Cesusc Online

Estude em um ambiente que privilegia a interatividade. Na Cesusc Online, plataforma de Educação  a Distância da Faculdade,  os estudantes são desafiados com problemas contemporâneos, estudam e debatem com profundidade os temas em busca de soluções.

Entre os diferenciais destacam-se a titulação dos professores, o projeto pedagógico, as matriz es curriculares dos cursos, a infraestrutura, bem como a metodologia de ensino inovadora e tudo isso com a mesma a qualidade do ensino da educação presencial.

A sala é um laboratório desenvolvido para que acadêmicos e professores possam estudar, pesquisar e se desenvolver.

Este é o espaço de encontro e desenvolvimento de atividades dos estudantes dos cursos de Educação a distância da Faculdade Cesusc.

A sala Cafe foi criada com base em conceitos modernos de educação, com foco no trabalho de equipe, no encontro de acadêmicos, professores, tutores e a comunidade externa, e entendendo que cada aluno tem seu ritmo e tempo de estudo e de integração para a formação.

A sala está apta a receber aulas, seminários, sessões de vídeo e apresentações. As paredes são ilustradas com quadros e pôsteres, cartazes de eventos da Faculdade, que foram inspiradores da construção do espaço ou que possam servir de inspiração para os estudos futuros.

A sala conta com:

  • Suporte tecnológico Google;
  • ChromeBooks para trabalho individual e coletivo;
  • Mesas individuais e coletivas
  • Lousa
  • Televisão para recursos multimídia
  • Sofá e puffs

As aulas dos cursos Online têm proposta metodológica organizada em torno da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez.

O foco principal é levar os acadêmicos a interagir e a manejar problemas da área de atuação que estão aprendendo com o objetivo a estudá-los, aplicando os conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso.

Há um movimento constante de conhecimento prático, debates coletivos, estudo teórico e aplicação dos conhecimentos.

A cada aula acontecem 5 atividades de estudos, da seguinte forma:

 

1) Contextualização: os alunos são levados pelo professor a observar e refletir sobre uma situação-problema e seus aspectos;

2) Fórum de discussão: sob a orientação do professor os alunos debatem sobre a situação apresentada e organizam suas hipóteses de solução;

3) Leitura: os pontos-chave são analisados à luz de teorias e pesquisas existentes e destes estudos busca-se soluções para o problema observado;

4) Discussão e proposição de hipóteses: as soluções consideradas viáveis inicialmente são confrontadas com a leitura e novas hipóteses de solução são geradas;

5) Atividade de aplicação: as conclusões discutidas são aplicadas para a solução do problema real.

Na forma de seminários temáticos interdisciplinares, ocorrem encontros presenciais quinzenais mediados pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Faculdade com a participação dos professores-tutores e dos alunos, a ser estabelecido em calendário acadêmico. Os Encontros de Formação de Competência (Enfoco) ocorrem no Centro de Atividades Formativas Estudantis (Sala Cafe) e tem cerca de quatro horas de duração a cada sessão.

Na primeira parte do encontro de quatro horas, é feita uma apresentação do tema, pelo professor-tutor da disciplina, e realizada a discussão das atividades correlacionadas em desenvolvimento pelos alunos. Na segunda parte, ocorre a produção conjunta de atividades sob orientação do professor-tutor. Esse é o momento de reforço de vínculos do estudo, revisão de conteúdo, discussão de dúvidas e busca do fio condutor da disciplina.

Os conteúdos das atividades são definidos de forma a atender os requisitos definidos em cada curso na matriz curricular, no perfil profissional a ser formado, bem como nas competências da área. Atenta-se também aos aspectos interdisciplinares e aos temas de Direitos Humanos; responsabilidade social e ambiental; raça, etnia, gênero e meio ambiente.

Em todos encontros recomenda-se aos professores-tutores que abordem a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena como temática para a contextualização de temas a serem discutidos nos debates em consonância com a metodologia da Educação a Distância da Faculdade Cesusc.

Os seminários interdisciplinares têm ênfase nas habilidades e competências que o acadêmico precisa desenvolver para construir o perfil adequado à profissão. Os encontros mediados pelo Nead são realizados quinzenalmente, com orientação e supervisão dos professores-tutores das disciplinas vigentes na fase correspondente.

A organização e a definição dos temas dos encontros respeitam a matriz de competências das disciplinas e do perfil do profissional, e está organizada da seguinte forma:

a) apresentação do tema, pelo professor-tutor da disciplina;
b) discussão das atividades indicadas;
c) desenvolvimento prático das atividades previstas, sob orientação do professor-tutor.

O Ambiente Online de Aprendizagem ou AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) foi desenvolvido numa plataforma inovadora atendendo às necessidades de aprendizagem e metodologias adotadas.

O AVA é um ambiente online desenvolvido para ajudar professores-tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos.

Com esse ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem dos acadêmicos, verificar o aproveitamento de cada aluno e todo o progresso em determinado curso online.

Nesse ambiente o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.

A cocriação é uma forma de inovação que ocorre naturalmente na Faculdade Cesusc com a colaboração de professores, tutores, alunos e técnicos-administrativos construindo soluções inovadoras, conteúdos e trocas de experiências.

O termo cocriação começou a ser usado em 2004, desde o lançamento do best-seller “O futuro da Competição” escrito por C. K. Prahalade Venkat Ramaswamy, que disseminou o conceito mundialmente.

As estruturas das aulas são desenvolvidas sob a perspectiva de cases e projetos. Os encontros presenciais passam a ser a oportunidade para trocar conhecimentos e aprendizagens.