Mestre DeRose será homenageado com o título Professor Doutor Honoris Causa, nest

9 de setembro de 2010

O Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) concederá o título Professor Doutor Honoris Causa ao Mestre DeRose, nesta sexta-feira, dia 10 de setembro, às 19 horas, no Auditório do Cesusc.

O título será entregue em reconhecimento à sua eminente trajetória acadêmica e serviços prestados à sociedade. A solenidade será aberta ao público. Na mesma ocasião ocorrerá a formatura da turma de Yôga.

Sobre Mestre DeRose
L.S.A. DeRose, nascido em 1944, teve sua formação de Yôga no Brasil e na Índia, para onde viajou durante 24 anos. Recebeu o título de Mestre em Yôga e Notório Saber em Yôga, conferidos pela Universidade do Porto (Portugal), pela Universidade de Cruz Alta (Brasil) e pelas Federações de Yôga dos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pará, títulos esses confirmados pela Câmara Municipal de Curitiba. Seu nome consta no International Book of Honor, publicado pela American Biographical Institute, second world edition.

Começou a lecionar em 1960; inaugurou sua primeira entidade de Yôga em 1964; publicou o primeiro livro em 1969 aos 25 anos de idade. Fundou a União Nacional de Yôga em 1975; promoveu o primeiro projeto de lei pela regulamentação profissional em 1978; organizou o primeiro Congresso Brasileiro de Yôga em 1981; criou a Confederação Nacional de Yôga em 1988; fundou a Primeira Universidade de Yôga do Brasil em 1994. Em 1997 lançou os alicerces do Conselho Federal de Yôga e do Sindicato Nacional dos Profissionais de Yôga. Em 2001 recebeu da Sociedade Brasileira de Educação e Integração a Comenda da Ordem do Mérito de Educação e Integração e, mais uma vez, o título de Mestre em Yôga. Em 2002 foi reconhecido como o principal articulador da regulamentação dos profissionais de Yôga e, por isso, considerado o pai da regulamentação. “Pela minha idade, eu deveria ser o avô…”, costuma gracejar.

Foi o Mestre DeRose quem introduziu o Yôga nas Universidades Federais, Estaduais e Católicas de praticamente todo o país a partir da década de 70, e em Universidades da Europa a partir da década de 90, nas quais continua até hoje ministrando o Curso de Extensão Universitária para Formação de Instrutores de Yôga. Nestes últimos 40 anos de magistério formou mais de 5.000 bons instrutores.