Faculdade CESUSC entregará título Honoris Causa a Álvaro Reinaldo de Souza

3 de maio de 2016

Faculdade CESUSC entregará título Honoris Causa a Álvaro Reinaldo de Souza

Nesta quinta-feira (dia 5), às 19 horas, a Faculdade CESUSC homenageará o Dr. Álvaro Reinaldo de Souza com o título de Professor Honoris Causa em reconhecimento à sua eminente trajetória profissional na área do Direito e luta pelo Direito dos povos indígenas e minorias étnicas.

O título Honoris Causa é concedido pela Instituição a professores, intelectuais, pessoas públicas ou cientistas como forma de homenagear ilustres personalidades do cenário intelectual e eternizar visitas importantes para a história da Instituição.

A homenagem será realizada no auditório da Faculdade.

Sobre Álvaro Reinaldo de Souza

Mestrado 1978/1982 e Doutorado (1996/2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo defendido a Dissertação “O índio perante o direito brasileiro” (banca com os professores Silvio Coelho dos Santos, Osni Regis (orientador) e Dalmo de Dallari), e a Tese “Povos Indígenas. Minorias étnicas: eficácia dos direitos constitucionais dos povos indígenas” (banca formada pelos professores Edmundo Lima de Arruda Jr (orientador), Silvio Coelho dos Santos, Carlos Marés de Souza Filho, José Alcebíades de Souza Filho e Clemerson Melin Cléve). A convivência na UFSC por quase vinte anos determinou reflexos em sua carreira profissional.

Nos quatro anos de mestrado e os seis de doutorado foram dedicados a produzir conhecimento que fosse útil à defesa dos interesses e direitos dos povos indígenas. Segundo ele, “uma universidade de terceiro mundo, pública, como a nossa (UFSC), não pode olvidar aqueles que são os mais excluídos, no dizer de Joaquim Herrera aqueles que: não estão na periferia, são a própria periferia”.