14.09.2017 - Acadêmica da CESUSC é destaque no Concurso de Negócios Inovadores do SEBRAE/SC

Acadêmica da CESUSC é destaque no Concurso de Negócios Inovadores do SEBRAE/SC

A acadêmica, Carolina Costa, da 2ª fase do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade CESUSC foi classificada no Concurso de Negócios Inovadores 2017, do SEBRAE/SC. A estudante ficou entre as 25 finalistas do concurso que teve mais de 1 mil participantes em todo o Estado. O projeto teve orientação do Professor Ibsem Dias.

Chamado "Rede Consciente", o projeto foi desenvolvido há pouco mais de um ano. “A Rede Consciente é uma plataforma criada para desintermediar e conectar produtores familiares e agroecológicos (orgânicos) e pequenas empresas e pessoas que querem comprar seus produtos, possibilitando um comércio justo, trazendo eficiência e crescimento para o mercado consciente. Assim, produtores planejam melhor sua produção, pois tem mais contato com o cliente final, reduzindo perdas e aumentando a margem e as empresas e pessoas tem acesso a preços melhores de produtos que geram impacto positivo para pessoas, animais e meio ambiente”, explica.

Segundo a aluna, o sistema de produção global atual é insustentável e as relações de troca entre os mercados muitas vezes prejudica os pequenos negócios, apesar de 96% do mercado brasileiro ser constituído de pequenas e médias empresas e serem responsáveis por 52% dos empregos.

Ao se inscrever no concurso, Carolina buscava validar o processo de desenvolvimento da empresa e buscar investidores nos EUA (premiação). Mesmo não vencendo, Carolina acredita que sua startup está no caminho certo e que vai longe. “O mercado nos EUA tem uma abertura maior para investimento em estágios iniciais de startups, principalmente se a ideia for inovadora. Além disso, o mercado que atuamos, de agroecologia e empresas de impacto, está mais desenvolvido por lá. Enquanto nosso mercado de alimentação orgânica no país é por volta de R$ 4 bilhões, lá chega a $ 50 bilhões. Ser reconhecido como um dos melhores negócios inovadores de Santa Catarina, um estado muito rico em startups e tecnologia, mostra que estamos no caminho certo e nos incentiva a seguir nosso plano”, completa.

Em breve, no link feiravirtual.redeconsciente.eco.br empresas e pessoas poderão começar a fazer suas compras com produtores incríveis da região, conhecer sua história e entrar em contato direto.

Carolina Costa
Formada em Economia pela PUC-SP. decidiu cursar ADS na Faculdade CESUSC para desenvolver o braço de tecnologia da empresa. Tem mais de cinco anos de experiência no mercado de tecnologia e gestão B2B, em empresas como a SAP e Oracle, além de projetos e empresas ligadas ao Terceiro Setor. Mudou-se para Florianópolis em novembro do ano passado por conta do ecossistema de tecnologia e empreendedorismo.

"A Faculdade CESUSC sempre foi uma Instituição muito séria e engajada com a evolução da nossa sociedade. Foi meu portal de entrada para o sucesso!"

Carolina de Oliveira e Silva, Egresso do Curso de Administração
    Carolina de Oliveira e Silva

"Do CESUSC levo as boas aulas, as boas vivências, os amigos da sala, as gincanas, os Professores e tudo que eu preciso para ser um administrador."

Filipe Mesquita, Egresso do Curso de Administração
    Filipe Mesquita

"A Faculdade CESUSC trabalha hoje, para fazer dos estudantes futuros profissionais diferenciados no Mercado de Trabalho."

Rôsmari Lisboa Lopes, Aluna do Curso de Psicologia
    Rôsmari Lisboa Lopes