Alunas de Psicologia apresentarão trabalhos no Encontro Nacional da ABRAPSO

  • Data de publicação
    26 de outubro de 2017
  • Discussão
    Nenhum comentário

Alunas do curso de Psicologia apresentarão trabalhos no Encontro Nacional da ABRAPSO

As acadêmicas do curso de Psicologia da Faculdade CESUSC Ana Carolina Maurício (6º período) e Letícia Branco (5º período) tiveram trabalhos selecionados para o XIX Encontro Nacional da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social), de 1 a 4 de novembro, em Uberlândia (MG).
As pesquisas que serão apresentadas no evento são resultados de trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Psicologia Social-Comunitária da Faculdade CESUSC, que conta com cerca de 20 alunos do curso de Psicologia.

Ana Carolina realizou o trabalho ao longo do primeiro semestre de 2017, na Escola Paulo Fontes, em Florianópolis. Ela e outros cinco colegas mediaram a criação de um grêmio estudantil pelos estudantes do Ensino Médio. O projeto virou a pesquisa intitulada “Psicologia Social Comunitária: a criação de um Grêmio Estudantil na construção de sentidos de pertencimento no contexto escolar”. Já Letícia Branco irá analisar os desafios e estratégias utilizados para a criação de um Grupo de Psicologia Social-Comunitária e a criação de redes na comunidade com o trabalho “O processo de constituição de um grupo de pesquisa e extensão em psicologia social-comunitária: teoria, consolidação de redes, desafios e estratégias de intervenção”.

Para o professor do curso de Psicologia e coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Psicologia Social-Comunitária, Gabriel Bueno, o tema dos dois trabalhos são muito relevantes para a consolidação do Curso de Psicologia na comunidade de Santo Antônio de Lisboa. “Ambos pretendem um diálogo e uma participação nas questões da comunidade. O trabalho da Ana já demonstra grande impacto positivo no envolvimento dos estudantes com a escola, colocando-os como protagonistas e participantes da comunidade escolar. O trabalho da Letícia mostra as diversas articulações que nosso grupo está realizando com os dispositivos comunitários, mediando a criação de redes e realizando intervenções pontuais”, explica.

Para Ana Carolina Maurício, participar do encontro da ABRASPO é uma grande oportunidade e é ainda mais significativa porque apresentará seu trabalho. “O evento é um grande intercâmbio de conhecimento com pesquisadores de todo o território nacional, além de proporcionar uma experiência muito rica na área científica. Os dois trabalhos serão apresentados em Grupos de Trabalhos (espaço de posicionamento crítico de produção de conhecimento e intervenção), onde irão ocorrer diferentes análises e discussões acerca das pesquisas e intervenções realizadas nas duas pesquisas, oportunizando a criação de novos olhares sobre o universo de experiências teóricas e práticas em torno da psicologia”, completa.