5 perguntas para Milton Guapo

  • Data de publicação
    4 de janeiro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

Em dezembro realizamos uma live com o escritor mato-grossense no perfil do Instagram da Faculdade Cesusc, para lançar sua última obra: a ficção No Limiar. A novela futurista mistura temas como demarcação de terras indígenas, extraterrestres e drones tripulados.

Recentemente conversamos com o autor sobre sua carreira e suas obras. Confira como foi!

Cesusc – O que veio primeiro, a música ou a literatura?

Milton – Aprendi a tocar violão aos 18 anos, mas antes disso já cantava e escrevia poesias para os jornais de Cáceres, minha cidade natal. Comecei com serenatas, mas também já fazia textos e críticas. 

Cesusc – E hoje o que você se considera, um músico que escreve ou um escritor que toca?

Milton – Hoje por conta da pandemia, me dedico mais à literatura. Sem plateia não posso tocar, e isso fez com que eu diminuísse as composições.

Cesusc – Nos conte mais sobre suas obras anteriores a No Limiar.

Milton – O primeiro livro foi sobre a música típica mato-grossense, uma obra tão didática que chegou a ser utilizada em projetos de educação musical. A segunda foi sobre contos e ditos populares pantaneiros.

Cesusc – Quais suas referências e inspirações para escrever No Limiar?
Milton – Depois de escrever os contos do segundo livro, me inspirei a criar ficção. A obra tem inúmeras influências, mas as maiores vem de Júlio Verne e Milan Kundera, que me inspiraram com as características futuristas.  

Cesusc – E o que vem por aí depois de seu último lançamento?

Milton – Muita coisa. Estou traduzindo No Limiar para o inglês para poder disponibilizá-lo no Kindle. Depois vem a continuação dele, que começa em 2033, com as transformações causadas pela pandemia. Mas antes disso, agora em maio próximo, lanço minha autobiografia, chamada Fragmentos no Remanso. Aguardem!

Ficou curioso sobre a obra No Limiar? Veja o que o autor tem a dizer sobre ela: “É uma história que tira qualquer pessoa da zona de conforto. Quem gosta de auto-ajuda tem que passar longe (rindo)”.

Quem quiser adquirir um exemplar, pode entrar em contato com Guapo através do (65) 99963-5869. Temos duas unidades doadas por ele em nossa biblioteca também, disponíveis para empréstimo a partir da reabertura no dia 24/01.