Estagiários do PAB terão acesso a bolsas de estudo da Faculdade Cesusc

10 de maio de 2017

Estagiários do PAB terão acesso a bolsas de estudo da Faculdade Cesusc

Um termo de convênio assinado na tarde desta terça-feira (dia 9) na Assembleia Legislativa possibilitará o acesso dos estagiários do Programa Antonieta de Barros (PAB), desenvolvido pelo Parlamento catarinense, a bolsas de estudo para o Ensino Superior. Serão duas bolsas integrais, oferecidas pela Faculdade Cesusc, de Florianópolis, aos estagiários que obtiverem os melhores resultados no processo seletivo realizado semestralmente pela instituição de ensino superior.

Segundo o Diretor Geral da Faculdade Cesusc, Flávio Balbinot, a iniciativa visa possibilitar que os estagiários do PAB tenham acesso ao ensino superior. “A Cesusc sempre tem em mente que é uma concessão do Estado. Por isso, tem a preocupação constante da inclusão social dos jovens. Temos nossos próprios programas de bolsa e agora vamos conceder mais essas duas bolsas para possibilitar que estagiários do PAB tenham sequência em seus estudos”, disse. Os selecionados poderão escolher qualquer um dos oito cursos de ensino superior oferecidos pela instituição, que atualmente conta com 2 mil alunos de graduação e 500 de pós-graduação.

O Diretor Geral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Carlos Alberto de Lima Souza, afirmou que o convênio com a Faculdade Cesusc será mais uma oportunidade de inserção dos estagiários do PAB no mercado de trabalho. “O PAB já oportuniza aos estudantes do ensino médio essa inserção. Agora, eles terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, dar sequência aos estudos e estarem mais preparados e qualificados para o mercado”, disse.

O Programa Antonieta de Barros foi instituído pela Lei Estadual nº 13.075/2004, originário da articulação dos movimentos sociais e idealizado pelo Fórum de Mulheres Negras de Florianópolis. Desde sua fundação, o PAB desenvolve uma política de ação afirmativa ao promover a inserção de jovens negros, em situação de vulnerabilidade social na relação de estágio remunerado no Poder Legislativo. O programa tem suas ações reconhecidas por setores da sociedade civil da Grande Florianópolis, sendo referência em menções e destaques nas esferas estadual e nacional.

Conforme a coordenadora de Estágios Especiais do Parlamento, Miriam Lopes Pereira, todos os anos, o programa oferece vagas para estágio. Neste ano, são 22 vagas, que receberam 200 inscrições.