Acadêmicos do Cesusc participam de Congresso da União Catarinense de Estudantes

1 de julho de 2006

O Congresso da União Catarinense dos Estudantes (CONUCE) foi realizado, nos dias 13 e 14 de junho, em Joaçaba, e reuniu delegados de diferentes instituições de ensino que viajaram até ali para discutir o ensino superior público e privado ofertado em Santa Catarina. Representando o Cesusc, Alexandre Martins, do curso de Psicologia, e Claudio Souza, do curso de Direito, estiveram presentes. Cláudio compareceu a todos os debates realizados e Alexandre coordenou o grupo de trabalho que discutiu questões de Gênero.

Para ambos, entre os assuntos mais importantes em pauta no Congresso estiveram: a expansão da qualidade de ensino, luta pela defensoria pública em SC, questões em torno da Bolsa de Estudos do Artigo 170 e do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Além disso, os acadêmicos do Cesusc puderam participar das articulações para a formação de um movimento estudantil que reúna estudantes das faculdades participantes da Ampesc (Associação de Mantenedores Particulares do Ensino Superior em Santa Catarina).

"Dessa articulação surgiu a idéia que se inicie um movimento referente à Ampesc", explica Claudio. "Construiremos um blog e um site para serem espaços de debate entre nós".

Alexandre conta que também participou dos debates em torno do Programa Universidade Para Todos. "Propomos que os alunos do ProUni tenham suas bolsas revalidadas anualmente. Isso para que pessoas que tem uma melhor na condição financeira possam ceder a vez para outros que precisam mais daquelas bolsas", explica.

Após a realização dos encontros estaduais, os alunos de graduação de todo o país deverão se reunir no Congresso da União Nacional dos Estudantes, que será realizado em Brasília, entre os dias 15 e 19 de julho.

Em agosto, acadêmicos do Cesusc poderão eleger chapas para o Diretório Central dos Estudantes, Centro Acadêmico de Direito e Centro Acadêmico de Psicologia. Saiba mais.