Projeto de Extensão do curso de Psicologia comemora ações realizadas no último semestre

17 de janeiro de 2018

O curso de Psicologia da Faculdade Cesusc, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão, realizou em 2017 uma série de ações com os usuários da rede de Saúde Mental de Florianópolis. O Projeto Arte, Cultura e Cidadania promove encontros semanais com palestras e atividades artísticas e culturais. Os acadêmicos do curso de Psicologia Alessandra de Lima Correa, Fernando Spillere e Flávia dal Pai conduzem as atividades.

Para o professor e coordenador do projeto, Felipe Brognoli, o segundo semestre foi ainda mais significativo para os alunos e os participantes. “Foi um ano muito especial para nós, pois o projeto, ainda que inicial, mostrou avanços e respostas positivas dos participantes. Os usuários sentiram-se acolhidos e tiveram mais convivência social, o que trouxe uma melhora no dia a dia dessas pessoas”, explica o docente.

Entre as ações de destaque no segundo semestre estavam as seguintes atividades:

07/11: Passeio e integração na comunidade de Santo Antônio de Lisboa
02/12: “Rolê do CAPS” – Evento cultural organizado pela equipe técnica do CAPS II (Ponta do Coral)
05/12: Atividade de encerramento da primeira etapa do projeto, sessão de relaxamento conduzida pela aluna Milla Derzett e a convidada Bruna Cipriano
De 07/12 a 09/12: “Encontro de Bauru – 30 anos de luta por uma sociedade sem manicômios” – Acompanhamento de 8 usuários da Rede de Saúde Mental e participantes do projeto no evento de comemoração de 30 anos da luta antimanicomial , em Bauru (SP). Viagem realizada junto à Delegação do Conselho Regional de Psicologia.

Os objetivos do projeto são oferecer espaço de acolhimento, escuta e convivência para os usuários, ampliar as possibilidades de circulação social dos usuários participantes, utilizar os recursos artísticos como via de expressão da subjetividade, promover integração entre teoria e prática para os alunos e oportunizar experiências iniciais em um campo profissional que exige uma atuação consistente dos psicólogos.