Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos realiza Aula Magna no Cesusc

  • Data de publicação
    15 de fevereiro de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

O semestre inicia com a presença de um convidado ilustre no campus do Cesusc. O ministro Paulo de Tarso Vannuchi (fotos ao lado), da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), virá a Florianópolis para ministrar a Aula Magna Interdisciplinar dos cursos de Direito, Administração, Psicologia e Design de Interiores, em 07 de março, às 10 horas. Outras autoridades foram convidadas, a Imprensa e demais membros da comunidade. A Aula Magna versará sobre “60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e atualização do Projeto Nacional de Direitos Humanos”.

 

A SEDH cuida, entre outras, de questões relacionadas à proteção de crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas ameaçadas, idosos e minorias, além de trabalhar na busca de informações sobre mortos e desaparecidos políticos, bem como no combate a violações e ao trabalho escravo. A vinda do ministro ao Cesusc foi articulada pelo mantenedor, professor da Faculdade e advogado trabalhista Prudente José Silveira Mello, que é membro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Sobre o Ministro Paulo Vannuchi

O ministro Paulo Vannuchi é cientista político, jornalista, assessor e consultor político e sindical; durante a ditadura militar, fez militância de oposição ao regime e foi preso político.
Lecionou em diversos cursos e proferiu palestras de formação e assessoria política em muitas comunidades de bairros pobres da periferia de São Paulo, Comissão Pastoral da Terra, Pastoral Operária, Comunidades Eclesiais de Base, lideranças sociais, religiosos e bispos em vários estados.

Participou da equipe que realizou, sob sigilo, o projeto de pesquisa “Brasil Nunca Mais”, levantamento das torturas e dos assassinatos praticados pelos organismos de repressão política durante o regime militar. Por vinte anos (até 2003), foi assessor político na Câmara Municipal de São Paulo. Por 24 anos (até 2005), prestou assessoria política à Direção Nacional do PT. Membro da coordenação da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva de 1986 (a deputado constituinte) e de 1989, 1994 e 2002 (a presidente).

Ocupou diferentes cargos no Instituto Cidadania, coordenado na época por Luiz Inácio Lula da Silva. Até 2005, atuou como coordenador de formação, assessor político e consultor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (ex-Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema).

Sobre a Secretaria

A SEDH, criada em 2003, a partir da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, é o órgão da Presidência da República que trata da articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos Direitos Humanos.