Comunicado à Comunidade Acadêmica

  • Data de publicação
    24 de julho de 2020
  • Discussão
    Nenhum comentário

Comunicado à Comunidade Acadêmica

Nesse momento ímpar e de ressignificação que estamos vivendo, a Faculdade CESUSC sabe a importância de manter-se comprometida com o ensino, com os alunos, professores e colaboradores para continuar merecendo a confiança e o empenho de todos. Por isso este comunicado, com alguns direcionamentos que envolvem os setores Financeiro e Acadêmico.

Ações financeiras  – Medidas de apoio aos estudantes

Para garantir a continuidade do próximo semestre e com o intuito de minimizar ao máximo as dificuldades financeiras pelas quais passam nossos alunos, bem como equalizar as necessidades da Instituição, algumas medidas foram adotadas e ajustes foram feitos. 

Temos consciência que é um momento difícil e atípico para os nossos alunos e suas famílias, também é para a Faculdade, pois além das dificuldades advindas com a pandemia, nossa estrutura foi seriamente atingida pelo fenômeno “Ciclone Bomba”, imprevisto para o qual ninguém estava preparado, obviamente.  Dessa forma, compreendemos o momento que se apresenta para todos e, motivados pelos diálogos estabelecidos com os estudantes a Direção da Faculdade Cesusc apresenta um plano de apoio que viabilize aos nossos alunos a continuidade dos estudos, com as seguintes medidas:

  • Concessão de um incentivo equivalente ao valor resultante da aplicação do percentual de 20% (vinte por cento) sobre 1/6 da semestralidade contratada*. Atendendo à necessidade de ajustes operacionais, o valor será deduzido em duas parcelas iguais, sendo que a primeira por ocasião do pagamento da segunda mensalidade e a segunda no pagamento da terceira mensalidade, de acordo com o plano definido por cada aluno**; 

*  Com a desconsideração de outros eventuais descontos assegurados.

** Este incentivo não contempla os integrantes dos Corpos Docente e Técnico-Administrativo que, dada a sua condição, já possuem desconto para si e/ou seus dependentes.

  • Lançamento do “Programa Amigo Indica 20 anos” que beneficia a indicação de amigos (regulamento disponível no site). Este plano de descontos e premiações é direcionado aos acadêmicos dos Cursos de Graduação e Pós-graduação, aos Docentes e Técnicos-Administrativos da Faculdade Cesusc, pela indicação de alunos novos que venham a efetivar a matrícula;
  • Flexibilização do pagamento para aqueles em situação de vulnerabilidade social, e que tiveram redução de renda familiar comprovada para até 3,5 (três e meio) salários mínimos. Se você é aluno, e encontra-se nesta situação entre em contato pelos canais  (Financeiro – 98465-6171 ou 99162-1645 ou [email protected] )

Ações Acadêmicas –   Volta às aulas

O primeiro semestre letivo de 2020 chegou ao fim, com o esforço de nossos professores, com a dedicação e compreensão de nossos alunos e o suporte dos nossos colaboradores. Foi um período desafiador, entretanto de muitos aprendizados.  

Em razão da pandemia e das medidas vigentes de distanciamento social, as aulas do segundo semestre começam no dia 10 de agosto, de forma remota. E, no momento da liberação das atividades presenciais, os alunos poderão optar se continuam de forma totalmente remota ou semi-presencial. 

Naturalmente, os aprendizados do primeiro semestre de 2020 permitiram uma melhor preparação e organização para começar este segundo semestre de aulas, que esperamos, seja mais tranquilo, visto que muitas falhas foram corrigidas e ajustes foram feitos ao longo de 2020-1. Portanto, em 2020-2:

  • O Unimestre é o sistema acadêmico da Faculdade e o principal meio de comunicação, onde ocorrem a inserção de notas, frequências, planos de ensino, recados, material de apoio, conteúdo das aulas, entre outros.
  • O Google Classroom é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), adotado pela Faculdade para a realização das atividades remotas no semestre 2020.2.
  • O Google Meet é o único aplicativo permitido para a realização e gravação das aulas on-line-síncronas.
  • As aulas e atividades remotas devem considerar a carga horária semanal da disciplina e ocorrer no dia e horário programados (conforme sistema acadêmico), podendo ocorrer integralmente no formato on-line-síncrono ou uma mescla de vídeos gravados (disponíveis no Google Classroom) e aulas on-line-síncronas para ministrar conteúdos e tirar dúvidas e/ou orientações. Todas as aulas serão  gravadas e disponibilizadas aos alunos. 

É importante esclarecer que os Projetos Pedagógicos de nossos cursos presenciais passaram a adotar o uso de ferramentas tecnológicas (TICs) como auxílio para o ensino remoto,  o que não se confunde com a adoção da  modalidade de Educação a Distância (EaD). Nossos cursos presenciais têm mantido sua diversidade metodológica e didática, assegurando os limites da autonomia docente para a condução de cada disciplina.

Em relação às atividades técnico-administrativas no campus, será mantido o cronograma de retorno lento e gradual que teve início em junho, com previsão de que a totalidade das atividades presenciais ocorra até setembro, se permitido, e caso as condições de segurança e garantia da saúde sejam atendidas.

O atendimento presencial acontece mediante agendamento prévio, que deve ser realizado pelo e-mail [email protected]  ou pelo WhatsApp (48) 99191 3063, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h30.

Por fim, enfatizamos que a Faculdade tem orgulho de sua trajetória até agora e do que construímos durante 20 anos. E temos muito apreço por todos os que fazem parte desta história, que constroem o que é, de fato, uma Faculdade que entrega muito mais que o diploma. 

Agora, é momento de pensarmos no futuro e ter esperança de que dias melhores virão. Agradecemos a compreensão de todos, somos solidários com cada um e estamos abertos ao necessário diálogo.

Afinal, juntos somos mais fortes! Contem conosco

Abraços (virtuais) para todos!