Faculdade Cesusc sedia 3º Congresso Nacional de Direitos Humanos e Garantias Fundamentais

  • Data de publicação
    30 de outubro de 2018
  • Discussão
    Nenhum comentário

Faculdade Cesusc sedia 3º Congresso Nacional de Direitos Humanos e Garantias Fundamentais

Entre os dias 7 e 9 de novembro de 2018, a Faculdade Cesusc sediará o 3º Congresso Nacional de Direitos Humanos e Garantias Fundamentais. Durante os três dias, o evento contará com a conferência de abertura e seis mesas-redondas que abordarão temas diversos, relacionados aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – como o acesso a bens materiais e imateriais para um mundo mais justo, solidário, igualitário e que defenda a dignidade humana.

De acordo com Prudente José Silveira Mello, advogado, professor de Direito e um dos organizadores do evento, este ano o Congresso tem um significado especial, já que dia 10 de dezembro completarão 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “A Declaração tem por finalidade contribuir para uma vida digna, para paz e a justiça social”.

É mais que necessário refletir sobre o assunto, sobretudo, neste atual contexto de intolerância. “Não podemos aceitar discursos que defendam a tortura, a misoginia, que discriminem pessoas pela cor de pele ou origem étnica. Os Direitos Humanos e seus princípios nunca se fizeram tão importantes”, finaliza.

As mesas-redondas não têm assuntos pré-determinados, os profissionais terão liberdade para abordar qualquer artigo da Declaração. Segundo o professor, isso garante aos expositores que coloquem suas ideias e possam expressar determinados princípios e artigos construindo uma perspectiva para os participantes do evento.

O Congresso reunirá quase vinte profissionais entre doutores da área de Direito, juízes, desembargadores, professores, antropólogos, além de alunos, advogados, pesquisadores e o público interessado no assunto.

O evento é aberto ao público. Custa R$ 60 para participantes externos e é gratuito para estudantes da Faculdade. Para se inscrever, basta acessar o link: cesu.sc/InscricaoDireitosHumanos

Confira a programação completa

7 de novembro

19h – Abertura com Paulo Marcondes Brincas, Presidente da OAB/SC e Cezar Britto, ex-presidente da OAB

20h – Aula magna com Cezar Britto e José Carlos Moreira Filho, Doutor em Direito pela PUC-RS

21h30 – Homenagem a Joaquín Herrera Flores (In Memoriam)

8 de novembro

9h – Mesa-redonda com Prudente José Silveira Mello, Doutor em Direito pela UPO; Charlotth Back, Doutoranda em Direito e Alarissa Liz Odreski Ramina, Doutora em Direito pela UFSC.

19h30 – Mesa-redonda com Ana Cristina Borbas Alves, Mestre em Direito; Tatyana Scheila Friedrich, Doutora em Direito pela UFPR e Rossano Lopes Bastos, Doutor em Arquelogia pela USP.

21h – Mesa-redonda com Luiz Fernando Ozawa, Doutor em Direito; Kenarik Boujikian, desembargadora do TJSP e José Sérgio da Silva Cristóvam, Doutor em Direito pela UFSC.

9 de novembro

9h – Mesa-redonda com George Marmelstein, Juiz e Doutor em Direito; Elmir Duclerc Ramalho Junior, Doutor em Direito e Ruben Rochembach Manente, Doutor em Direito.

19h30 – Mesa-redonda com Marcelo Semer, Juiz e Doutorando em Direito; Letícia Lanz, Mestre e psicóloga e Gisele Ricobom, Doutora em Direito.

21h – Mesa-redonda com Edmundo de Lima Arruda Junior, Pós-Doutor em Direito pela UFSC; João Marcos Buch, Juiz e Doutor em Direito e Paulo Roberto Iotti Vecchiatti, Doutor em Direito.

22h30 – Confraternização com os participantes (por adesão)