Professor do Cesusc conclui pós-doutorado em Harvard

11 de fevereiro de 2008

O professor do curso de Direito do Cesusc, Osvaldo Agripino, acaba de retornar ao Brasil depois de apresentar sua pesquisa do pós-doutorado “Inovação e Regulação de Transportes nos Estados Unidos e Brasil”, no Center for Business and Government, da Universidade de Harvard, na cidade americana de Boston. A apresentação foi realizada no dia 9 de janeiro, com debate para a comunidade de Senior Fellows do Center for Business and Government, e a pesquisa será publicada em livro até o final do ano. “A pesquisa feita, bem como contatos e eventos realizados, serão muito úteis ao desenvolvimento da infra-estrutura brasileira e latino-americana e poderá servir de fonte de referência para alunos de graduação e pós-graduação no Brasil, investidores, empresas e agências reguladoras”, conta o professor.

Além de preparar seu trabalho de pós-doutorado, o professor Agripino criou, ao lado de dois outros pesquisadores de Harvard, um grupo de estudos sobre Regulação, Transportes e Parcerias Público-Privadas, que envolveu palestras e reuniões de estudos com mestrandos diversos países. O curso de pós-doutorado foi realizado com auxílio de bolsa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação).

Segundo o professor Agripino, o aprendizado obtido com a pesquisa de pós-doutorado agregará conteúdo às suas aulas no Cesusc. “As pesquisas são úteis, especialmente para os alunos de graduação saberem que há um novo campo de trabalho, que é o do desenvolvimento de infra-estrutura necessária para criar energia e logística para o Brasil se desenvolver”.

No dia 16 de fevereiro, o professor Agripino debaterá sua pesquisa em painel com o Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Fernando Antônio Brito Fialho, durante o Congresso Internacional de Direito Marítimo, que será realizado a bordo de um navio na rota entre Santos e Búzios.