04.05.2017 - Professora Marília Amaral conclui doutorado pela UFSC

Professora Marília Amaral conclui doutorado pela UFSC

A Professora do Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC Marília dos Santos Amaral defendeu sua tese de doutorado, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. A tese teve como tema “Te desafio a me amar: desejo, afeto e a coragem da verdade na experiência dos homens que assumem relacionamentos com as travestis e mulheres trans" e discute o afeto e a coragem em um cenário de violências cotidianas (institucionais, psicológicas, físicas e letais) contras as pessoas LGBT.

Segundo a Professora, a tese é o efeito e o desdobramento de oito anos de projetos de pesquisa e extensão com a temática das travestilidades e transexualidades no campo da Psicologia. “Desde a graduação no RS, e depois no mestrado e doutorado como pesquisadora do Núcleo Margens: modos de vida, família e relações de gênero do Departamento de Psicologia da UFSC, venho desenvolvendo projetos de intervenção junto com as travestis e pessoas trans em organizações não governamentais e nas políticas públicas de Florianópolis em defesa dos direitos humanos da população LGBT. Após anos trabalhando diretamente com as questões trans (construção corporal, trabalho e violências) entendi que era importante também trazer ao debate as histórias das pessoas que estão em volta, ou seja, a importância dos seus maridos, namorados e companheiros e a potência política do afeto e do desejo em suas vidas”, explica.

Para a pesquisa, Marília realizou entrevistas no Sul do Brasil e também no Norte de Portugal, onde fez um período de doutorado na Universidade do Porto. As entrevistas trouxeram histórias sobre as dúvidas, as angústias e o amor vivenciados por homens cisgêneros e transexuais que assumem o desejo por suas companheiras. “O título, assim como a tese, faz parte de uma trajetória pessoal como pesquisadora, ativista e psicóloga social no âmbito dos Direitos Humanos e, mais precisamente, de uma caminhada de luta pelos direitos das pessoas travestis e trans. É uma grande conquista e também um instrumento de resistência ”, completa.

A tese teve como orientadora a professora Dra. Maria Juracy Filgueiras Toneli.

"A Faculdade é ótima, e esse foi um dos motivos que me levou a escolher a Cesusc para minha formação e realização do meu sonho."

Mágda Lopes, Aluna do Curso de Design de Interiores
    Mágda Lopes

"A Faculdade CESUSC trabalha hoje, para fazer dos estudantes futuros profissionais diferenciados no Mercado de Trabalho."

Rôsmari Lisboa Lopes, Aluna do Curso de Psicologia
    Rôsmari Lisboa Lopes

"Excelentes profissionais e ótima estrutura. No Curso a teoria e a prática caminham juntos, dando um boa base para o Mercado de Trabalho."

Matheus da Silva Santos, Aluno do Curso de Administração
    Matheus da Silva Santos