04.04.2017 - Professor Daniel Deggau Bastos foi um dos convidados do Simpósio de Epilepsia

Professor Daniel Deggau Bastos foi um dos convidados do Simpósio de Epilepsia

Na última semana, o Professor de Direito do Consumidor da Faculdade CESUSC Daniel Deggau Bastos participou do Simpósio de Epilepsia, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Serviço de Neurologia do Hospital Universitário da UFSC. O evento, que aconteceu no CIC, foi alusivo ao Dia Estadual da Conscientização Sobre a Epilepsia, instituído pela Lei Estadual 16.657/2015 com o objetivo de difundir informações e esclarecimentos sobre a doença.

O professor representou a Faculdade para esclarecer as questões jurídicas dos pacientes: benefícios legais, tratamentos existentes e o direito à saúde. Daniel Bastos é Defensor Público e já atuou em questões ligadas à saúde. “Abordei questões pontuais sobre os direitos dos pacientes com epilepsia, especialmente em relação ao direito à saúde e as formas de tratamento existentes. Trabalhei um pouco sobre o problema da inclusão profissional no mercado de trabalho, já que as pessoas com epilepsia sofrem com estigma e preconceito também no momento de conseguir um emprego”, explicou.

Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) firmaram o Termo de Compromisso de Convênio para reativar o serviço de Neurofisiologia do Hospital Universitário (HU) destinado ao tratamento de pessoas portadoras de epilepsia.

A epilepsia é uma condição neurológica que repercute em todos os âmbitos da vida das pessoas. Em um esforço para aumentar a conscientização a respeito da epilepsia foi estabelecido o dia 26 de março, como o “Dia Roxo”, ou mundialmente conhecido como Purple Day. Em Santa Catarina, no ano de 2015, o então deputado estadual, Vicente Caropreso, protocolou um projeto de lei incluindo o dia 26 de março ao calendário oficial como o Dia Estadual de Conscientização sobre a Epilepsia. O objetivo da data oficial é mostrar que essas pessoas não estão sozinhas e levar informação à população promovendo a inclusão social.

"Ótima estrutura aliada a um excelente corpo docente, que proporciona aos alunos uma boa convivência e desempenho do aprendizado."

Debora Zamban, Aluna do Curso de Direito e Aluna da Pós-Graduação
    Debora Zamban

"Da faculdade para o mercado de trabalho. Das técnicas à execução. Da apreciação da arte à prática delas. Daquilo que era sonho, torna-se real."

Evelyse Morales, Egresso de Design de Interiores
    Evelyse Morales

"A Faculdade CESUSC trabalha hoje, para fazer dos estudantes futuros profissionais diferenciados no Mercado de Trabalho."

Rôsmari Lisboa Lopes, Aluna do Curso de Psicologia
    Rôsmari Lisboa Lopes