Professora Christiane Kalb defende doutorado pela UFSC

7 de março de 2017

Professora Christiane Kalb defende doutorado pela UFSC

A professora de Direito Civil do Curso de Direito da Faculdade CESUSC, Christiane Kalb, apresentou, no final de fevereiro, sua tese de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o tema “Do instante esplêndido à decadência: patrimonialização e judicialização do Cine Palácio de Joinville/SC”, o estudo investigou como as políticas públicas de preservação do patrimônio cultural de Joinville, especialmente o tombamento, têm protegido ou não seus patrimônios.

O Cine Palácio foi um dos antigos cinemas de rua da cidade de Joinville (SC), inaugurado em 1917. “Com o surgimento dos shopping centers e de algumas novas tecnologias, como televisão a cores, TV a cabo, fita cassete, DVD e download de filmes on-line, este e outros cinemas entraram num processo de decadência, fato que se repetiu em várias outras cidades contemporâneas, principalmente a partir da década de 1980”, explicou Christiane. Em 2003, o antigo cinema foi tombado pelo poder público municipal. No entanto, apesar da ação dos gestores públicos municipais e das políticas em prol da preservação do patrimônio cultural, as transformações urbanas da cidade, a verticalização e os novos usos modificaram o sentido patrimonial desse edifício, e o tombamento em si não protegeu a sua monumentalidade.

“Foram quatro anos de muita dedicação, estudo e prática. A pesquisa de campo foi a parte mais interessante, especialmente por ter entrevistado alguns agentes que fizeram parte do processo de tombamento e judicialização. O título representa uma conquista e abre brechas para novos desafios”, orgulha-se.

O novo desafio têm data para começar. A professora inicia no fim deste mês um Pós-Doutorado sobre Estudos de Gênero.