Aulas iniciam dia 18, com mudanças na estrutura física da Faculdade e eventos já

8 de fevereiro de 2008

As férias acadêmicas dos cursos de graduação do Cesusc estão terminando. É hora de aproveitar os últimos dias de descanso e se preparar para voltar aos estudos na segunda-feira, dia 18 de fevereiro. Nesse retorno às aulas, quem estuda no campus há pelo menos um semestre vai notar algumas mudanças na estrutura física da Faculdade e é bom ficar atento para não perder tempo ao precisar dos serviços de algum dos setores de atendimento ao público. Outra novidade é a programação dos primeiros eventos do semestre, que prometem como já é tradição no Cesusc, uma rica oferta de atividades extraclasse e interdisciplinares.
Durante o mês de janeiro, foi realizada a mudança na localização de alguns setores: a Coordenação de Cursos, a Sala dos Professores, o Apoio Docente, o Núcleo de Documentação Institucional (NDI – órgão criado para gerir os documentos de toda a Instituição e seu fluxo entre os setores e internamento a eles) e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPI – que presta apoio nesses dois campos ao corpo discente e docente) passam a ocupar o mesmo espaço. A antiga sala do Apoio Docente foi conjugada a duas salas de aulas vizinhas para concentrar esses órgãos (como mostram as quatro primeiras fotos ao lado) em uma reestruturação para facilitar a comunicação entre o corpo docente, alunos e coordenadores de curso. A entrada para toda essa estrutura de salas é feita pela porta da antiga sala de aula 103. No espaço do piso térreo, antes ocupado pela Coordenação de Cursos, agora foram montadas duas novas salas de aula.

Atendimento Jurídico, Núcleos de Pesquisa e CAs ganham novas salas

O Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) e a Unidade Judiciária Virtual (UJVA – Juizado Especial) foram transferidos para um prédio cedido pela Prefeitura de Florianópolis e localizado em área entre o campus e o Terminal Integrado de Santo Antônio de Lisboa (foto ao lado). As salas antes ocupadas por esses dois órgãos estão sendo reestruturadas para permitir, em parte, a montagem de novos gabinetes do Escritório de Atendimento Jurídico do Cesusc (ESAJ) e, em outra parte, a instalação do Centro de Psicologia (CEPSI), órgão em início de instalação que futuramente será campo de estágio para alunos das últimas fases do curso de Psicologia, com a oferta de serviços à comunidade.

Os Núcleos de Estudo e Pesquisa do Cesusc – NAJUP, NEPI e CEDH – passam a funcionar em área anexa à Biblioteca, com entrada logo em frente à sala de aula 115. Os Centros Acadêmicos dos cursos de Administração, Psicologia e Direito, bem como a Impacto Junior – Empresa Junior do curso de Administração-  estão de mudança para as salas recém-construídas no piso inferior do ginásio de esportes (na última foto ao lado, uma vista de parte do prédio).

Os CAs serão vizinhos às novas instalações dos setores de Tecnologia da Informação e de Assessoria de Comunicação e Design da Faculdade, também instalados no piso inferior do ginásio de esportes.

Eventos marcam a volta às aulas

Três importantes eventos já estão agendados para esse início de semestre:

– No dia 19 de fevereiro (data ainda em confirmação), serão inauguradas as novas instalações do PAC e da UJVA, com a presença de autoridades do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina.

– No dia 29 de fevereiro, será montada uma grande estrutura para a Aula Magna Interdisciplinar do primeiro semestre de 2008 para os alunos dos cursos de graduação, sendo também aberta à comunidade. A Aula Magna será proferida pelo Senhor Paulo Vannuchi, Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (órgão da Presidência da República que trata da articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos humanos).

– No dia 5 de março, será realizada a III Feira de Empregos e Estágios do Núcleo de Assessoria a Carreiras e Estágios do Cesusc (NASCE), em que será possível conhecer oportunidades disponíveis no mercado para exercer na prática o que se aprende nos cursos de graduação.