Faculdade CESUSC intensifica ações de combate contra o H1N1

  • Data de publicação
    25 de abril de 2016
  • Discussão
    Nenhum comentário

Faculdade CESUSC intensifica ações de combate contra o H1N1

A Vigilância Epidemiológica de Florianópolis confirmou sete casos do vírus Influenza A, sendo seis deles diagnosticados com o subtipo H1N1. Por isso, buscando a segurança e o bem-estar dos alunos e professores, a Faculdade CESUSC informa que disponibilizou 28 suportes de álcool líquido 70%. Eles estão instalados nos corredores térreo e superior, no acesso ao auditório e nos setores de atendimento – locais que circulam e/ou concentram mais pessoas.

A ação, que iniciou na semana passada, seguirá de forma intensa até agosto. “Nos meses mais frios os casos de gripe aumentam. O álcool é um paliativo, já que os cuidados vão muito além de higienizar as mãos, mas são muito importantes na prevenção e no combate à transmissão do vírus”, explica Fernando Luiz de Oliveira, Gerente Administrativo e de Tecnologia da Informação.

Medidas como cartazes explicativos sobre a prevenção, o contágio e o tratamento serão colocados nos murais da Faculdade, entre outras ações que estão sendo avaliadas.

Fique por dentro

Como ocorre a transmissão?

Assim como a gripe comum, o vírus é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de indivíduos infectados.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas mais comuns são tosse, dor de cabeça, dor de garganta, vias respiratórias congestionadas e febre acima de 38°C. Eles podem vir acompanhados ou não de náusea, dores no corpo e irritação nos olhos.

Orientações

– Lave as mãos frequentemente com água e sabão;

– Ao tossir ou espirrar use lenços descartáveis ou proteja a face junto à dobra do cotovelo para evitar que gotículas fiquem no ar;

– Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

– Se estiver com gripe, evite locais fechados ou com aglomerado de pessoas;

– Não use medicamentos sem a indicação médica. Procure seu médico ou unidade de saúde para ter o diagnóstico e receber o tratamento adequado.