Alunos de Produção Multimídia utilizam metodologias ativas de aprendizagem

30 de outubro de 2017

Alunos de Produção Multimídia utilizam metodologias ativas de aprendizagem para criar projeto social

Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia da Faculdade CESUSC estão utilizando metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas de gestão de projetos para desenvolver o projeto social “Para Todos-Educação, Direito e Cidadania”. O objetivo é trabalhar os temas transversais exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) de forma dinâmica e criativa.

Por meio da disciplina de Projeto Multimídia Integrador I, os calouros estão aprendendo técnicas de gestão de projetos, como modelagem de projeto em Canvas, gestão de escopo e criação de Estrutura Analítica do Projeto. Segundo o professor Daniel Boppré, esses conhecimentos são muito importantes. “Dominar os processos de gestão de pessoas e processos é um ativo fundamental para qualquer profissional, seja ele de que área for. Saber trabalhar em equipe, resolver problemas e apontar soluções são competências cada vez mais desejáveis no mercado de trabalho”, explica.

No atual estágio do projeto, está sendo utilizada a PBL (Project Based Learning), ou Aprendizagem Baseada em Projetos. “O PBL coloca o aluno como um profissional em formação, no qual ele é o protagonista de seu aprendizado. Como professor, atuo como um consultor, avaliando o desempenho e as entregas. Nesse método, elegemos gerentes e secretários de equipes, visando estimular os processos de gestão de projetos, de liderança e de gestão de conflitos. Tudo isso aproxima os alunos da realidade do mundo do trabalho”, pontua o professor.

Para o aluno Jorge Gomes Neto, a experiência é muito válida. “Estamos aliando teoria e prática, fazendo uma aula diferente. O trabalho em equipe é muito legal porque as aulas se parecem mais com um ambiente de empresa do que com uma aula tradicional”, conta.

Segundo o coordenador do curso, Marco Chaga, o projeto representa uma superação do modelo tradicional de ensino. “De acordo com vários pesquisadores e autores que lidam com as metodologias ativas de aprendizagem, a junção dos elementos (metodologias ativas, gestão de projetos e ação social) potencializa o aprendizado. inserindo habilidades, competências e reflexões que as avaliações tradicionais não conseguem atingir. O aluno deixa de ser ‘uma folha em branco’, e passa a ser considerado um ‘profissional em formação’. Essa mudança de paradigma é essencial para o protagonismo do aluno”, comemora.
O coordenador destaca ainda que o projeto irá trazer benefícios para a sociedade. “Deixamos a lógica de avaliação por nota para o conceito de ‘portfólio’. Assim, ao final do curso o aluno terá um currículo de realizações e de experiências profissionais, muito mais relevante para sua empregabilidade ou para seu empreendedorismo do que o conteudismo clássico. Um projeto social reúne os requisitos para a aplicação das teorias e práticas aprendidas em sala de aula. Além disso, os resultados de um projeto social muitas vezes trazem uma carga de significado tão grande para o aluno, que se vê capaz de realizar e ajudar pessoas com o seu saber, que presenciamos uma verdadeira transformação pessoal”, completa.

O Projeto Social vai até o final do primeiro semestre de 2018, sendo que em 2017 será realizado todo planejamento e início de sua comunicação. No próximo ano, os produtos multimídia serão executados e o projeto será implementado.