CESUSC é única privada da Gde Florianópolis a receber selo de qualidade da OAB

13 de janeiro de 2016

Faculdade CESUSC é única instituição privada da Grande Florianópolis a receber selo de qualidade do Conselho Federal da OAB

Nesta quarta-feira (dia 13) o Curso de Direito da Faculdade CESUSC recebeu do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil o selo de qualidade da Instituição “Recomenda OAB”, na sede da entidade, em Brasília. O Curso de Direito da Faculdade foi o único da Grande Florianópolis, das instituições privadas avaliadas pelo Conselho Federal, a receber a honraria. Outros 139 cursos de instituições brasileiras receberam a recomendação da OAB. Em sua quinta edição, o “Recomenda OAB” selecionou as Faculdades com base no índice de aprovação no Exame de Ordem Unificado e no conceito obtido no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

O Selo de Qualidade é editado a cada três anos e divulga periodicamente os cursos de Direito que mais se destacam em cada Unidade da Federação. Segundo o Diretor Presidente da Faculdade CESUSC, Prudente José Silveira Mello, o sentimento é de extremo orgulho e satisfação. “Este selo representa o trabalho que vem sendo constituído ao longo de 15 anos. É o retrato da missão da Faculdade CESUSC, que foi idealizado desde a concepção do Curso e está se concretizando nesse reconhecimento público. Figurar entre os melhores cursos de Direito do país é uma honraria. Significa que estamos no caminho certo em termos pedagógicos e das ações voltadas para a comunidade, com alunos e professores comprometidos com os Direitos Humanos, a cidadania e a democracia”, explica.

Foram até Brasília para receber o selo, o Diretor Presidente da Faculdade CESUSC, Prudente José Silveira Mello, e o Coordenador do Curso de Direito Rogério Duarte da Silva.

A cerimônia também contou com a participação do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que explicou que havia, há alguns anos, um excesso de cursos e alunos de direito. Em parceria com a OAB, o órgão estabeleceu novos critérios para a abertura de cursos, como estrutura, corpo docente etc. “Quero parabenizar OAB por este selo de qualidade. MEC tem seus próprios critérios de avaliação de cursos, mas estabelecer um selo de qualidade é orientação a mais para estudantes”.

Já o Presidente do STF, Ricardo Lewandowski, também presente na ocasião, abordou em seu discurso a importância de boas faculdades formarem bacharéis em direito com formação ampla e multicultural, focada em diversas áreas do conhecimento. Esta formação, segundo o magistrado, permitirá um avanço em políticas que serão essenciais no futuro do país: diminuir a litigiosidade, com métodos alternativos de resolução de conflitos, como mediação, conciliação e arbitragem, e as audiências de custódia, que têm diminuído o número de presos provisório no Brasil. “É preciso, neste momento histórico, que nós, operadores do direito, tenhamos uma visão crítica e alternativa de nossa prática”. Estas 139 Faculdades de Direito certamente têm visão plural do fenômeno jurídico e estão preparadas para se utilizar dos métodos alternativos, contribuindo para a pacificação do país e a preservação do Estado de Direito, patrimônio inalienável de todos os cidadãos”, afirmou.

Em Santa Catarina os Cursos de Direito que receberam o selo foram:

Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – Faculdade Cesusc (Campus de Florianópolis)
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Campus de Florianópolis)
Universidade Regional de Blumenau – Furb (Campus de Blumenau)
Universidade da Região de Joinville – Univille (Campus de Joinville)
Centro Universitário Barriga Verde – Unibave (Campus de Orleans)
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul (Campus de Tubarão)
Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (Campus de Xanxerê)