Grupos de Estudos e Pesquisa da Faculdade CESUSC estão com inscrições abertas

6 de março de 2017

Grupos de Estudos e Pesquisa da Faculdade CESUSC estão com inscrições abertas

A Faculdade CESUSC está com as inscrições abertas para os Grupos de Estudo e Pesquisa. Ao todo são 10 grupos, nas áreas de Direito, Psicologia, Tecnologia da Informação e Design de Interiores.

Segundo o Coordenador de Pesquisa e Extensão, Prof. Fernando R. Lengler, os grupos permitirão ao participante aprimoramento e reflexão a partir de troca de experiências. “Os alunos também receberão orientações de leituras e farão discussões de temáticas relacionadas às áreas de conhecimento de cada Grupo”, explica.

As inscrições devem ser feitas pelo link: http://cesu.sc/InscricoesGrupos

Para mais informações basta entrar em contato com o professor-coordenador de cada Grupo de Estudos e Pesquisa ou diretamente com o coordenador de Pesquisa e Extensão, Prof. Fernando R. Lengler pelo e-mail [email protected].

As inscrições devem ser feitas pelo link: http://cesu.sc/InscricoesGrupos

Saiba mais sobre cada Grupo de Estudo e Pesquisa abaixo:

Direito e Sociedade (GEDIS)
– Coordenador: Prof° Sergio Roberto Lema
– Contexto e temática: O GEDIS tem, entre outros objetivos, o de propiciar espaço fora da sala de aula para estudos, debates e reflexão crítica a partir do pensamento de autores e obras clássicas sobre a formação social brasileira, em perspectiva multidisciplinar, visando a complementação da formação acadêmica dos estudantes da Faculdade Cesusc. A temática transversal que motiva as leituras propostas busca entender algumas causas da (in)eficácia dos Direitos Humanos à luz da formação histórica, econômica, política, jurídica e cultural do Brasil e os desafios para uma transformação social na perspectiva da metabolização da narrativa jurídica pelo conjunto de instâncias e relações que compõem a dinâmica sócio histórica do povo e a nação brasileira.
– Encontros: Quinzenais, terças-feiras das 18h às 19h (início em 07/03).

Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais
– Coordenador: Prof° Samuel Martins e Prof° Leonardo Rossano Chaves
– Contexto e temática: Contextualizado no processo de formação dos Estados periféricos na América Latina, o grupo possui como tema as experiências democráticas contemporâneas, e suas relações com a Constituição e garantia dos Direitos Fundamentais. Atualmente, o grupo desenvolve o projeto Teorias da Justiça e Social Democracia no Brasil, que investiga os fundamentos dos direitos sociais no constitucionalismo e as instituições jurídicas para sua implementação no Brasil.
– Encontros: Quinzenais, quartas-feiras, das 18h às 19h (início em 22/02).

Direito Internacional
– Coordenador: Prof° Paulo Potiara Veloso
– Contexto e temática: Estimular e desenvolver pesquisas e estudos críticos sobre as influências de aspectos políticos, sociais e econômicos no direito internacional público.
– Encontros: Quinzenais, segundas-feiras às 17h45, sala 101.

Direito, Gênero e Feminismos
– Coordenadora: Profª Daniela Felix
– Contexto e temática: Compreender como as Mulheres foram se constituindo historicamente enquanto “seres humanos”, entre o social, o privado e as subjetividades, desde a pré-história à atualidade.
– Encontros: Quinzenais a definir.

O Direito e o Pensamento Foucaltiano
– Coordenadora: Profª Denise Nunes
– Contexto e temática: Desenvolver o raciocínio complexo dos participantes frente as mais diversas realidades apresentadas, permitindo a eles o surgimento de insights para a realização de pesquisas e estudos resultantes em trabalhos acadêmicos como, por exemplo, artigos e trabalhos de conclusão de curso.
– Encontros: Quinzenais, quintas-feiras das 17h45 às 18h45 (início em 09/03).

Experiências com o Sofrimento Psíquico: o processo de restabelecimento (recovery), emancipação e cidadania
– Coordenadora: Profª Tânia Maris Grigolo
– Contexto e temática: Sofrimento psíquico e promoção da autonomia dos usuários dos serviços de saúde mental a partir dos princípios e práticas de recovery (recovery-oriented).
– Encontros: Quinzenais, sextas-feiras das 10h30 às 12:30.

Psicologia Social-Comunitária
– Coordenador: Prof° Gabriel Bueno
– Contexto e temática: Problematizar a relação existente entre os saberes da academia e a comunidade na qual ela está situada. O Grupo tem o intuito de aproximar a Faculdade CESUSC da comunidade do Distrito de St. Antônio de Lisboa, a fim de propiciar que ambas possam agregar conhecimento e colaboração uma a outra, almejando um desenvolvimento mútuo em parceria.
– Encontros: Quinzenais, sextas-feiras, das 10h30 às 12h30.

Ferramentas para Big Data
– Coordenador: Prof° Cristiano Schwening
– Contexto e temática: Promover o estudo dos conceitos e técnicas de big data e ciência de dados. Aplicar os conceitos e técnicas estudados através da estruturação de métodos e ferramentas livres para apoiar a busca e análise de grandes volumes de dados (big data), permitindo acesso analítico dos dados públicos do Brasil.
Encontros: Quinzenais, segundas-feiras, das 18h às 19h, sala 126 (início em 20/02).

Práticas Profissionais e Pesquisa em Design (NP³D)
– Coordenadora: Profª Paola Beatriz May Rebollar
– Contexto e temática: Design inclusivo, compreendendo as necessidades dos idosos. Promove atividades de suporte para a prática profissional e projetos de pesquisas, promovendo uma experiência multidisciplinar visando o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do país.
– Encontros: Quinzenais a definir.

Gestão e Tecnologia no Ensino Superior (GeTES)
– Coordenador: Prof° Emerson Correa da Silva
– Contexto e temática: Estudo sobre as temáticas gestão e tecnologia no ensino superior, propondo constituir como espaço de estudo para experimentação no universo das novas tecnologias e procedimentos e técnicas de gestão que se apresentam na contemporaneidade.
– Encontros: Quinzenais, quintas-feiras, das 17h às 18h, sala 112.