Professora lança livro sobre a importância da banana para Corupá

  • Data de publicação
    26 de outubro de 2016
  • Discussão
    Nenhum comentário

Professora lança livro sobre a importância da banana para a cidade e as famílias de Corupá

A Professora dos cursos de Design de Interiores e de Administração da Faculdade CESUSC, Paola Beatriz May Rebollar, lançou o livro “Banana da Região de Corupá: Levantamento Histórico e Cultural”. O livro conta a história de várias famílias que se beneficiam da produção da fruta na cidade, que é a principal produtora de Santa Catarina.

Em 2015, os bananicultores da região, organizados em associações, iniciaram as pesquisas para a solicitação da Indicação Geográfica (IG), que é uma estratégia de proteção a propriedade intelectual para diferenciar produtos e processos. Dentro da pesquisa foi realizado um levantamento histórico-cultural que resultou na publicação do livro.

“O livro busca contar a história da produção de bananas na Região de Corupá, a partir da memória dos moradores locais e de suas representações. Estas informações foram recolhidas ao longo de três meses. Entrevistamos 66 famílias e visitamos os lugares de memórias locais. Essa obra contribui para valorização do patrimônio cultural catarinense e para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, explica a professora Paola.

O livro será disponibilizado em formato digital pelo Sebrae/SC.