Professor do Cesusc ministra curso de Antropologia Jurídica no Maranhão

  • Data de publicação
    12 de fevereiro de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

*Com informações de texto de autoria do professor Marcus Fabiano Gonçalves

 

 

O professor Dr. Marcus Fabiano Gonçalves, Coordenador do curso de Direito do Cesusc de São José, ministrou no final de janeiro um curso de Antropologia Jurídica inédito no Brasil, na Academia de Polícia Civil do Estado do Maranhão. A iniciativa voltada a profissionais da área da Segurança Pública foi promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Cidadã do Maranhão e encerrou-se com uma conferência na  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Maranhão. Compareceram autoridades da Segurança Pública, cientistas sociais, membros do Ministério Público, delegados, policiais civis e militares, bem como estudantes de Direito e de Ciências Sociais.

 

O professor Marcus Fabiano (nas fotos ao lado, em palestra realizada no Cesusc em novembro de 2007) referiu-se à crise da Segurança Pública no país e à instrumentalização das polícias pelo sensacionalismo praticado por alguns veículos de imprensa. Acusou também a manipulação do pânico da periculosidade e da falta de perseguição aos crimes de maior lesividade social, como os crimes no sistema financeiro e aqueles cometidos contra a coisa pública. Abordando a necessidade de investimentos, por parte das polícias, nas áreas de inteligência e de investigação, comentou sobre a criminalidade eletrônica e as tendências criminológicas do Direito Penal contemporâneo, dando especial ênfase à análise da política da tolerância zero adotada pela polícia de Nova York.

 

A palestra, com entrada franca, teve ampla cobertura dos jornais maranhenses (para ver as notícias divulgadas, acesse os links abaixo). Além de policiais e membros do Conselho Superior de Segurança Pública, assistiram à palestra do professor do Cesusc estudantes, professores, membros do Ministério Público, juristas e representantes da comunidade.

 

Formado em Direito pela UFRGS, Mestre e Doutor em Teoria e Filosofia do Direito, Marcus Fabiano prepara atualmente seu doutorado em Antropologia na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.

 

Leia na íntegra as reportagens divulgadas sobre a palestra.

 

http://www.ma.gov.br/2008/1/24/Pagina3902.htm

http://www.jornalpequeno.com.br/2008/1/25/Pagina72020.htm

http://www.zill.com.br/home/materia.asp?id=78142

http://www.zill.com.br/home/materia.asp?id=78093