02.02.2017 - Aluno de Administração tem artigo publicado em revista científica online

Aluno do Curso de Administração tem artigo publicado em revista científica online

Uma das etapas mais desafiadoras da Graduação é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). E o projeto tem ainda mais relevância e significado quando o trabalho final é utilizado por outros estudantes e a comunidade acadêmica como um todo. É com esse intuito que existem as revistas científicas, para dar suporte às pesquisas. Foi o que aconteceu com o aluno do curso de Administração da Faculdade CESUSC, Matheus da Silva Santos, que com o TCC bem estruturado decidiu enviá-lo para a Revista Científica Produção em Foco, da Universidade Sosiesc, sendo publicado na última edição.

O trabalho “Gestão visual como ferramenta do fluxo de uma nota fiscal proveniente do processo de compras”, que teve a orientação e co-autoria dos professores Fernando Lengler e Carlos Fernando Martins, aborda a importância de procedimentos padrões de trabalho para fluxo da nota fiscal, a fim de tornar os conhecimentos dos colaboradores em práticas explícitas. “A ausência de processos esbarra na melhoria contínua de qualquer negócio. O projeto foi realizado por meio de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Verifiquei um padrão no fluxo de notas fiscais provenientes do processo de compras e criei um fluxograma para o processo, aliado a uma ferramenta de gestão visual e indicadores de qualidade do serviço”, explica Matheus.

Segundo o professor Fernando Lengler, a revista é um espaço de consulta livre para a comunidade acadêmica. “Este tipo de trabalho é importante para formalizar e divulgar as pesquisas realizadas no âmbito acadêmico e também porque apresenta problemáticas reais das empresas”, completa Lengler.

Até a publicação, o TCC passou por ajustes e contou com o suporte do Grupo de Estudos e Pesquisa (GeTES) da Faculdade CESUSC. Confira o artigo no link: http://www.sociesc.org.br/producaoemfoco/index.php/producaoemfoco/article/view/296

"A Faculdade CESUSC trabalha hoje, para fazer dos estudantes futuros profissionais diferenciados no Mercado de Trabalho."

Rôsmari Lisboa Lopes, Aluna do Curso de Psicologia
    Rôsmari Lisboa Lopes

"É muito, muito além do Diploma! É uma experiência de vida! A Faculdade proporciona um compromisso forte com a educação e com o aluno."

Naiara Ebertz, Egresso do Curso de Design de Interiores
    Naiara Ebertz

"Ótima estrutura aliada a um excelente corpo docente, que proporciona aos alunos uma boa convivência e desempenho do aprendizado."

Debora Zamban, Aluna do Curso de Direito e Aluna da Pós-Graduação
    Debora Zamban