O profissional em Gestão da Tecnologia da Informação em ascensão no mercado

  • Data de publicação
    18 de maio de 2016
  • Discussão
    Nenhum comentário

O profissional em Gestão da Tecnologia da Informação em ascensão no mercado de trabalho

A informação é o bem mais precioso de empresas e organizações, tanto no setor público como no privado. A sistematização e as ferramentas aplicadas para armazenar e gerenciar as informações evoluíram com o avanço de novas tecnologias. A demanda por profissionais de Gestão da Tecnologia da Informação vem crescendo no Brasil, principalmente em organizações que prestam serviços na área de TI. Por isso, a Faculdade CESUSC está ofertando o Curso em Gestão da Tecnologia da Informação.

Atualmente, as empresas buscam um profissional de TI que não seja apenas técnico-operacional e sim um executivo gerente ou diretor de TI, ou seja, um profissional que domine as técnicas, seja estratégico dentro do negócio e que domine as diferentes disposições e infraestruturas (administração dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados).

“O mercado dessa área necessita de um profissional que defina parâmetros de utilização de sistemas, gerencie os recursos envolvidos, implante e documente rotinas, controle os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados, administre os recursos de redes e gerencie os sistemas implantados”, explica o professor e coordenador do curso, Sérgio Murilo Schütz.

Competências profissionais:

– Prospectar novas tecnologias na área de TI;
– Propor soluções de TI para apoiar a aquisição de dados; comunicação, coordenação, análise e apoio à decisão;
– Diagnosticar e analisar a infraestrutura da empresa ou organização para implantar soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação;
– Selecionar métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de soluções;
– Gerenciar projetos de infraestrutura de TI;
– Atuar como empreendedor e realizar prospecção, avaliação de riscos e desenvolver novos negócios baseados em oportunidades de mercado;
– Otimizar recursos tecnológicos, minimizar riscos de investimento e fornecer subsídios na tomada de decisões (custo-benefício) na infraestrutura de TI.

Saiba mais sobre a Matriz Curricular e outras infomações no site da Faculdade.