07.03.2017 - Professora Christiane Kalb defende doutorado pela UFSC

Professora Christiane Kalb defende doutorado pela UFSC

A professora de Direito Civil do Curso de Direito da Faculdade CESUSC, Christiane Kalb, apresentou, no final de fevereiro, sua tese de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o tema "Do instante esplêndido à decadência: patrimonialização e judicialização do Cine Palácio de Joinville/SC", o estudo investigou como as políticas públicas de preservação do patrimônio cultural de Joinville, especialmente o tombamento, têm protegido ou não seus patrimônios.

O Cine Palácio foi um dos antigos cinemas de rua da cidade de Joinville (SC), inaugurado em 1917. “Com o surgimento dos shopping centers e de algumas novas tecnologias, como televisão a cores, TV a cabo, fita cassete, DVD e download de filmes on-line, este e outros cinemas entraram num processo de decadência, fato que se repetiu em várias outras cidades contemporâneas, principalmente a partir da década de 1980”, explicou Christiane. Em 2003, o antigo cinema foi tombado pelo poder público municipal. No entanto, apesar da ação dos gestores públicos municipais e das políticas em prol da preservação do patrimônio cultural, as transformações urbanas da cidade, a verticalização e os novos usos modificaram o sentido patrimonial desse edifício, e o tombamento em si não protegeu a sua monumentalidade.

“Foram quatro anos de muita dedicação, estudo e prática. A pesquisa de campo foi a parte mais interessante, especialmente por ter entrevistado alguns agentes que fizeram parte do processo de tombamento e judicialização. O título representa uma conquista e abre brechas para novos desafios”, orgulha-se.

O novo desafio têm data para começar. A professora inicia no fim deste mês um Pós-Doutorado sobre Estudos de Gênero.

"Ótima estrutura aliada a um excelente corpo docente, que proporciona aos alunos uma boa convivência e desempenho do aprendizado."

Debora Zamban, Aluna do Curso de Direito e Aluna da Pós-Graduação
    Debora Zamban

"A Faculdade CESUSC trabalha hoje, para fazer dos estudantes futuros profissionais diferenciados no Mercado de Trabalho."

Rôsmari Lisboa Lopes, Aluna do Curso de Psicologia
    Rôsmari Lisboa Lopes

"Além de ter me proporcionado conhecimento, me ensinou o que é e como funciona o mercado de trabalho. Hoje sou uma profissional realizada!"

Thaiana Pasin, Egresso do Curso de Administração
    Thaiana Pasin