Faculdade CESUSC realiza XI Jornada de Psicologia

22 de agosto de 2016

Faculdade CESUSC realiza XI Jornada de Psicologia

Iniciou hoje, e vai até o 26 de agosto, a XI Jornada de Psicologia do Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC. Neste ano, o tema escolhido é “TRANSbordando gêneros, despatologizando identidades: o que a Psicologia tem a ver com isso?”, que tem a intenção de trazer para o debate assuntos que atravessam diretamente o campo profissional dos Psicólogos, tais como as violências de gênero, a homofobia e o racismo. Violências que são potenciais geradoras de sofrimento psíquico e modos de exclusão na sociedade.

O objetivo da Jornada é apresentar aos alunos e à comunidade o posicionamento ético e político da Psicologia em relação às múltiplas possibilidades de vivência e expressão dos gêneros e da sexualidade. “Através da apresentação de ideias, relatos de experiências, discussões grupais e contato com trajetórias de vida, pretendemos potencializar um espaço de debate teórico, de conhecimento das práticas e, principalmente, de desconstrução das formas de compreensão no que se refere à constituição do sujeito”, explica o professor Gabriel Bueno.

A edição deste ano trará um debate interdisciplinar entre diversas esferas do conhecimento que sustentam a despatologização das identidades e a pluralidades dos gêneros. “Teremos convidados das áreas do Direito, Medicina e Saúde Pública discutindo o acesso à saúde e cidadania das pessoas trans, além de participantes dos movimentos feministas e pesquisadores, interlocutores da Psicanálise e profissionais da Educação e da Antropologia”, completa a professora Marília Amaral.

Um dos destaques da Jornada será a presença de convidados que vão relatar suas histórias de vida, desafios e conquistas. “As configurações possíveis da sexualidade são plurais e singulares. No entanto, vivemos numa lógica que reconhece e tolera poucas maneiras de manifestá-la. Algumas manifestações da sexualidade são tomadas como distúrbios do comportamento, e do mesmo modo, algumas identidades de gênero são tratadas como transtornos mentais, como é o caso das travestilidades e transexualidades”, conclui Bueno.

O evento é gratuito, durante as manhã (de 22 a 26 de agosto) e aberto ao público.