CESUSC sedia Encontro Acadêmico de Direito Internacional

22 de agosto de 2017

CESUSC sedia Encontro Acadêmico de Direito Internacional para discutir carreira, justiça e política

A Faculdade CESUSC será sede no próximo dia 29 de agosto de 2017 do 1º Encontro Acadêmico de Direito Internacional. O objetivo do encontro é promover discussões e análises, principalmente sobre a questão dos refugiados, no Brasil e no mundo. O evento é gratuito e aberto ao público.

O Encontro Acadêmico será dividido em dois momentos: o primeiro consiste em uma mesa redonda sobre carreiras em Direito Internacional, às 16 horas, com o Embaixador do Ministério das Relações Exteriores em Santa Catarina, José Roberto de Almeida Pinto. O segundo é um workshop sobre o Philip C. JESSUP, maior evento de Direito Internacional do Mundo, com o advogado do Governo canadense Mark Luz, às 17h30.

A atividade que marca o encontro será a palestra “Direito Internacional: Inserções teóricas e práticas entre Europa e América”, que vai reunir os seguintes convidados: Professor Lucas Carlos Lima, da Università degli Studi di Macerata (Itália); Professor Paolo Palchetti, também da Università degli Studi di Macerata (Itália); Professor Loris Marotti, da Università degli Studi di Perugia (Itália); Professor Paulo Potiara de Alcatara Veloso, da Faculdade CESUSC; e o Cônsul Geral do Canadá no Brasil, Sthépane Laure.

“A área de atuação do Direito Internacional, principalmente no Brasil, é restrita. A ideia é propiciar um ambiente de troca de experiências entre os acadêmicos e profissionais que trabalham na área, conversando sobre as carreiras e os desafios do Direito Internacional no Brasil e no mundo, especialmente no que diz respeito à imigração e aos refugiados”, explica o professor Paulo Potiara.

Para Rafaela Girardi Hormann, participante da última edição do JESSUP, que aconteceu em março deste ano, e orientadora do grupo que participará em 2018, o workshop é importante para aqueles que se interessam por competições de cortes simuladas. “Depois da nossa experiência na competição, fizemos uma seletiva com outros acadêmicos do curso de Direito da Faculdade e já estamos treinando um time para a competição de 2018. Mark Luz vai falar sobre a competição e dar dicas de oratória e redação de memoriais”, ressalta.

Link para inscrição: cesu.sc/EADInternacional

Programação:

16h Mesa Redonda: Possibilidades e carreiras em Direito Internacional
Mark Luz – Senior Counsel in the Trade Law Bureau at Global Affairs Canada
José Roberto de Almeida Pinto – Embaixador do Ministério das Relações Exteriores em Santa Catarina
Paolo Palchetti – Università degli Studi di Macerata

17h Workshop: Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition
Mark Luz – Senior Counsel in the Trade Law Bureau at Global Affairs Canada

19h Direito Internacional e Migração: Interseções teóricas e práticas entre Europa e América

Presidência: Prof. Lucas Carlos Lima – Università degli Studi di Macerata – Itália

Where Europe ends: The international obligations of European States in maritime operations against irregular migration
Paolo Palchetti – Università degli Studi di Macerata – Itália