Curso do Cesusc visa à inclusão digital dos seus colaboradores

30 de janeiro de 2008

O Cesusc aproveitou as férias acadêmicas para oferecer uma nova opção de capacitação a alguns de seus colaboradores. Trata-se de um curso de Informática que abrange conceitos básicos como o equipamento, principais ferramentas do Windows, Internet e e-mail. Entre os dias 28 de janeiro e 15 de fevereiro, o curso estará sendo ministrado à primeira turma, formada pelas colaboradoras do Setor de Limpeza. A perspectiva é de, nos próximos meses, oferecê-lo a outros colaboradores.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação do Cesusc, Flávio Balbinot, o curso objetiva a inclusão social dos colaboradores que ainda não tinham habilidades em Informática. “Os alunos estarão aptos, por exemplo, a buscar informações pela rede e assim conseguirão entender melhor o mundo em que vivem”. Terminado o curso, todos os participantes poderão contar com uma conta de e-mail própria no Servidor do Cesusc, acesso aos laboratórios e, sempre que necessário, o apoio dos monitores.

As aulas são ministradas pela monitora do Laboratório de Informática, Elaine Marlene Garcia, que é também estudante de Pedagogia. Para ela, o aprendizado de ministrar o curso começou antes mesmo do início das aulas. “Redigi toda a apostila que está sendo usada. A aula em si é uma experiência muito gratificante, porque já posso ir me acostumando com a prática de ensinar”, declara.

A colaboradora do Setor de Limpeza, Gleicemar Cícero Pereira, de 18 anos, conta que já sabia um pouco sobre o uso da Internet, mas acredita que tem bastante a aprender no curso. “Vai me ajudar bastante, principalmente agora que vou voltar aos estudos para concluir o ensino médio. Depois ainda quero fazer um curso pré-vestibular e saber usar bem o computador vai ser importante”. Gleicemar disse que já aproveitava seu horário de almoço para utilizar o Laboratório de Informática do Cesusc. “Agora vou poder fazer mais do que só o básico que era acessar o meu e-mail”.

O aprendizado sobre a Internet é o principal atrativo do curso na opinião da colaboradora do Setor de Limpeza, Idézia Azevedo dos Santos. Ela conta que tem pressa em ver o que está por vir nas próximas aulas. “Acho que é uma oportunidade muito boa de acabar com a idéia de que não gosto de computador, quando a verdade é que não sei mexer nele. Espero depois também poder ensinar a meu marido, que tem curiosidade em pesquisar sobre vários assuntos na rede”.

Segundo Idézia, assim que aprender a usar bem a Internet, ela já sabe o que irá pesquisar: conteúdos sobre reflorestamento e cultivo de viveiros de espécies nativas. “Eu trabalhei muito em projetos de reflorestamento aqui na Ilha, em trabalhos da Universidade Federal, e já atuei também em um viveiro. Gostaria de, mesmo trabalhando aqui, poder manter contato com as pessoas que fazem esses projetos e colaborar. O melhor jeito de fazer isso é tendo acesso à rede”. Idézia sonha ainda em poder ter um viveiro próprio. “Eu estudei por algum tempo em um curso de educação ambiental, mas uma das coisas que me atrapalhava era que sempre que o professor pedia trabalhos, tinham que ser digitados e eu não sabia nem usar o computador. Agora posso aprender com mais facilidade e juntar informações para, quem sabe um dia, também ter um viveiro meu”.

O gerente de Tecnologia da Informação, Flavio Balbinot, conta que a perspectiva é de que esse não seja o único curso de capacitação em Informática oferecido no Cesusc. “Temos o projeto de criar uma equipe em nosso setor para poder oferecer periodicamente aos colaboradores cursos de capacitação nessa área”.