30.11.2016 - Evento discute Direitos Humanos e Violência de Gênero

Curso de Psicologia e Direito promovem evento para discutir Direitos Humanos e Violência de Gênero

No próximo sábado (dia 3), às 9h30, alunos e professores dos cursos de Psicologia e Direito da Faculdade CESUSC promoverão um encontro no Instituto Arco-Íris, em Florianópolis, para discutir Violências de Gênero e Direitos Humanos. A iniciativa da roda de conversa “Direitos Humanos e Violências de Gênero: os 10 anos da Lei Maria da Penha na perspectiva do Direito e da Psicologia” partiu de estudantes de Psicologia e Direito da instituição.

O projeto é alusivo à campanha internacional chamada “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres”, que ocorre entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro. Na capital, ela é organizada desde 2009 pela Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres. As entidades/instituições do município enviam à Prefeitura suas atividades relacionadas ao tema para compor o calendário da campanha.

O evento é direcionado a estudantes, mas profissionais e a comunidade também podem participar. Na ocasião, haverá uma roda de conversa com os participantes e distribuição de material informativo. Entre as convidadas estão a advogada e professora de Direito Daniela Félix e a psicóloga policial Juliana Medeiros, da 6ª DP de Florianópolis. “Ambas as profissionais trabalham diretamente com assuntos relacionados à violência contra a mulher e a violência de gênero. É uma oportunidade única para entender o processo de denúncias, o acolhimento às vítimas e o dia a dia de quem trabalha com essa problemática”, explica a Professora de Psicologia Marília dos Santos Amaral.

A campanha
Os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha mundial que envolve atividades de mobilização e sensibilização promovidas pela sociedade e governos em mais de 154 países. Na Capital, as atividades e discussões serão realizadas em diversos pontos da cidade. O objetivo é erradicar as várias formas de violência, além de orientar sobre direitos humanos.

Informações sobre  o calendário:

"Da faculdade para o mercado de trabalho. Das técnicas à execução. Da apreciação da arte à prática delas. Daquilo que era sonho, torna-se real."

Evelyse Morales, Egresso de Design de Interiores
    Evelyse Morales

"Além de ter me proporcionado conhecimento, me ensinou o que é e como funciona o mercado de trabalho. Hoje sou uma profissional realizada!"

Thaiana Pasin, Egresso do Curso de Administração
    Thaiana Pasin

"É muito, muito além do Diploma! É uma experiência de vida! A Faculdade proporciona um compromisso forte com a educação e com o aluno."

Naiara Ebertz, Egresso do Curso de Design de Interiores
    Naiara Ebertz