Cesusc disponibiliza livros para a comunidade no Terminal de Ônibus

  • Data de publicação
    24 de janeiro de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

O vai-e-vem de gente e ônibus é constante em qualquer um dos terminais integrados de transporte urbano da Grande Florianópolis. No de Santo Antônio de Lisboa (TISAN), no entanto, o vai-e-vem de livros também é freqüente. Podem parecer elementos que não combinam, mas essa mistura é fruto do projeto Epopéia Literária mantido pela Biblioteca do Cesusc desde novembro de 2007.

O quiosque instalado na entrada do TISAN funciona em um sistema de auto-atendimento: qualquer pessoa pode entrar ali, escolher um livro, registrar o empréstimo e sair lendo. A devolução não tem prazo pré-determinado, mas recomenda-se o empréstimo de uma obra por vez e a devolução dos livros que não estão mais sendo lidos para garantir o acesso a outras pessoas.

 

A fiscal do TISAN, Rosângela Maria Ribeiro (na segunda foto de cima para baixo), conta que os empréstimos que fez ainda não têm data de devolução prevista. Ela tomou emprestada do quiosque a Constituição Federal e um livro sobre alcoolismo. “Peguei a Constituição, porque acho importante entender melhor como as coisas funcionam lá em cima, no governo”, explica.

Enquanto verifica e anota em uma prancheta a entrada e saída dos ônibus da plataforma, Rosângela conta que retirou o livro sobre alcoolismo para entender melhor o problema, que acomete alguns de seus familiares, principalmente, seu marido. “Depois que comecei a leitura, deixei o livro na minha mesa de cabeceira. Um dia, quando cheguei em casa, meu marido tinha pego para ler. Ele, que não tem hábito de leitura, me perguntou porque tinha aquele livro ali. Eu disse que queria entender mais sobre o assunto. Acho que alguma coisa que ele leu funcionou, ou ele ficou tocado por ver que eu me importava, porque um tempo depois me pediu que marcasse um médico para ajudá-lo a se curar do alcoolismo (coisa que nunca tinha feito antes). Agora, ele está levando a sério o tratamento”.

 

O objetivo do Epopéia Literária, segundo a bibliotecária Ana Cláudia de Oliveira, não é necessariamente a devolução das obras, mas sim a ampliação de sua circulação. “Eram livros guardados e parados em caixas que foram doados ao Programa Penas Alternativas, mas não tinham sido aproveitados”, conta.

O Programa Penas Alternativas da Biblioteca do Cesusc – a faculdade está localizada ao lado do TISAN – permite que usuários com pontos acumulados por atrasos nos empréstimos façam a compensação desse atraso com a doação de obras novas ou usadas. Algumas delas são aproveitadas no acervo da Instituição, enquanto as que não se encaixam no perfil necessário são destinadas ao quiosque.

 

Número de obras circulando registrou rápido crescimento

O Epopéia Literária iniciou com duzentas obras oferecidas ao público. Hoje, já são mais de novecentas em circulação e a reposição por parte da Biblioteca do Cesusc é contínua. Uma parte das reposições, segundo a bibliotecária Ana Cláudia, é advinda de doações realizadas por pessoas da comunidade especificamente para o projeto e não mais para o Programa Penas Alternativas. “Temos sido procurados por pessoas que conhecem o Epopéia e querem participar. Também mantemos uma caixa para arrecadação de doações no próprio quiosque do Terminal”.

 

Para incentivar o funcionamento do quiosque, o vigilante do TISAN, Oscar dos Santos Filho (na quarta foto de cima para baixo), procura esclarecer os usuários sobre a possibilidade de doarem livros por meio da caixa de doações. “O pessoal procura muito o quiosque e às vezes eu vou ali e organizo para não ficar bagunçado. Ler um livro é uma coisa boa. No meu dia de trabalho nesse terminal dou muita atenção ao quiosque”.

O objetivo da Biblioteca do Cesusc é tornar o projeto auto-sustentável, reunindo cada vez mais doadores. O tipo de livro não é tão importante. Já circularam pelo quiosque desde clássicos a obras técnicas e tudo tem sido emprestado. O próprio “seu” Oscar conta que não tinha o hábito da leitura, mas já parou para ler duas obras. “Retirei dois livros, mais finos, e li aqui mesmo”, diz, observando a circulação de pessoas pela plataforma. “Enquanto estou lendo, guardo no meu armário do Terminal e depois devolvo. Acho que essa é a fase da minha vida em que mais parei para ler”.

 

A meta da Biblioteca é a de chegar a cinco mil livros em circulação por meio do Epopéia Literária, que é apoiado também pela Prefeitura de Florianópolis. Quanto à perspectiva de se ampliar a idéia para outros terminais da cidade, a organização do projeto ainda não vê viabilidade, pois seria necessário um número muito maior de obras para manter outro quiosque funcionando, já que a  maioria dos terminais da cidade apresenta movimento bem maior.

 

Alguns depoimentos enviados por e-mail

“Gostaria de parabenizar essa instituição de ensino pelo projeto Epopéia Literária no TISAN. É muito bom saber que existem instituições privadas que se preocupam com projetos sociais como o incentivo à leitura. Ofereço a vocês meus parabéns e minha sincera admiração”.
Lilian Normélia Medeiros

 

“Gostei do guichê. Vamos aguardar a reação das pessoas sobre este ineditismo cultural”.
Rudney Otto Pfützenreuter

 

“Olá
Li no Diário Catarinense a respeito da biblioteca no Terminal de Santo Antônio de Lisboa e achei a idéia sensacional. Parabéns”.
Lúcia Benevides

 

“Sou acadêmica da 8ª fase do curso de Biblioteconomia – Gestão da Informação da UDESC/SC- e quero parabenizá-los pela iniciativa e realização. Nossa cidade precisa muito de projetos como esse e sempre tem que haver alguém para dar o primeiro passo”.
Deise Oliveira de Almeida

 

Contato para doações
Biblioteca do Cesusc – Rodovia SC 401, km 10, trevo de Santo Antônio de Lisboa. Telefone: (48) 3235-2600, ramal 243 (com Ana).