Universo Cesusc - Notícias

04.05.2017 - Professora Marília Amaral conclui doutorado pela UFSC

Professora Marília Amaral conclui doutorado pela UFSC

A Professora do Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC Marília dos Santos Amaral defendeu sua tese de doutorado, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. A tese teve como tema “Te desafio a me amar: desejo, afeto e a coragem da verdade na experiência dos homens que assumem relacionamentos com as travestis e mulheres trans" e discute o afeto e a coragem em um cenário de violências cotidianas (institucionais, psicológicas, físicas e letais) contras as pessoas LGBT.

Segundo a Professora, a tese é o efeito e o desdobramento de oito anos de projetos de pesquisa e extensão com a temática das travestilidades e transexualidades no campo da Psicologia. “Desde a graduação no RS, e depois no mestrado e doutorado como pesquisadora do Núcleo Margens: modos de vida, família e relações de gênero do Departamento de Psicologia da UFSC, venho desenvolvendo projetos de intervenção junto com as travestis e pessoas trans em organizações não governamentais e nas políticas públicas de Florianópolis em defesa dos direitos humanos da população LGBT. Após anos trabalhando diretamente com as questões trans (construção corporal, trabalho e violências) entendi que era importante também trazer ao debate as histórias das pessoas que estão em volta, ou seja, a importância dos seus maridos, namorados e companheiros e a potência política do afeto e do desejo em suas vidas”, explica.

Para a pesquisa, Marília realizou entrevistas no Sul do Brasil e também no Norte de Portugal, onde fez um período de doutorado na Universidade do Porto. As entrevistas trouxeram histórias sobre as dúvidas, as angústias e o amor vivenciados por homens cisgêneros e transexuais que assumem o desejo por suas companheiras. “O título, assim como a tese, faz parte de uma trajetória pessoal como pesquisadora, ativista e psicóloga social no âmbito dos Direitos Humanos e, mais precisamente, de uma caminhada de luta pelos direitos das pessoas travestis e trans. É uma grande conquista e também um instrumento de resistência ”, completa.

A tese teve como orientadora a professora Dra. Maria Juracy Filgueiras Toneli.

  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "O currículo e a estrutura da Faculdade são excelentes. Os conteúdos são muito interessantes, com foco total no Mercado de Trabalho."

    Iann Zampieri, Aluno do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    Iann Zampieri
  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "É muito, muito além do Diploma! É uma experiência de vida! A Faculdade proporciona um compromisso forte com a educação e com o aluno."

    Naiara Ebertz, Egresso do Curso de Design de Interiores
    Naiara Ebertz
  • DEPOIMENTOS

    Porque a Faculdade CESUSC é Muito Além do Diploma?

    "A estrutura da Faculdade é ótima, excelentes professores e boa localização. Por esses motivos escolhi a Cesusc para fazer Design de Interiores."

    Sulmara da Silva, Aluna do Curso de Design de Interiores
    Sulmara da Silva
Agência Hive