

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento de Equipes para Inovação e Aprendizagem

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Empreendedorismo e Inovação

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Fundamentos de Marketing

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Marketing de Relacionamento

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Planejamento de Marketing e Vendas

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Treinamento e Desenvolvimento

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Certificação EXIN - Carga Horária fora da Matriz Definida por tipo de Certificação

    Ao clicar no botão "ENVIAR", você concorda com a Política de Privacidade da Cesusc.

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 13/03/2024

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de estágio em Administração Oportunidade de estágio em Arquitetura e Urbanismo Oportunidades Trabalho Oportunidade de estágio em…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 21/02/2024

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de Estágio em Administração Oportunidade de estágio em Marketing Oportunidade de Estágio em Direito Oportunidade de estágio…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 24/01/2024

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de Estágio em Marketing Oportunidade de Estágio em Administração Oportunidade de Estágio em Direito Oportunidade de Estágio…

    leia mais

    Explorando novos horizontes da14ª JIIC durante a semana de 04/12 a 07/12. 🚀✨

    14 de dezembro de 2023

    Explorando novos horizontes da14ª JIIC durante a semana de 04/12 a 07/12. 🚀✨

    Bancas de PMI´s de ADS: Na semana de 04/12 a 07/12, em paralelo com a 14ª JIIC, ocorreu a aprentação das Bancas dos Projetos Multidisciplinares Integradores – PMI´s do curso de Análise e Desenvolvimento de…

    leia mais

    Projeto de Extensão “Práticas Educacionais Voltadas à Tecnologia da Informação”

    Projeto de Extensão “Práticas Educacionais Voltadas à Tecnologia da Informação”

    O Projeto de Extensão “Práticas Educacionais Voltadas à Tecnologia da Informação”, sob a coordenação do Professor Fabiano Fernandes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, efetuou mais uma significativa doação de livros à Biblioteca…

    leia mais

    ADS : PALESTRA SOBRE FERRAMENTAS PARA ESTEIRA DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES.

    17 de novembro de 2023

    ADS : PALESTRA SOBRE FERRAMENTAS PARA ESTEIRA DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES.

    O Professor Wallace das turmas ADS21 e ADS22 do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas convida nesta sexta dia 17/11/23, todos os alunos do curso para participar de uma palestra em sua disciplina de…

    leia mais