José Geraldo de Sousa Júnior receberá título Honoris Causa da Faculdade CESUSC

19 de fevereiro de 2016

Dr. José Geraldo de Sousa Júnior receberá título Honoris Causa da Faculdade CESUSC

No dia 3 de março de 2016, às 19 horas, o Professor e ex-Reitor da Universidade de Brasília (UnB), Dr. José Geraldo de Sousa Júnior, receberá o título de Professor Honoris Causa da Faculdade CESUSC. A cerimônia ocorrerá no Auditório da Instituição. O evento marcará o início deste semestre como aula inaugural.

O título é concedido pela Faculdade a professores, intelectuais, pessoas públicas ou cientistas ilustres, e que tenham prestado relevantes serviços à mesma, ao ramo de conhecimento ou da atividade humana em que atua.

José Geraldo é um dos principais expoentes do “O Direito Achado na Rua”, que desde sua concepção, decorre da reflexão e prática de um movimento crítico denominado “Nova Escola Jurídica Brasileira” (NAIR), desenvolvido na década de 1980 na Universidade de Brasília. Ao longo das décadas, “O Direito Achado na Rua” abriu várias frentes de atuação, constituindo-se como: grupo de pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). O primeiro volume da série “O Direito Achado na Rua” ocorreu em 1987 e consistiu em uma “Introdução Crítica ao Direito”, desenvolvido sob o referencial crítico do humanismo dialético da NAIR para atender a uma solicitação de advogados e advogadas populares que atuavam para os mais diversos movimentos e entidades de defesa de Direitos Humanos. Atualmente o “Direito Achado na Rua” tem mais de 45 pesquisadores envolvidos registrados no CNPq.

Sobre José Geraldo de Sousa Júnior
O homenageado tem um vasto currículo destacando suas titulações como, Mestre em Direito pela Universidade de Brasília e Doutor em Direito (Direito, Estado e Constituição) pela Faculdade de Direito da UnB; Pesquisador de temas relacionados aos Direitos Humanos e Cidadania; ocupou postos importantes dentro e fora da UnB. Foi chefe de gabinete e procurador jurídico na gestão do professor Cristovam Buarque; dirigiu o Departamento de Política do Ensino Superior, no Ministério da Educação; e é membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde acumula três décadas de atuação na defesa dos direitos civis e de mediação de conflitos sociais.
José Geraldo foi escolhido reitor em eleição realizada em 2008 – com voto paritário de professores, estudantes e funcionários da UnB. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, cidadania, justiça, direito achado na rua e direitos humanos.